Tenho ataques de fobia e pânico, quando tomo banho , qdo tomo água tem q ser pausadamente, panico da

10 respostas
Tenho ataques de fobia e pânico, quando tomo banho , qdo tomo água tem q ser pausadamente, panico da noite querendo q amanheça logo.tenho tourette forte coprolalia com , toc,ansiedade exagerada, explosao temperamental,rivotril 2mg,haldol 50,akineton2mg e imense 100 n estao resolvendo, pq?
 Emmanuela Loiola
Psicólogo
Salvador
O uso combinado na psicoterapia e psicofármacos tem mais chances de eficácia. Converse com seu psiquiatra e psicólogo sobre o assunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Entendo que esteja esperando uma resposta pontual, muitas vezes existe a tentativa em tratar problemas emocionais somente com medicamento, porém, os medicamentos atuam sobre fatores bioquímicos do cérebro, ou seja sobre os sintomas. Acalma, ajuda a estabilizar os processos químicos, mas não ensinam a lidar com questões e situações que fazem parte da vida, assim os medicamentos restauram a capacidade de determinadas áreas do cérebro de contornar rotas neurais que não estão funcionando, são os sintomas, porém a mudança no cérebro só trará benefícios se houver uma mudança no comportamento por parte da pessoa.
Essa mudança se dá através da Psicoterapia.
Assim, tomar medicações não é o bastante, o cérebro precisa entender quais são as conexões desejadas.
Por meio do processo terapêutico é possível: estimular a expressar suas emoções de outras formas, desenvolvendo mais autonomia e segurança .
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
 Renata De Abreu e Lima
Psicólogo
Rio de Janeiro
Está fazendo Psicoterapia? Os remédios podem ajudar e abrandar, mas precisa re-significar e trazer à consciência o que vai dentro de você.
Você não informou a quanto tempo está com o medicamente. Todo medicamente psiquiátrico tem um tempo para começar a fazer efeito, mas o tratamento em conjunto com psicoterapia é bastante indicado fornecendo respostas mais rápidas do que o tratamento somente com remédios.
 Fernando Rodrigues dos Santos
Psicólogo
Guarulhos
Os remédios ajudam somente na periferia do problema, portanto o tratamento medicamento tem a proposta de contenção dos sintomas, enquanto a psicoterapia busca a raiz do problema em questão.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Talvez seja porque não está tratando as “ dores da alma” com psicoterapia. Só remédios não adianta muito, remédios não mexem nas emoções, não ressignificam vidas, não alimentam esperanças nem reorganizam seu dia a dia com tudo isso que sente. Procure também um psicólogo, faça terapia junto e o resultado será bem outro.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite. os sintomas que relata ter precisam de acompanhamento psicoterapêutico, sozinha não vai conseguir supera-lo e os medicamentos não são suficientes, é importante chegar as causas de tantos sofrimentos. O que posso sugerir é procurar alguém mais especializado nas áreas dos transtornos compulsivos, panico e TAG. Uma linha de trabalho terapêutico nessas áreas são EMDR e Brainspotting, se na tua cidade tem alguém que trabalhe com isso se ajude procure o/a profissional.
 Raphael Reis Dela Cela
Psicanalista, Psicólogo
Salvador
Alguns medicamentos psiquiátricos precisam de mais tempo para fazer efeito, alguns até seis meses para que o paciente comece a sentir os resultados. Há ocasiões também em que a má utilização dos remédios pode acarretar uma intensificação e/ou repetição dos sintomas. Isso acontece quando a pessoa, sem supervisão de seu psiquiatra, deixa de tomar uma medicação de maneira abrupta, em psiquiatria se chama efeito rebote. Por isso é importante que recorra ao seu psiquiatra para que o mesmo possa avaliar a necessidade de mudança nas substâncias utilizadas ou em suas dosagens.
Além disso, você pode somar ao seu tratamento psiquiátrico, um tratamento psicoterapêutico. Os dois podem acontecer de forma complementar.
Já esta em tratamento medicamentoso, que bom. Agora é pensar na possibilidade de fazer psicoterapia. Espero ter ajudado!
Vc ñ especificou o tempo de tratamento, mas o ideal é comunicar ao seu médico assistente e procurar um psicólogo o qto antes!!

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.