Tenho pais que acumulam animais. Sem querer, eu reforço esse comportamento deles às vezes. Sei que

8 respostas
Tenho pais que acumulam animais. Sem querer, eu reforço esse comportamento deles às vezes. Sei que preciso de tratamento psicológico. Mas em relação a eles, como devo ajudá-los ? Eles não entendem que precisam de ajuda.
Olá. Para que qualquer tipo de tratamento produza efeitos, é preciso que aquele que se queixa, veja no tratamento uma forma de obter uma melhora. No caso dos seus pais, parece que eles não se questionam quanto ao fato de acumular animais. Pode ser, que tal acúmulo tenha algum "ganho" para eles, nesse momento. Por outro lado, você percebe que para você o tratamento psicológico traria resultados... Penso que, talvez, a melhor forma de ajudá-los no momento seria com o seu próprio tratamento, onde, através dele, poderiam até surgir outras formas de "ajudá-los".

Olá, boa tarde! Você pode ajudá-los conversando com eles sobre buscar um psicólogo, às vezes você mesmo ir com eles pode ser um grande incentivo e facilitar essa ida. O tratamento psicológico irá ajudá-los a compreender qual função esse acúmulo tá exercendo na vida deles e qual a melhor forma de lidar com isto. Mas acima de tudo, é importante que você esteja reconhecendo sua necessidade de ajuda e, independente da resposta deles, que você possa buscar esse acompanhamento psicológico você mesmo. Estou à disposição.
Olá! Sei que quer ajudá-los mas a melhora só vem se a pessoa querer, se seus pais não acreditam que precisam de ajuda, fica um tanto difícil, mas se você percebe que precisa já é um passo, talvez você iniciando o tratamento eles repensem sobre o assunto e queiram também fazer o tratamento.
Olá. Boa noite.
Primeiramente muito bom ter reconhecido que precisa de atendimento psicológico, um passo muito difícil para maioria das pessoas, mas que faz diferenças muito significativas na vida do sujeito. Quanto a questão do acúmulo dos animais, posso afirmar que todo excesso na verdade esconde uma falta e seria interessante não reforçar esse comportamento de seus pais e começar sua psicoterapia. Quando você inicia esse processo é natural olhar para si e sua vida com outra perspectiva e até mesmo mudar algumas atitudes, só após isso ocorrer que é bom falar com seus pais sobre eles também fazerem psicoterapia, pois você poderá contar a partir de sua experiência o quanto a terapia lhe ajudou e pode ajudá-los, mas lembre-se que é uma decisão deles e que você deve fazer sua parte. Enquanto isso um dia de cada vez, espero ter ajudado.
Olá. Uma alternativa interessante seria você buscar um psicólogo e iniciar com sessões de psicoterapia. Não tenho dúvidas que seria muito benéfico. Além disso o profissional poderia lhe ajudar a conduzir a situação com os seus pais.
Converse com eles sobre a necessidade de acumulação dos animais, procure entender que tipo de satisfação ou de recompensa buscam por meio desse hábito. Aos poucos vá mostrando a eles a importância de um atendimento terapêutico para que eles possam compreender o que está por trás dessa atitude e para que eles busquem uma diminuição progressiva dos sintomas e dessas atitudes. Sem que eles percebam a importância de um atendimento psicoterapêutico, qualquer tentativa de ajuda será difícil de ser levada a frente. Boa sorte! Forte abraço
Um sinal positivo de sua parte, compreender que pode fazer mudanças se procurar ajuda psicológica. Você vai encontrar novas alternativas , além de compreender como reage nas diferentes situações em sua vida, positivas ou negativas. Também aprenderá a se diferenciar de sua família, e compreender melhor o funcionamento de sua família de origem, alem de encontrar novas estratégias para resolver problemas. Observando aquelas do antigo habito , e que você gostaria de abrir mão. fazendo diferente do modo como eles estão habituados. Ficará atento a valores importantes que sua familia ensinou, que são funcionais e voce gostaria de preservar em sua vida.
Olá, imagino que não deva ser fácil admitir e aceitar que precisa de ajuda. Isso significa que tens sensibilidade e coragem. Com relação a como ajudar seus pais, inicialmente, por esta atitude que comentastes ter, de reforçar o comportamento deles mesmo que sem querer. Acredito que para ajudá-los, você precisa primeiro se fortalecer, compreender porque tens essa atitude e tratar isso em você. Sabemos que não é fácil conviver com pessoas acumuladoras, neste sentido é importante que tu trate o teu sofrimento antes de desejar ajudá-los, sabemos que a gente só pode ajudar sem adoecer junto quando já estamos fortes. Concordo com os colegas que comentam a importância de incentivá-los ao tratamento. Um profissional com toda a certeza terá capacidade e técnica para isso. No mais, acredito que ir mostrando aos poucos, com carinho e zelo que acumular animais não é normal, que pode ser prejudicial para vocês e para eles... Este tipo de coisa junto ao incentivo para o tratamento e ver você se tratando acredito que serão suficientes. Reforço a colocação do colega, ninguém vai se tratar sem sofrimento, por isso é importante que antes de tudo eles compreendam o quanto podem estar se prejudicando e prejudicando os próprios animais. Para qualquer dúvida ou informação, me coloco a disposição.