Tenho a mutação MTHFR heterozigota. Segundo o que li, não se trata de trombofilia. Há um problema pa

4 respostas
Tenho a mutação MTHFR heterozigota. Segundo o que li, não se trata de trombofilia. Há um problema para converter o ácido fólico. Estou tomando gravipur há meses, que é a forma já ativa do ácido fólico. A minha dúvida é se posso adicionar agora na gravidez um polivitamínico como o materna, que contém ácido fólico não na forma ativa. Este ácido fólico não convertido, somado ao da alimentação, pode aumentar o risco de autismo? A dosagem do gravipur somada ao do materna pode levar a algum risco de superdosagem?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
O ácido fólico em doses insuficientes está associado a defeitos de formação do tubo neural, com anencefalia, encefalocele e meningomielocele.
Doses altas do ácido fólico estão associadas com autismo.
Então, qualquer medicação pode provocar efeitos colaterais, alguns efeitos até graves. Não use medicações sem o auxílio do seu médico.
O gravipur/metilfolato pode ter dose insuficiente para evitar defeitos do tubo neural.
A mutação do MTHFR é uma alteração muito frequente na população em geral, sendo que até 40% da população podem ter o genótipo heterozigoto.
Com certeza a mutação do MTHFR não é uma trombofilia e não é causa de abortos.
A mutação do MTHFR não é uma impossibilidade de converter o ácido fólico em metilfolato. As pessoas que tem essa alteração conseguem fazer essa conversão de uma forma mais lenta, precisam de uma exposição mais prolongada do ácido fólico antes de engravidar (3 meses) e podem precisar de uma dose maior de ácido fólico.
O seu quadro precisa ser revisto e você precisa de uma orientação pré-concepcional.
Agende a sua consulta. Faça os seus exames de rotina. Converse com o seu médico.

Olá! Estudos já desmistificaram essa questão do autismo: não tem essa relação.
Consulte seu médico do pre Natal e tome conforme orientação dele.
É importante fazer pré natal com um médico em quem vc confie.
Boa noite , para melhor orientação precisamos
Avaliar seus exames e saber um
Pouco mais da sua história , quantas gestações , abortos . A mutação heterozigoto isoladamente não faz diagnóstico de trombofilia e nem está diretamente ligada à aborto de repetição porém a história pregressa da paciente e fundamental para lhe orientarmos adequadamente. O Ácido fólico traz mais benefícios do q malefícios e normalmente pacientes com mutações heterozigota necessitam do uso do ácido fólico por um período mais longo e em algumas situações uma dose maior no primeiro trimestre
Não há relação entre o autismo e uso de ácido fólico. Vc deve continuar usando o polivitaminico.