tenho o transtorno, tomo medicamentos,mesmo assim, tenho os altos e baixos,fico muito desanimada com

9 respostas
tenho o transtorno, tomo medicamentos,mesmo assim, tenho os altos e baixos,fico muito desanimada com isso...é normal ???
Dentro dos Transtornos de Humor há várias patologias como Transtorno de Humor Bipolar, Transtorno Depressivo Maior, Ciclotimia e Distimia. Para cada um desses diagnósticos o tratamento e prognóstico são diferentes. Em todo caso, segundo a literatura científica a Terapia Cognitivo Comportamental é a terapia com mais eficácia no abatimento dos sintomas dos Transtornos de Humor. Dependendo do caso é necessário também tratamento medicamentoso concomitantemente.

As vezes deixamos pensar que a medicação cura, não se trata disso, ou seja, é um tratamento a cura pode ou não acontecer. Assim é preciso analisar as questões anteriores aos sintomas. É preciso falar sobre o que não foi dito ou o pior.
você não especificou o transtorno. Supondo que seja transtorno depressivo. É necessário saber qual antidepressivo você está utilizando no momento. Existem antidepressivos que causam desânimo. O Anafranil (antidepressivo triciclíco) é um deles. Mas deve-se avaliar se o diagnóstico está de fato correto. Geralmente altos e baixos, euforias e depressões não são episódios depressivos, mas constituem um outro transtorno mental. Procure uma segunda opinião sobre o seu problema para que com diagnóstico correto você obtenha um resultado terapêutico desejado. Mas não basta apenas o uso de medicação correta. Unindo-se ao tratamento psicofarmacológico será necessário um tratamento psicoterápico.
Olá!
Se o seu tratamento medicamentoso teve início há mais de 30 dias...o esperado é que os "altos e baixos" diminuam progressivamente. Porém, penso que é fundamental unir o tratamento medicamentoso com sessões de psicoterapia. Os estudos comprovam a eficácia dos tratamentos (medicamentoso e psicoterapia) em conjunto. Trabalho com a Terapia Comportamental Cognitiva e, pela experiência que tenho, a TCC tem ajudado muito os pacientes com esse tipo de transtorno.
Fico a disposição para qualquer coisa.
Abs,
Sandra Romão
Olá!
É esperado que fiquemos desanimados com os nossos problemas. O que a sua pergunta transmite é que o seu tratamento não está alcançando o resultado que você gostaria. Talvez valha você conversar com o seu médico sobre isso.
No momento o seu tratamento é somente medicamentoso? Se você puder acrescentar ao tratamento a psicoterapia, com psicólogo/psicanalista, também pode ser de grande valia para compreender o que você está chamando de "altos e baixos" e os efeitos que eles causam em você.

Coloco-me à disposição.
Míriam Félix Caruso
Olá, você nao especificou o transtorno, caso seja um transtorno psiquiátrico, é necessario um tratamento combinado, Psiquiatria um corrige o desequilibrio neuroquímico ja ocorrido no cérebro, que causa sofrimento e a Psicologia ajuda a e previne, mantem uma mente mais saudável , funcional de si sobre do outro e o mundo, autoestima. Pois pensamento é química, ou seja se transforma em substâncias que transforma em atividade neural correspondente as respostas demandadas,ex. se tem medo ou alegria informacao entra por um pensamento, seja real ou imaginário, para que o organismo hormônios que mande uma( reacao quimica ,dopamina, serotonina endorfinaetc.)messagem correspondente a demanda.
somos um todo corpo mente
Olá! Parece haver uma perda de energia sua, devido aos picos e depressões do seu estado de humor (transtorno). Acredito que é interessante uma avaliação profissional (psiquiátrica) para verificação da dosagem medicamentosa que você está tomando e o acompanhamento terapêutico para conhecer e lidar melhor com as suas questões. Em algumas pessoas somente a medicação não é o suficiente. Esse transtorno necessita de um trabalho multidisciplinar. Espero ter ajudado.
A partir dessa informação poderíamos pensar em algumas possibilidades. Se a medicação está adequada ao seu caso. Se já fez o uso mínimo para os primeiros efeitos: os antidepressivos precisam de um tempo de ação de no mínimo duas semanas. Se sua expectativa de melhora é aquela esperada pela medicação. Se a intensidade desses sintomas é suficiente para ser um transtorno, uma vez que altos e baixos fazem parte e certa variação de humor é esperada para todos. E um outro ponto importante, é que no tratamento de depressão, por exemplo, alguns estudos apontam que 70% dos pacientes tem sintomas residuais como uso somente de medicação, ou seja, mantém alguns sintomas mesmo em tratamento. No transtorno de humor bipolar, 60% dos pacientes respondem bem às medicações, e outros 40% tem ainda sintomas. A indicação é de, sempre que possível, poder combinar medicação e psicoterapia. Essa combinação resulta em maior chance de remissão dos sintomas, menos recaídas e menores taxas de internação (no caso da bipolaridade).
Uma breve explicação com base no seu relato e queixa:
1) a medicação para esse tipo de transtorno não faz efeito imediato, o prazo varia entre 7 a 21 dias para o início da melhora;
2) mesmo com o uso da medicação, oscilações de humor podem ocorrer, porém espera-se que com menos intensidade;
3) a eficácia do tratamento será maior quando o paciente puder fazer psicoterapia;
4) a medicação ajuda muito, mas a psicoterapia potencializa o efeito (comprovado cientificamente).
Espero ter colaborado, fico a disposição. Sandra Stein