Tenho transtorno de ansiedade e costumo ter alguns sonhos sem sentido, sempre no decorrer do dia fico
8
respostas
Tenho transtorno de ansiedade e costumo ter alguns sonhos sem sentido, sempre no decorrer do dia fico com aquela sensação de angústia muito forte, inquietação, tristeza, prostração. Esses sonhos valem a pena ser discutidos na terapia? Ou seria só perda de tempo? E ainda mais confusão?
Os sonhos não trarão mais confusão à sua vida, pode ter certeza. São produzidos por você, para você - pensar sobre eles pode te ajudar muito a avançar durante o processo psicoterápico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Os sonhos são maneiras muito ricas do inconsciente trabalhar nossa psique. As sensações que você cita podem ser decorrentes de sonhos, como de outras fontes. Trabalhá-los em uma psicoterapia é uma forma eficaz para sua saúde mental. Por isso, vale a pena sim você procurar um psicólogo. Não será perda de tempo cuidar-se! Se sentir-se confuso, pergunte, questione , fale de seus incômodos com o profissional ! A sua fala é o elemento de excelência da psicoterapia e de seu tratamento.
Olá, os sonhos embora nos pareçam muito confusos na maior parte do tempo, são excelentes auxiliares, pistas que podem nos auxiliar no entendimento de nossas emoções, conflitos, angústias que se passam conosco. Levá-los a terapia sempre que sentir vontade pode sim ser de grande utilidade. Ainda assim, dentro da linha psicanalítica, incentiva-se a fala livre do paciente, que ele não se ocupe de preparar uma pauta para suas sessões e possa trazer para a conversa aquilo que surgir em seus pensamentos naturalmente, assim então, deve haver sem dúvida espaço para discussão de seus sonhos mas que eles possam voltar a sua mente naturalmente e não como uma obrigação a ser trabalhada na terapia. Melhoras, se precisar conte comigo.
A psicologia possui linhas de tratamento diferentes. Os sonhos para as linhas psicodinâmicas revelam sinais sobre seus conteúdos internos. Na comportamental e na TCC a interpretação dos sonhos não são pontos chaves do tratamento. Eles podem ser abordados, debatidos para melhor entendimento do mundo símbolico do paciente, mas para essas linhas o controle da ansiedade se dará através de técnicas que envolvem alterações cognitivas e técnicas de relaxamento e trabalho com a respiração. Busque uma linha que você mais se indetifique.
Com certeza , sonhos tem os seus significados, que merecem ser trabalhados , traz grandes conteudos para a terapia/ se ainda não faz , procure ajuda , você vai te entender, o conteúdo simbolico, e compreendendo melhor.
Procure um psicólogo para que seja avaliada a sua situação .
Os sonhos são uma forma muito importante de acesso ao nosso interior, gosto de chamar os sonhos como, mensagens da alma. Acredito que não seja uma perda de tempo e você pode sim trabalha-los em terapia, trarão um rico conteúdo para você.
Na sua psicoterapia você pode falar tudo que sente que precisa ser dito. Os sinais e manifestações do nosso interior nunca é sem sentido, em algum momento a peça do quebra-cabeças encaixa e tudo fica mais claro. O sonho é uma das ferramentas mais importantes para análise e autoconhecimento e se você sentiu que é pra falar não exite, assim como quando vier uma frase ou algum pensamento que num primeiro momento pareça besteira...boas reflexões!!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu psiquiatra receitou 2 cps de pregabalina 75mg e um compr de quetiapina 100mg ambos à noite. Acordei bem, mas no meio do dia me deu uma sonolência absurda que fui obrigada a deitar e dormir. Acordei às 18h e pouco. Nunca fui de dormir durante o dia. É normal?
- Eu já tomava o fluoxcetina, mas eu esqueça de toma, eu senti crises e voltei a tomar o medicamento, agora eu gostaria de saber quando tempo vai passar esse mal estar tipo tontura?
- Eu penso o tempo todo que. Aí entrar alguém e vai me matar, penso que vai entrar alguém pra me roubar penso que vão pegar a minha filha e fazer maldades, já nem assisto notícias e nem gosto de ouvir nada eu hj pude perceber isso que eu fico com medo de acontecer isso eu já estou providenciando a consulta…
- Sofro de TAG e uso Escitalopram 15MG há um ano. Venho tendo sonhos recorrentes em que situações cotidianas e nem tão cotidianas ocorrem, e dentro do sonho eu me preocupo com o que me preocupa apenas na vida real, como o medo de uma dst, tomar medicação e se tal remédio vai conflitar com o antidepressivo. É…
- tenho problemas com meu pai desde que me entendo por gente, e toda vez que tento falar com ele eu começo a chorar e simplesmente não consigo parar, por mais que eu queira. consigo falar sobre com qualquer pessoa menos com ele. sinto que cada vez mais isso vai ficando maior pois não consigo colocar pra…
- Minha mãe está fazendo tratamento contra o câncer com quimioterapia e rádio. Também usa morfina de 30mg e pregabalina de 12 em 12h e usa também amitriptilina uma vez à noite. Tá tomando um suplemento phosphopure. Há dois dias está sem conseguir movimentar as duas pernas. Seria efeito colateral de algum…
- Minha mãe está em tratamento contra o câncer com quimioterapia e está tomando pregabalina. Também está usando um suplemento (phosphopure) e perdendo o movimento das pernas. Seria efeito ao medicamento?
- Tomo pregabalina de 75, quetiapina de 50, alprazolam de 2mg. O médico que passou Faz algum mal misturar essas medicações?
- Ontem tive uma crise de ansiedade bastante forte, para além dos sintomas comuns aconteceu algo que nunca tinha acontecido comigo, fiquei com os músculos das mãos e dos braços completamente contraídos, ficando com a mãos presas em forma de pinça, sem ser capaz de executar qualquer tipo de movimento, durou…
- como controlar o nervosismo antes de falar em publico??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 259 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.