Tenho ansiedade social mas nunca procurei ajuda profissional, e é ai que está o problema. Como posso

13 respostas
Tenho ansiedade social mas nunca procurei ajuda profissional, e é ai que está o problema. Como posso buscar ajuda se o meu problema é justamente sair da zona de conforto, situações sociais e medo de ser julgado?
Um Psicólogo não te julga e nem traz respostas prontas, principalmente as ditadas pela sociedade, ele vê e sente pela sua perspectiva, pra, com as técnicas de que dispõe, fazer com que você mesmo ache em si uma outra forma que te seja confortável. Não é te jogar no olho do furacão, nunca, mas olhar coo que vê de fora esse furacão, até que não seja mais um furacão pra você, e daí se pode trilhar. O caminhar para a consciência e para uma outra forma do conscientizar-se pode ser amoroso.

Imagino que dar esse primeiro passo seja muito difícil para você! Uma possibilidade é solicitar um atendimento a domicilio assim você vai se tratando e a medida em que você estiver se sentindo melhor, seguro e confiante vc poderá ir ao consultório.
O importante é você iniciar um processo psicoterápico e se libertar dessas questões que de certa forma te impossibilita e aprisiona.
Porque o psicólogo não irá te julgar. Este será justamente o espaço que você poderá ser você mesmo sem se preocupar com julgamentos. Aos poucos você irá se fortalecer e será capaz de lidar com situações que hoje lhe parecem difíceis. Dê o primeiro passo, você não está conseguindo enxergar ainda, mas é cheio de potencial para realizar muitas coisas e superar seus próprios obstáculos. Se necessário, peça ajuda a uma pessoa de sua confiança para lhe acompanhar na primeira vez. Sucesso!
Ir a um psicólogo ou psicanalista não tem nada de parecido com uma situação social comum. Você pode se despreocupar com as etiquetas convencionais de uma interação social corriqueira, pois esse profissional não estará o vendo dessa maneira. O que importa para nós é o seu discurso, o caso em sí, e quanto mais pudermos te incentivar a se desprender das suas censuras, mas fácil fica o trabalho, e é claro que de forma humana e empática, tentaremos te deixar à vontade para falar. Na psicanálise existe a possibilidade de o paciente deitar no divã também, e um de seus preceitos é amenizar algumas barreiras que o contato visual pode causar, não que isso seja fundamental para a análise acontecer.
Essa resistência e evitação do contato social lhe traz prejuízos nos relacionamentos e convívio social.
Entendo que seja difícil esse primeiro contato, porém, diferentemente dos outros lugares, o ambiente terapêutico e a possibilidade da escuta especializada, permitirão que você tenha a chance de entrar em contato com seus medos, para se sentir mais confiante nas suas relações.
O atendimento on-line, domiciliar ou comparecer acompanhada de uma pessoa de sua confiança, podem ser estratégias para que você dê o primeiro passo: procurar uma psicóloga!
Experimente uma consulta! Fico à disposição!
Entendo. Basta que você vá sozinho ou com alguém ao consultório do psicólogo. O demais ele fará. Não se preocupe todos chegam com essa ressalva mas uma vez instaurado o vínculo da tudo certo e o tratamento poderá começar!!lembre que o terapeuta é um só, serão você e ele portanto duas pessoas dão conta facilmente dessa fobia social. Confie e vá.
Olá! Por sua afirmação, seu incômodo quanto a ansiedade e a dúvida de como procurar um profissional, é benéfico. Já sinaliza que a "zona de conforto" não lhe é tão confortável assim. Ao profissional de saúde mental (psicólogos, psicanalistas, psiquiatras) não cabe NUNCA julgar, o que deve prevalecer é um olhar e uma escuta de suas angústias, do sofrimento que lhe afeta. Questionar-se e incomodar-se com seu estado emocional é um grande passo! Aproveite este momento procure um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou um psicanalista proporcionará, junto com você, as possíveis saídas. Espero ter ajudado. Um abraço!
Além de tudo que meus colegas de profissão informaram acima, gostaria de acrescentar, que já é possível ter atendimento online em Psicologia para situações onde o paciente não consegue ou não pode sair de casa. Claro que existem profissionais e pacientes que não gostam deste modelo de atendimento, por puro preconceito ou desconhecimento de benefícios, mas em contrapartida, já existem pesquisas que comprovam a eficácia desse modelo e também a autorização do CFP para isso. Essa é uma possibilidade que pode começar online e ir para o presencial ou vice-versa.
Olá,a fobia social é um desconforto que se não cuidado limita a pessoa nas atividades diárias.
A busca por um acompanhamento é sim uma dificuldade, mas o enfrentamento é uma das estratégias do tratamento. Já na primeira sessão provavelmente o profissional vai te orientar quais comportamentos vão contribuir para um resultado positivo.
Boa sorte!
A ansiedade social deixa a pessoa inquieta, sem zona de conforto, a não ser no isolamento, o que não é uma solução, mas uma fuga que reforça o problema.

Marcar consulta com um(a) Psicólogo(a) não se equivale a uma simples situação social, mas, a uma busca séria de um tratamento de saúde que você precisa e tem o direito de ter.

O atendimento psicológico tem como pressuposto que o profissional da área de Psicologia não fará nenhum julgamento ao seu paciente.

Após a leitura dos resumidos parágrafos acima, sugiro que você busque ajuda especializada, pois, a ansiedade social não traz vantagens, mas sim, restringe e empobrece a vida de forma progressiva.

Não adie: cuide-se!
Abcs.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
.
O primeiro passo vc já deu.Ao relatar sua dificuldade e procurar ajuda. A psicanálise pode te dar um espaço e lugar para vc falar .Falando as coisas ficam mais claras ,e aos poucos se vc desejar conseguirá se mover e melhorar sua ansiedade e receios.Procure um profissional e comece seu tratamento.
Olá, que bom você ter detectado que algo está lhe sinalizando que não está bem e lhe prejudicando em suas relações sociais e profissionais. A ansiedade social pode ser tratada e fique tranquilo(a) que você já deu um primeiro passo ao se perceber assim e procurar ajuda. Saiba que o psicólogo é um profissional que vai lhe ajudar a trabalhar essas suas dificuldades com o processo da terapia e não irá nem julgar ou dizer o que fazer, mas você vai lhe fortalecer internamente com o processo e ter uma vida mais saudável com a psicoterapia. Entre em contato. Estou à disposição!
Olá, sugiro que você faça o seguinte: Pergunte a si mesma(o) acerca das consequências positivas e negativas em buscar ajuda profissional; questione se você está mesmo na "zona de conforto", pois se estivesse não estaria incomodada(o) com essa questão; questione sobre o que aconteceria na sua vida se você tentasse obter essa ajuda; finalmente, tente "negativar' essa sua afirmação, ou seja: "Como posso não buscar ajuda, se o meu problema é justamente não estar na zona de conforto, acabar com essa percepção de ser julgado e interagir tranquilamente em situações sociais?". Estou propondo novas formas de pensar... talvez essa seja uma nova proposta para o enfrentamento da sua realidade.... um abraço