Tenho medo de estar em grupo isso pode ser fobia?

5 respostas
Tenho medo de estar em grupo isso pode ser fobia?
A primeira coisa a se questionar é de onde vem esse medo. Pra que esse medo serve em sua vida? Não necessariamente se trata de uma fobia. É difícil falar sobre sem saber seu histórico e como funcionam suas redes de relacionamento.
Sugiro procurar um psicanalista para falar sobre esse 'medo' que lhe aflige, quem sabe possa então elaborar suas origens e dar um destino mais saudável para sua vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você não acrescentou muitos dados, fica muito difícil analisar dessa forma.
O medo faz parte de todo ser humanão, ele garante a segurança e a vida, porém em qual contexto vem esse medo? O que esse grupo significa para você?
Como vem esse medo? É medo de que lhe aconteça alguma coisa ou receio.
Essa sensação independe do grupo? A partir de quando passou a sentir medo?
Todos os grupos lhe causam medo?
São perguntas que poderiam ajudar a entender o que está acontecendo, de qualquer forma sugiro que você busque um Psicólogo para entender melhor o que está se passando, independente de diagnóstico, o autoconhecimento auxilia muito.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
A fobia se caracteriza pelo medo exagerado, que muitas vezes aparece junto com sintomas físicos de ansiedade, como taquicardia, sudorese, dificuldade para respirar, etc. Se você experimenta isso toda vez que esteja entre um número maior de pessoas, pode-se considerar a fobia social. Caso o seu medo é de falar em público, se posicionar frente ao outro, dar sua opinião, etc, pode-se falar também em ansiedade social, que é uma forma mais branda da fobia. De qualquer maneira, é importante buscar ajuda profissional para que isso não se torne um fator limitante em sua vivência.
É preciso questionar como é esse medo. Se ele está simplesmente relacionado ao ato de falar em público, timidez, inibição, preocupação excessiva quanto as opiniões alheias. A fobia social geralmente geralmente prejudica todo o contexto de interação social da pessoa, não somente em situações em que ela estará diante de um grupo. Recomendo que você procure um psicólogo para uma orientação mais aprofundada.
Aconselho a procura de um psicólogo para analisar todo o contexto, não apenas um fato isolado. Existem muitos fatores a ser analisado, não necessariamente o medo de falar em grupo seja uma fobia ou transtorno.

Especialistas

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.