Tenho 59 anos. Após quadro de dor aguda do ombro fiz uma ressonância e o resultado foi rompimento pa

4 respostas
Tenho 59 anos. Após quadro de dor aguda do ombro fiz uma ressonância e o resultado foi rompimento parcial 60% do tendão supra espinhal. Será cirúrgico ou não o meu caso?
Avaliando apenas a lesão, tem indicação cirúrgica os casos com ruptura do manguito a partir de lesão parcial > 50%, porém deve ser discutido o caso com especialista em ombro para definir conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem inúmeras variáveis. As principais são seu estilo de vida, membro dominante e suas expectativas. Em até 70 % dos casos, o tratamento não operatório pode melhorar seus sintomas.
Olá, nos casos com lesão parcial de mais de 50% de espessura do tendão, que são chamadas de “alto grau”, há uma maior chance do caso evoluir para tratamento cirúrgico, principalmente levando em consideração sua demanda (59 anos).

No entanto, o tratamento se inicia, sempre, com medicações e fisioterapia, assim como infiltrações de corticoide no ombro, na tentativa de melhora dos sintomas. Caso essas alternativas não funcionem, se indica cirurgia.

Atenciosamente,
Diego Leal

Recife/PE
Olá,
As lesões do manguito rotador podem ter diversos perfis (tamanho, posição e tempo). Devemos avaliar o tipo de lesão e o perfil do paciente (idade, demanda e expectativa) para poder orientar corretamente o tratamento.
Algumas lesões, mesmo que com indicação de tratamento cirúrgico, podem ser tratadas com fisioterapia e seguimento anual em certos pacientes, desde que os riscos e benefícios sejam bem orientados e compreendidos, enquanto pequenas lesões, sem indicação cirúrgica típica, podem acabar necessitando de cirurgia em pacientes mais ativos e com maior demanda.
Quanto a progressão da lesão, todos os fatores acima influenciam, podendo ser uma lesão estável (que não irá progredir) ou uma lesão de progressão continua, evoluindo para importante limitação funcional.

Especialistas

Daniel Gonçalves Lopes

Daniel Gonçalves Lopes

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Marcus Paulo Marques Barbosa

Marcus Paulo Marques Barbosa

Ortopedista - traumatologista

Gramado

Mateus Mantovani

Mateus Mantovani

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Mauricio Camargo Milani

Mauricio Camargo Milani

Ortopedista - traumatologista

São Caetano do Sul

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 360 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.