Tenho ansiedade e tristezas com frequência. Isso pode ser depressão?

10 respostas
Tenho ansiedade e tristezas com frequência. Isso pode ser depressão?
Tanto a ansiedade como a tristeza são sintomas que são encontrados em outros transtorno e não somente na depressão. Além disso, para dizer se é depressão, distimia ou qualquer outro quadro é importante que se faça uma boa anamnese, no mínimo. Seria interessante procurar um psiquiatra ou psicólogo para que avalie o quadro e, se necessário, encaminhe para outro profissional para uma avaliação mais completa como o neuropsicólogo, por exemplo.

Sim, pode ser depressão, mas também pode ser vários outros transtornos mentais ou até mesmo só uma reação emocional a algum momento difícil da vida. Para diagnosticar se o que ocorre é algumas dessas opções, ou até mesmo alguma outra, é preciso um atendimento psicológico ou psiquiátrico. Por isso recomendo que procure um Psicólogo ou um Psiquiatra. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Conte conosco!
olá, tudo bem? acredito que só uma avaliação pode responder sua pergunta sabe? uma pessoa pode sentir-se triste mesmo sem ter uma depressão e da mesma forma sentir-se ansiosa, mas não apresentar um quadro de transtorno de ansiedade. sua história, a frequência e a intensidade desses sintomas podem ajudar entender o que você observou e será, a partir desses dados, que sua pergunta será melhor respondida. se você está com dúvida, procure um profissional - psicólogo ou psiquiatra - e tire suas dúvidas! um abraço e boa sorte!
Não é possível responder rapidamente essa questão, mas há uma possibilidade. Ansiedade costuma ocorrer com frequência em quadros de depressão. É interessante tentar identificar as características dessa tristeza que você menciona e se elas indicam um quadro de depressão ou então outra condição com sintomas parecidos. É indispensável avaliar o histórico desses sentimentos e os contextos em que eles se tornam mais frequentes e intensos. Isso vai dar pistas sobre respostas emocionais que seu corpo emite e em quais situações elas ocorrem, podendo avaliar quando tratam-se de respostas normais/esperadas ou não, nesse último caso havendo necessidade de intervenções terapêuticas. Na dúvida, busque um psicólogo ou um psiquiatra para uma avaliação que elimine sua dúvida. Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental um diagnóstico preciso.
Olá,
A depressão é um estado patológico.Sintomas ansiosos e de tristeza são também marcadores que estão atrelados a sintomatologia depressiva,mas precisa-se averiguar a frequência, duração, a magnitude e a maneira (topografia) de como se desencadeia estes sintomas, pois tristeza e ansiedade é sentida pelas pessoas com duração limitada, mas torna-se patológico quando é recorrente e duradoura . Para se definir um quadro depressivo, precisa-se observar outras variáveis o qual o profissional (psicólogo e psiquiatra) irá averiguar através de Manuais Clínicos, como o DSM- V ou o CID-10 e de testes empiricamente validados como o BAI (Beck Anxiety Inventory) e o BDI (Beck Depression Inventory). Aconselho buscar um psicólogo e psiquiatra para uma avaliação inicial.
Para realizar uma avaliação mais assertiva e hipótese diagnóstica é necessário que busque um profissional: um psiquiatra associado a psicoterapias que tem um resultado não apenas diante o sintoma, mas também se tratando da causa. Boa sorte e não deixe de buscar ajuda!
Quando há uma frequência e insistência muito alta, pode sim se tratar de um quadro de depressão. Porém, somente com essas informações não seria possível confirmar um disgnóstico. O mais indicado é procurar um psicologo para realizar uma avaliação dos sintomas juntamento com seu histórico.
Sim, acredito que uma avaliação mais detalhada pode confirmar sua hipótese. A depressão pode ter ou não causa específica ou pode ser a somatização de vários fatores ocorridos ao longo da história de vida do depressivo. Estes fatores podem ter de origem biológica, psicológica ou ambiental.
Depressão tem cura, desde que realizado tratamento correto, com auxílio do psiquiatra ao indicar o tratamento medicamentoso correto que visa reduzir crises junto das sessões de Psicologia que busca identificar e ressignificar o que pode ter desencadeado a depressão favorecendo a recuperação e melhoria da qualidade de vida.
Busque ajuda!
Abraços! Flavianne
As síndromes ansiosas são ordenadas inicialmente em dois grandes grupos: quadros em que a ansiedade é constante e permanente (ansiedade generalizada, livre e flutuante) e quadros em que há crises de ansiedade abruptas e mais ou menos intensas. As síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo, porém para possível diagnóstico indico uma avaliação psicológica para investigação e tratamento.
Boa noite . Pode ser sim sinal de que algo não esta bem com sua saúde mental. Recomendo procurar um psicólogo que possa lhe ajudar identificar melhor sintomas e te acolher diante deste momento. Não tenha vergonha de procurar ajuda, sua vida e muito importante, e você pode viver melhor.