Tenho observado que meu filho quando fica ansioso ou nervoso, ele repete a última sílaba da última

20 respostas
Tenho observado que meu filho quando fica ansioso ou nervoso, ele repete a última sílaba da última palavra que ele fala. Ex: "Meu cobertor está lá embaixo-xo". Isso é caracterizado como Ecolalia? Obrigada.
Como os colegas acima já disseram, fica difícil dar um diagnostico sem ter uma avaliação.
Nesse caso o ideal é a avaliação de um fonoaudiólogo e de um psicólogo em conjunto para que possa ser levantado não somente o diagnostico, mas também o tratamento.
Outro ponto é verificar se essa raiva e ansiedade que seu filho sente é em um nível aceitável, em caso de negativa é preciso entender o motivo da raiva e da ansiedade e trabalhá-las para que não tragam maiores complicações para seu filho.

Espero ter ajudado, forte abraço!

Bom dia, primeiro passo é identificar fatores que levam seu filho a ficar ansioso. Indico você levar seu filho para uma avaliação com a neuropsicóloga. Você vai ter algo mais preciso e concreto do seu filho. Ele vai precisar também de uma fonoaudióloga. Um abraço espero ter ajudado.
Bom dia. Teríamos que avaliar se é uma característica de falha de aprendizagem ou se de fato é uma ansiedade que está eliciando esse comportamento da fala semelhante a Ecolalia. O ideal é levá-lo em um fonoaudiólogo e um psicólogo para fazer uma avaliação multidisciplinar. Abraço.
A senhora isola bem o momento em que seu filho apresenta esta repetição da "ultima sílaba da ultima palavra que ele fala". Ao se ver ansioso diz a senhora, ou nervoso. Logo, muito possivelmente o que seu filho apresenta não esta ligado a uma deficiência no seu desenvolvimento neurológico, mas sim a sua relação com suas emoções, vamos chamar assim. Por isso de minha parte indicaria a ele um lugar justamente de "fala" para que ele mesmo pudesse elaborar algo disso que tem vivido. A clinica com crianças é uma clinica muito possível, e tem efeitos de cura sempre que há uma transferência. Obrigada.
É necessário saber qual a idade que seu filho se encontra, se estar aprendendo a desenvolver a fala. Antes de outras observações.

De acordo com sua descrição, há algo da repetição da sílaba que aparece quando ele está tenso ou ansioso. Parece a ansiedade motiva esse comportemento. É importante observar em que situações isso ocorre, qual o nível de sofrimento dele diante disso. Recomendo que procure um profissional sério e ético que possa escutar seu filho, você e as demais pessoas do contexto familiar. Entender o que significa essa repetição seria o primeiro passo. Um psicanalista poderia te ajudar com essa questão.
Boa noite! acho que os colegas já pontuaram bem sobre a questão do seu filho. De fato, seria interessante uma investigação mais profunda a respeito do caso, para dair ver a conduta mais adequada a ser utilizada.
Olá! Essa repetição pode ser uma consequencia da raiva e da ansiedade que ele esta sentindo. Para uma melhor avaliação, sugiro que busque uma fonoaudiologa e uma psicóloga para fazerem uma avaliação em conjunto. Mas o principal seria mantê-lo em psicoterapia para trabalhar suas frustrações e habilidades sociais para que saiba lidar melhor com essas situações e de forma natural essa raiva vai sessando, pois estará em acompanhamento psicológico, tratando sobre as coisas que está sentindo e vivendo.
Não é possível responder assim. Mas é conveniente uma avaliação psicodiagnóstico e fonoaudiológica para definir.
Olá bom dia! Há a necessidade de mais dados para uma avaliação.
Seria muito importante uma avaliação multidisciplinar.
Você precisa de um diagnostico para seu filho, pois assim será ondicado o tratamento adequado. Procure ima fonoaudiologa e uma psicologa pata ajudar
Espero ter ajudado
Pode ser. Avaliações nas áreas da psicologia clínica e da fonoaudiologia, poderão contribuir para elucidar esse comportamento.
Boa tarde, primeiramente devemos avaliar com a fonoaudióloga e seguir o acompanhamento psicológico! Fico a disposição...
Bom dia, é difficil definir com um simples exemplo o que seu filho tem, é importante consultar um/a fonoaudiologa para ela fazer uma anamnese sobre o caso de seu filho; contudo a senhora se deu conta que é quando esta ansioso para isso quem poderia te ajudar é a psicologa para trabalha as causas de tanta ansia. se precisar saber mais entre em contato.
Acredito que o sintoma possa ser justamente o que mencionasse: a ansiedade, ou angústia.
Seria mais interessante pensar e buscar apoio para dar alguma continência a está causa - justamente, a angústia se caracteriza pelo seu caráter insidioso e sem controle de algo não determinado, forte, insuportável (daí o sintoma, que até é uma defesa e tentativa possível no momento de se lidar com) mas que tem raízes que podem ser melhor compreendidas e elaboradas (aportando inclusive recursos mais numerosos e melhores que o sintoma) conjuntamente ao apoio valoroso de um bom terapeuta infantil e/ou de famíliar.
Espero ter ajudado, que bom que seu filho se defenda por este sintoma, não é este o "problema", mas o indício e um pedido de ajuda contra as indeterminadas causas...
Que bom que você, mãe sensível, conseguiu ouvir tal pedido e pode propiciar, buscando ajuda, melhor repertório para seu filho lidar com essa ansiedade... Aí sim, ao longo do tempo tal sintoma pode desaparecer.
Como à distância (e somente com esse trecho apresentado sobre vocês) é sempre temerário dar um parecer mais embasado, sugiro, antes de tudo, buscar profissionais que possam entender com mais detalhes esse quadro, no quadro geral ("big picture"). Tendo a sugerir sempre a linha psicanalitica, por ir mais a fundo em questões como a ansiedade.
Espero que lhe tenha ajudado.
Tudo de bom
Por ser somente uma sílaba que ele repete, parece mais um caso de gagueira devido ao alto nível de ansiedade. Sugiro que leve-o a um psicólogo para avaliar.
Olá! Ratifico as respostas dos meus colegas, pois há uma possibilidade de ser ecolalia, mas também pode ser outra condição. Sendo assim, a melhor forma de se chegar a um diagnóstico e também conduzir um tratamento adequado é a procura dos especialistas em fonoaudiologia e psicologia. O trabalho multidisciplinar irá dar um diagnóstico preciso e também uma condução do tratamento de forma mais efetiva.
É aconselhável que seja realizada uma avaliação detalhada, para se chegar num diagnóstico preciso, verificar se trata de uma resposta ansiogência ou se é derivado de outro processo que apresente déficits. A ecolalia afeta o desenvolvimento da fala e da linguagem. Às vezes a repetição de síbalas ou palavras pode ser oriunda de um aspecto de ansiedade (emocional) e não necessariamente seja considerada ecolalia.
Sua pergunta é muito difícil de se responder. Não tem informações da idade e pouquíssimas informações. De qualquer forma procure um fono ou psicólogo para te dar uma orientação mais assertiva.
É importante fazer uma avaliação multidisciplinar, para ter um diagnostico preciso. A aparente dificuldade de fala pode ter inúmeras razões.