Tenho TOC, fobia social e TAG. Tomo sertralina (100 MG) há 3 meses e há um mês, tomo Luvox 50 MG também.

4 respostas
Tenho TOC, fobia social e TAG. Tomo sertralina (100 MG) há 3 meses e há um mês, tomo Luvox 50 MG também. Estou com muita ansiedade, toc e dificuldades de concentração. Essa junção dos dois medicamentos pode ocasionar isso?
Você diz ter três diagnósticos: transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e fobia social. Depois, diz estar com muita "ansiedade, TOC e dificuldade de concentração".

1. A ansiedade é o seu diagnóstico, de modo que a gravidade dela pode oscilar, independente de a nova combinação de remédios a ter afetado. O mesmo em relação aos seus sintomas de TOC.

2. As dificuldades de concentração ocorrem como sintomas dos transtornos de ansiedade e também podem oscilar, ao longo do tempo.

3. Mudanças nas doses ou associação de novas medicações podem trazer alterações nos sintomas.

Tanto a sertralina quanto o Luvox (fluvoxamina) são inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS). Talvez seu psiquiatra tenha achado que a sertralina estivesse trazendo algum prejuízo, porque habitualmente se dão doses bem maiores de sertralina antes de se trocar por outra medicação e, normalmente, não se associam duas medicações com o mesmo perfil de ação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível que o colega medico tenha iniciado o Luvox para programar em seguida a retirada da sertralina. Com a introdução dele, há aumento da potencia dos medicamentos alem do aumento do nível sanguíneos de ambos. Isso pode ocasionar piora dos sintomas de ansiedade no início,mas posteriormente este sofrimento passa e aparecem os efeitos benéficos. A dificuldade de concentração pode ser pelo aumento da ansiedade. Procure seu medico pois após 30 dias já é possível ajustar mais seu tratamento. A disposição.
Os efeitos colaterais existem para ambos os medicamentos. Fique tranquila (o) pois suas duvidas podem ser sanadas pelo próprio profissional que prescreveu tais químicas. Sugiro buscar, paralelo a intervenção farmacológica, um acompanhamento psicológico para obter estrategias de enfrentamento e identificação de possíveis gatilhos desencadeadores para a ansiedade que inclusive pode afeta sua concentração e capacidade de manter a atenção.
O psiquiatra e o profissional que poderá auxilia-lo corretamente. O ideal será você ir a uma consulta com ele e conversar muito para entender o que esta acontecendo.
É importante o acompanhamento constante com o psiquiatra e realizar terapia semanal. Abraço.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.