tenho dificuldade ao conversar com as pessoas, minha boca parece que fica travando e fica seca, semp

14 respostas
tenho dificuldade ao conversar com as pessoas, minha boca parece que fica travando e fica seca, sempre que vou falar com pessoas que não tenho muito convívio
Olá, é normal algumas pessoas terem mais dificuldades de se relacionar do que outras. Não se preocupe em demasia! Parece apenas um pouco de timidez, que retrata um pouco da sua personalidade. Tenha confiança que isto pode passar e encontre um profissional que possa lhe dar um suporte e lhe acompanhar nesta questão e em outras que podem não estar sendo vistas por você.

Olá! É importante investigar quais os receios e inseguranças que talvez possam estar envolvidos: medo do que o outro vai pensar de mim, de nao agradar, necessidade da aprovação do outro... podem ser muitas as possibilidades. O processo de psicoterapia e treino de habilidades sociais podem ajudar. Um abraço!
Concordo com meus colegas e talvez, seria interessante você explorar melhor suas habilidades sociais, a psicoterapia pode te ajudar nisso. Trabalhar na psicoeducação, cuidar de algumas experiencias negativas que tenhas vivenciado no passado e que de alguma forma afetam como você se relaciona com o mundo hoje.
Tudo tem solução, mas é primordial que você procure por superar-se.
Olá. Pode ser um quadro de ansiedade social, se sentir ansioso para se expor diante de pessoas com quem não tem se familiaridade ou até se sentir avaliado por elas. Se está te prejudicando, busque ajuda de um psicólogo, para um diagnóstico e encaminhamento do tratamento correto.
Olá!! É importante realizar uma avaliação com um psicólogo, pois ao realizar um processo de autoconhecimento e desenvolvimento de novas estratégias pode ter possibilidades de maior qualidade de vida e das relações interpessoais. Um especialista poderá te facilitar neste processo. Até.
Oi! A sensação de "travar a boca" e de "boca seca" são sinais a serem investigados, ainda mais pelo fato de você perceber esses sinais como dificuldade, algo que te impede de exercer o seu viver, te dando incômodo e prejuízo. Pelo o que você relatou, isso acontece quando você vai falar com pessoas com as quais não tem muito convívio; logo, pessoas "desconhecidas". Uma hipótese: você pode estar vivenciando traços de ansiedade (a boca seca e travando são sinais típicos disso) relacionados à esta situação de encarar algo desconhecido. Existe uma condição que se chama fobia social, que está dentro do espectro dos transtornos relacionados à ansiedade. Você poderia se perguntar: "o que me faz ficar travado e com estas sensações desagradáveis quando vou falar com pessoas que não convivo muito?".
Talvez você descubra outras formas de enxergar a situação. Um bom profissional psicólogo poderia te ajudar neste caminho.
Olá! tudo bem? As vezes é normal que fiquemos ansiosos diante de novas pessoas, mas a partir do momento que isso se torna um problema e te impede ou traz muito sofrimento ao viver algumas situações é importante analisar a situação, né? Acredito que a terapia pode te ajudar a compreender melhor porque você se sente dessa forma, assim como te ajudar a lidar melhor com esses sentimentos e situações. Espero ter ajudado, abraços!
Olá, boa tarde. Sugiro que você busque uma psicoterapia para que possa entender o que acontece com você nesses momentos e comece a tratar. Me parece que você tem uma questão relacional profunda, que pode estar ligada a uma grande ansiedade que acaba te paralisando, busque essa ajuda, que tudo vai ficar bem. Fico à disposição.
Olá! Como os colegas acima mencionaram, há necessidade de procurar um psicólogo para que em psicoterapia essa questão seja trabalhada. No processo psicoterapêutico poderá desenvolver suas habilidades sociais, compreender e identificar os medos, pensamentos e comportamentos inadequados para conseguir superar a ansiedade social. Procure um psicólogo
Olá, parece que seu corpo está somatizando uma dificuldade sua psicológica. É importante compreender a origem desse processo e o que você sente quando se relaciona com pessoas que não tem muito convívio. Como isso interfere na sua vida? Uma terapia poderia te ajudar a compreender e transformar esta questão.
Olá! Espero que esteja bem. É importante que busque uma avaliação psicológica com um psicólogo de confiança. Nem sempre é sinal de algum transtorno psiquiátrico. Tente observar se essa dificuldade ocorre em situações novas, se ocorre na frente de pessoas estranhas e/ou pessoas próximas, ou só acontece se estiver sobre controle de algum evento estressor (ex.: reuniões ou apresentações). O psicólogo pode auxiliá-lo no treino de habilidades sociais e também ajuda a identificar se de fato é um transtorno psiquiátrico (ansiedade generalizada ou fobia social) ou simplesmente um déficit no repertório de habilidades sociais.

Fico à disposição.
Seria interessante fazer um treinamento de habilidades sociais.
Olá! A dificuldade em conversar com pessoas e os sintomas que você descreve, como boca seca e sensação de travamento, podem ser indicativos de ansiedade social. A ansiedade social é um transtorno que envolve um medo intenso e persistente de situações sociais, acompanhado de preocupação com o julgamento negativo dos outros.

É importante destacar que muitas pessoas experimentam algum grau de ansiedade social em certas situações, como ao falar em público ou conhecer novas pessoas. No entanto, quando essa ansiedade se torna intensa e interfere significativamente no seu bem-estar e na sua capacidade de se relacionar com os outros, pode ser útil buscar apoio profissional.

Um psicólogo ou terapeuta especializado em ansiedade social pode ajudar a identificar as causas subjacentes desse padrão de ansiedade e fornecer estratégias eficazes para lidar com ela. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica comumente utilizada no tratamento da ansiedade social. Ela envolve identificar pensamentos negativos automáticos, modificar crenças disfuncionais e desenvolver habilidades sociais e estratégias de enfrentamento adequadas.

Além da terapia, existem algumas estratégias que você pode experimentar para ajudar a lidar com a ansiedade social no dia a dia. Essas estratégias incluem:

Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, para reduzir a ansiedade em momentos de interação social.
Expor-se gradualmente a situações sociais que geram ansiedade, começando por aquelas menos ameaçadoras e aumentando gradualmente a exposição.
Desafiar pensamentos negativos automáticos relacionados à interação social, substituindo-os por pensamentos mais realistas e positivos.
Aprender e praticar habilidades sociais, como iniciar conversas, fazer perguntas abertas e demonstrar interesse genuíno pelos outros.
Estabelecer uma rotina regular de cuidados pessoais, incluindo sono adequado, exercícios físicos e alimentação saudável, pois esses aspectos podem influenciar o bem-estar geral.
Lembre-se de que cada pessoa é única e o tratamento mais adequado pode variar. Um profissional de saúde mental poderá ajudá-lo a entender suas dificuldades específicas e recomendar o melhor curso de ação para lidar com a ansiedade social.
Com carinho... Sammy Carralas

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Sugiro que você procure um profissional que se sinta confortável e assim poder te ajudar da melhor forma.
Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!