Tenho síndrome do pânico e sou depressiva. Estava tomando venlafaxina + frontal xr fazia uns 3 anos

7 respostas
Tenho síndrome do pânico e sou depressiva. Estava tomando venlafaxina + frontal xr fazia uns 3 anos aprox. Devido a queda da libido e alguns problemas no figado, meu psiquiatra trocou a medicação para bupropiona + frontal sl, o que me fez dar uma baita de uma recaída depressiva. O que fazer?
Retorne com seu médico para conversar sobre esta recaída e procure um Psicólogo. O tratamento medicamentoso junto à psicoterapia pode lhe trazer bons resultados, aderir aos dois tratamentos é importante para cuidar destes sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
além de conversar com seu médico sobre todos estes efeitos colaterais e recaídas, o importante é procurar um acompanhamento terapêutico também, para lhe ajudar a lidar com as questões que envolvem seu quadro depressivo. Converse com seu médico e procure um psicólogo.
Converse com o seu psiquiatra sobre a recaída da depressão para que ele possa ajudar o medicamento. Sugiro terapia na linha cognitiva comportamental, pois para fobias como pânico e depressão, além das outras linhas, a cognitiva comportamental, tem alcançado ótimos resultados. Inclua atividade física e alimentação adequada, pois além do acompanhamento medicamentoso e terapêutico, ter hábitos saudáveis, ajuda muito no alivio da depressão. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
A resposta para a sua pergunta depende do tipo de problema que você tem no fígado, das doses que você utiliza (utilizava) de cada medicação e de quanto tempo você já está em uso de bupropiona. Venlafaxina e bupropiona tem mecanismos de ação diferentes, e, no que se refere à depressão, pacientes podem se dar melhor com um ou com outro especificamente. A bupropiona é uma ótima opção quando existe impacto na libido. O melhor é informar o seu médico, pois ele pode optar por ajustar a dose da bupropiona, ou até mesmo associar ela a outra medicação que aumente a potência antidepressiva.
É importante procurar seu médico e relatar o ocorrido para que ele continue a te medicar da melhor forma. Mas acredito que um acompanhamento psicológico possa dar um melhor resultado no tratamento de suas questões.
Penso que tão importante quanto buscar o contato com teu psiquiatra para rever a questão da medicação é, se já não estás fazendo, buscar acompanhamento com um psicólogo. Teus sintomas tendem a amenizar ou até sumir, com a medicação, porém tua maneira de agir e sentir, seguem no mesmo padrão de funcionamento. O autoconhecimento, a partir da terapia, entraria como elemento para mudar essa maneira de funcionamento que, pressuponho, está cristalizada.
Todas as vezes que você for a um médico e ele te receitar um medicamento que você tenha reações, o melhor é você retornar a ele, falar do que está acontecendo, para que ele o substitua. Não se preocupe, isso acontece com algumas pessoas. alguns remédios não se acostumam com nosso organismo. E deve ter sido seu caso. Vá lá ao médico que ele vai entender perfeitamente o que aconteceu.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1056 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.