tenho transtorno bipolar o medico disse que terei que tomar litio pelo resto da vida isso tras algum

5 respostas
tenho transtorno bipolar o medico disse que terei que tomar litio pelo resto da vida isso tras algum risco para os rins?
Os sais de lítio são tóxicos para os rins, e dependendo da quantidade ingerida pelo indivíduo, este poderá apresentar diversas síndromes, incluindo insuficiência renal aguda. Ocasionada na maioria das vezes por intoxicação ou alta dosagem de lítio. Por esse motivo é necessário que o paciente realize exames periódicos para controlar os níveis de Lítio na corrente sanguínea.

Att,

Jr. Gaia

Algumas medicações, como por exemplo o Lítio, tem a excreção fundamentalmente renal (ou seja, saem do organismo passando nos rins), mas isso não quer dizer que elas "estragam o rim". O Lítio é utilizado com frequência e como primeira escolha no transtorno bipolar, e há indicação de uso contínuo.
Para alguns pacientes o lítio apresenta toxicidade, mas só será observada no acompanhamento e poderá ser substituído se necessário (efeitos colaterais ocorrem em quaisquer medicações e dependem do organismo do paciente - um paciente pode ter alteração e o outro nunca apresentar com determinada medicação).

O ideal é seguir em acompanhamento médico regular, com exames periódicos e se possível, com terapia também, ajudando a entender melhor a doença.

Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
Além do acompanhamento médico, recomendo a Psicoterapia, para entender as origens emocionais relacionadas a bipolaridade e contribuir para ter um melhor convívio familiar, social e profissional.

Abraços.

Natalia
O uso do Litio por tempo prolongado pode causar disfunção renal, especialmente para pacientes que não tomam água em quantidade abundante ou em caso de tentativa de suicídio com o uso desta medicação em doses altas. A superdosagem é um fator de risco importante para a disfunção renal. O uso regular do Litio raramente causa a disfunção renal. É sempre importante analisar o perfil do paciente, histórico de uso prévio desta medicação, antecedente pessoal e familiar. Abraço!
O carbonato de lítio pode ser usado a longo prazo contato que a litemia ( dose do lítio no sangue) e a função renal e tireoidiana sejam monitoradas. SE houver alguma alteração a dose pode ser ajustada ou a medicação trocada, mas é um medicamento seguro e usado há décadas.
Não abandone seguimento com psiquiatra e quando tiver dúvidas ou perceber alguma alteração no humor ou física converse com seu médico.