Tenho colesterol de alto risco, sendo necessário o uso de 40 mg de sinvantantina ao dia (toda noite).

3 respostas
Tenho colesterol de alto risco, sendo necessário o uso de 40 mg de sinvantantina ao dia (toda noite). Tenho uma verdadeira loucura por ovo, às vêzes como de 3 em um dia só. Isso altera o meu colesterol ruim?
Prezada(o), embora a quantidade de colesterol presente em uma gema de ovo de galinha seja grande. A ligação entre o consumo de ovos e o aumento dos níveis sanguíneos de colesterol permanece, há décadas controversa.
Assim como para outros nutrientes a presença no alimento não guarda uma relação direta com o impacto que terá no organismo. Há muitos fatores metabólicos e genéticos envolvidos.
Pesquisas bem desenhadas mostram que o consumo de uma unidade por dia não aumentou o risco cardiovascular, exceto em diabéticos, que têm um comportamento metabólico diferente.
De minha parte recomendaria um consumo mais consciente do ovo (que é um ótimo alimento em outros aspectos!), o uso da medicação nas doses recomendadas, a atenção aos outros fatores de risco, especialmente: diabetes, hipertensão arterial, obesidade e sedentarismo. Sempre checando com consultas e exames, de forma regular, com seu cardiologista de confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há relação entre o consumo de ovos e o aumento do seu colesterol. A piora do perfil do seu colesterol é decorrente de carboidratos refinados e gorduras trans, presentes em alimentos processados e industrializados.
Espero que tenha ajudado. Fico à disposição. Atenciosamente.
Não há evidência que a restrição do colesterol alimentar tenha impacto real no risco cardiovascular ou significativo nos níveis de colesterol. Por outro lado, controle da quantidade de carboidratos simples, substituição parcial da gordura saturada por mono e poliinsaturada e consumo de poliinsaturados e fibras estão associados a redução do colesterol.

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Cardiologista, Médico do trabalho

Vila Velha

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.