tenho transtorno bipolar o medico disse que terei que tomar litio pelo resto da vida isso tras algum

5 respostas
tenho transtorno bipolar o medico disse que terei que tomar litio pelo resto da vida isso tras algum risco para os rins?
Os sais de lítio são tóxicos para os rins, e dependendo da quantidade ingerida pelo indivíduo, este poderá apresentar diversas síndromes, incluindo insuficiência renal aguda. Ocasionada na maioria das vezes por intoxicação ou alta dosagem de lítio. Por esse motivo é necessário que o paciente realize exames periódicos para controlar os níveis de Lítio na corrente sanguínea.

Att,

Jr. Gaia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas medicações, como por exemplo o Lítio, tem a excreção fundamentalmente renal (ou seja, saem do organismo passando nos rins), mas isso não quer dizer que elas "estragam o rim". O Lítio é utilizado com frequência e como primeira escolha no transtorno bipolar, e há indicação de uso contínuo.
Para alguns pacientes o lítio apresenta toxicidade, mas só será observada no acompanhamento e poderá ser substituído se necessário (efeitos colaterais ocorrem em quaisquer medicações e dependem do organismo do paciente - um paciente pode ter alteração e o outro nunca apresentar com determinada medicação).

O ideal é seguir em acompanhamento médico regular, com exames periódicos e se possível, com terapia também, ajudando a entender melhor a doença.

Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas
Além do acompanhamento médico, recomendo a Psicoterapia, para entender as origens emocionais relacionadas a bipolaridade e contribuir para ter um melhor convívio familiar, social e profissional.

Abraços.

Natalia
O uso do Litio por tempo prolongado pode causar disfunção renal, especialmente para pacientes que não tomam água em quantidade abundante ou em caso de tentativa de suicídio com o uso desta medicação em doses altas. A superdosagem é um fator de risco importante para a disfunção renal. O uso regular do Litio raramente causa a disfunção renal. É sempre importante analisar o perfil do paciente, histórico de uso prévio desta medicação, antecedente pessoal e familiar. Abraço!
O carbonato de lítio pode ser usado a longo prazo contato que a litemia ( dose do lítio no sangue) e a função renal e tireoidiana sejam monitoradas. SE houver alguma alteração a dose pode ser ajustada ou a medicação trocada, mas é um medicamento seguro e usado há décadas.
Não abandone seguimento com psiquiatra e quando tiver dúvidas ou perceber alguma alteração no humor ou física converse com seu médico.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.