Tenho medo de estar em grupo isso pode ser fobia?

5 respostas
Tenho medo de estar em grupo isso pode ser fobia?
A primeira coisa a se questionar é de onde vem esse medo. Pra que esse medo serve em sua vida? Não necessariamente se trata de uma fobia. É difícil falar sobre sem saber seu histórico e como funcionam suas redes de relacionamento.
Sugiro procurar um psicanalista para falar sobre esse 'medo' que lhe aflige, quem sabe possa então elaborar suas origens e dar um destino mais saudável para sua vida.

Você não acrescentou muitos dados, fica muito difícil analisar dessa forma.
O medo faz parte de todo ser humanão, ele garante a segurança e a vida, porém em qual contexto vem esse medo? O que esse grupo significa para você?
Como vem esse medo? É medo de que lhe aconteça alguma coisa ou receio.
Essa sensação independe do grupo? A partir de quando passou a sentir medo?
Todos os grupos lhe causam medo?
São perguntas que poderiam ajudar a entender o que está acontecendo, de qualquer forma sugiro que você busque um Psicólogo para entender melhor o que está se passando, independente de diagnóstico, o autoconhecimento auxilia muito.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
A fobia se caracteriza pelo medo exagerado, que muitas vezes aparece junto com sintomas físicos de ansiedade, como taquicardia, sudorese, dificuldade para respirar, etc. Se você experimenta isso toda vez que esteja entre um número maior de pessoas, pode-se considerar a fobia social. Caso o seu medo é de falar em público, se posicionar frente ao outro, dar sua opinião, etc, pode-se falar também em ansiedade social, que é uma forma mais branda da fobia. De qualquer maneira, é importante buscar ajuda profissional para que isso não se torne um fator limitante em sua vivência.
É preciso questionar como é esse medo. Se ele está simplesmente relacionado ao ato de falar em público, timidez, inibição, preocupação excessiva quanto as opiniões alheias. A fobia social geralmente geralmente prejudica todo o contexto de interação social da pessoa, não somente em situações em que ela estará diante de um grupo. Recomendo que você procure um psicólogo para uma orientação mais aprofundada.
Aconselho a procura de um psicólogo para analisar todo o contexto, não apenas um fato isolado. Existem muitos fatores a ser analisado, não necessariamente o medo de falar em grupo seja uma fobia ou transtorno.