Tenho 59 anos. Após quadro de dor aguda do ombro fiz uma ressonância e o resultado foi rompimento pa

4 respostas
Tenho 59 anos. Após quadro de dor aguda do ombro fiz uma ressonância e o resultado foi rompimento parcial 60% do tendão supra espinhal. Será cirúrgico ou não o meu caso?
Avaliando apenas a lesão, tem indicação cirúrgica os casos com ruptura do manguito a partir de lesão parcial > 50%, porém deve ser discutido o caso com especialista em ombro para definir conduta.

Existem inúmeras variáveis. As principais são seu estilo de vida, membro dominante e suas expectativas. Em até 70 % dos casos, o tratamento não operatório pode melhorar seus sintomas.
Olá, nos casos com lesão parcial de mais de 50% de espessura do tendão, que são chamadas de “alto grau”, há uma maior chance do caso evoluir para tratamento cirúrgico, principalmente levando em consideração sua demanda (59 anos).

No entanto, o tratamento se inicia, sempre, com medicações e fisioterapia, assim como infiltrações de corticoide no ombro, na tentativa de melhora dos sintomas. Caso essas alternativas não funcionem, se indica cirurgia.

Atenciosamente,
Diego Leal

Recife/PE
Olá,
As lesões do manguito rotador podem ter diversos perfis (tamanho, posição e tempo). Devemos avaliar o tipo de lesão e o perfil do paciente (idade, demanda e expectativa) para poder orientar corretamente o tratamento.
Algumas lesões, mesmo que com indicação de tratamento cirúrgico, podem ser tratadas com fisioterapia e seguimento anual em certos pacientes, desde que os riscos e benefícios sejam bem orientados e compreendidos, enquanto pequenas lesões, sem indicação cirúrgica típica, podem acabar necessitando de cirurgia em pacientes mais ativos e com maior demanda.
Quanto a progressão da lesão, todos os fatores acima influenciam, podendo ser uma lesão estável (que não irá progredir) ou uma lesão de progressão continua, evoluindo para importante limitação funcional.