Tenho compulsão alimentar e aumentou desde quando comecei a fazer reeducação alimentar quero fazer

10 respostas
Tenho compulsão alimentar e aumentou desde quando comecei a fazer reeducação alimentar quero fazer tratamento mas não sei por onde começar nem qual especialista procurar primeiro?
 Fernanda Soares Gonçalves
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Procure um nutricionista especializado no assunto (existem profissionais que se dedicam a trabalhar com distúrbios alimentares) e um atendimento psicológico para que seja compreendida a origem emocional de tal problema, podendo assim fazer não somente uma reeducação alimentar mas também uma elaboração psíquica. Se for o caso, pode ser indicado pra você também um auxílio medicamentoso com um psiquiatra

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Camilla Monti Oliveira
Psicólogo
São Paulo
O ideal não seria um único especialista, mas uma equipe que possa te acompanhar nesse processo. A princípio, seria interessante você realizar um acompanhamento com psicólogo para compreender melhor o significado desses episódios de compulsão alimentar, também um acompanhamento com um nutricionista para adequar sua reeducação alimentar dentro de seu ritmo e pensando a qualidade de vida, assim como algum acompanhamento visando atividade física, seja um educador físico, fisioterapeuta. Caso você sinta necessidade, um endocrinologista também poderia ajudar, assim como um psiquiatra, caso sejam necessárias imtervenções medicamentosas. Assim, para começar: procure um psicólogo, nutricionista e após avaliação com as mesmas, estude com elas a possibilidade de outros acompanhamentos.
Concordo com as respostas dadas. De fato o mais importante é buscar ajuda diante da duvida. Saiba que Independente do caminho que vai iniciar sua trajetória de busca, a resposta é entender a origem.
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
O tratamento chave da compulsão alimentar é com psiquiatra, psicologa(o) e nutricionista, todos trabalhando em equipe e de forma bem articulada. Abraço e boa semana.
Dr. Caio Cesar Gomes
Psicólogo
Santa Maria
A compulsão pode ser entendida como uma forma do seu organismo, holisticamente, reagir ao tratamento. Como se estivesse impondo a você que você não pode evoluir, sendo assim, a sua resiliência deve se manifestar e persistir, mesmo quando, inicialmente, pareça pouco provável que poderás ter sucesso.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Entendo sua dúvida e angústia,acompulsão alimentar normalmente está relacionada a ansiedade, a satisfação mental e não a aciedade, a compulsão é resultado de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre duas funções opostas. Os pensamentos normalmente são exatamente ao qual a pessoa está lutando contra, “comer demais”. O que caracteriza a compulsão alimentar, não é a gula, mas a relação que existe do que come com suas emoções.
A partir do momento em que a comida não é só apenas um meio de se alimentar e de sentir prazer, mas gera angústia, é hora de buscar ajuda de um Psicologo. O tratamento sugerido é multidisciplinar com Psicólogo,Psiquiatra, médico e educador físico, cada qual desenvolvendo uma função. A compulsão alimentar tem cura.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Dra. Daniella Saad
Psicólogo
São Paulo
Quero ressaltar também, que é natural a compulsão ter aumentado quando começou a fazer reeducação alimentar, pois isto pode ter desencadeado muita ansiedade. Ao olhar para a pessoa que está atrás da compulsão alimentar, ou seja, para você mesmo, é possível perceber quais os sentimentos e comportamentos que desencadearam esta compulsão.
 Maria Luiza Petty
Nutricionista
São Paulo
Olá, as compulsões alimentares podem ser desencadeadas por restrições alimentares. Se a reeducação alimentar que você está fazendo desconsidera sua fome e suas vontades, é muito provável que você se descontrole e acabe comendo muito mais. Procure um nutricionista especializado no assunto para te ajudar a identificar e evitar os gatilhos que te levam a comer compulsivamente e que te auxiliem a restabelecer uma relação harmoniosa com a comida.
 Deise Oliveira
Psicólogo
São Paulo
É preciso analisar o que pode estar por trás dessa compulsão alimentar. Desde quando a tem, e qual fato levou você ter este comportamento. portanto, inicialmente pode buscar realizar uma psicoterapia, voltada para transtornos alimentares e conjuntamente fazer um acompanhamento nutricional. Forte abraço.
 Cristiano Barreto de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Vitória
Como você faz um processo de reeducação alimentar talvez seja necessário também iniciar um acompanhamento psicológico.

A reeducação alimentar, como o próprio nome sugere, implica em deixar alguns hábitos para trás e reescrever/readquirir novos hábitos. Nem sempre é fácil deixar algo para trás e tentar novas soluções - o diferencial do psicólogo se faz nesse sentido, o de dialogar sobre as ansiedades, sucessos e fracassos que podem estar associados à reeducação alimentar.

Especialistas

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Nutricionista

Belém

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Jaqueline Gonçalves

Jaqueline Gonçalves

Psicólogo

Itu

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Compulsão alimentar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.