Tenho transtorno de personalidade narcisista vulnerável e preciso de orientacao para tratamento . Li

25 respostas
Tenho transtorno de personalidade narcisista vulnerável e preciso de orientacao para tratamento . Li que terapia tradicional não funciona e que utiliza se a cognitivo comportamental, mas será que funciona?
Olá, na psicologia existe varias abordagens, porém é de fundamental importância que no processo da psicoterapia exista entre o psicólogo e paciente um vinculo positivo.
Mas você pode fazer uma avaliação com a abordagem comportamental, psicanalise, fenomenologia existencial , entre outras.
Boa sorte.

Olá
O espaço de fala e de conseguir se escutar, se dar conta do que é isso que você chama de personalidade narcisista vulnerável, porque e como isso lhe aparece e quais são as vantagens que esse transtorno tem em sua vida é fundamental para você ter maior consciência e responsabilidade sobre isso que, apesar de lhe causar problemas, está intimamente relacionado com você. É por esta via que a psicoterapia analítica pode lhe ajudar. Em minha experiência como clínica, percebo que as pessoas estão mais interessadas em resolver seus problemas do que com a abordagem do psicólogo, mas como isto te interessa, pesquise, converse com alguns psicólogos das variadas abordagens. De qualquer forma, um bom profissional está preparado e terá o intuito de lhe ajudar com esta questão independente de sua abordagem. Espero ter ajudado a elucidar minimamente como funciona a psicoterapia de abordagem analítica. Até mais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Caro paciente, acredito que a explanação dos colegas acima foram de extrema precisão e assertividade. Somado a isso, penso ser imprescindível que antes de se ter um diagnostico conclusivo no tocante a personalidade é importante o aprofundamento terapêutico em algumas questões basais presentes nos processos inconscientes, além de poder identificar o motivo que o levou a desenvolver tal quadro e os incômodos que este te suscita. Nesse sentido, um trabalho mais profundo com ênfase na causa e na origem do sintoma seria bastante indicado. Espero poder ter contribuído.
Olá, na psicologia existe varias abordagens, porém é de fundamental importância que no processo da psicoterapia exista entre o psicólogo e paciente um vinculo positivo.
Não fique preso a abordagens, mas sim na resolução do seu problema.
O que precisar conte comigo.
Olá. Que bom que te deu conta e reconhece o narcisismo, com certeza esse é o passo principal. Sim, a TCC é a mais indicada, mas como já disseram acima, o vínculo com o profissional é o mais importante. Procure um terapeuta que te inspire confiança. Abraço
Olá! Cada linha da psicologia possui suas vantagens, algumas são mais indicadas para determinados problemas/dificuldades que outras. Mas o fundamental é você confiar no profissional, estabelecer o vínculo terapêutico e se emprenhar para obter a sua melhora, seu objetivo.
Olá, boa tarde! Diferentes linhas da psicologia podem sim funcionar para os mais variados sofrimentos/dificuldades. O ponto essencial seria ver qual estilo de terapia você preferiria, qual se enquadraria melhor para você. Por exemplo, será que você procura um terapeuta que tenha um estilo mais interventivo/participativo (que levante hipóteses, dê sugestões, sugeria técnicas/exercícios), ou um que fique mais passivo e te deixe mais pensando por conta própria?
Com base nisso, você pode procurar psicólogos e pedir mais informações sobre o estilo de atendimento deles. Algumas abordagens tendem a serem mais interventivas do que outras, mas no fim, é o estilo do próprio terapeuta que determinará isso.
Fico a disposição se quiser conversar mais sobre o processo de terapia para entendermos/transformarmos o que você desejar, em relação ao que está ocorrendo com você. Abs!
Tudo muito bem explicado pelos colegas acima. Ressalto. Uma escuta profissional, pautada pelo sigilo e pela ética, irá propiciar um lugar de fala para você. Procure uma terapia para que possa falar sobre o diagnóstico e outras questões que possam surgir, cuide-se! Um abraço.
Olá, penso que esse acesso as abordagens psicológicas é bem interessante a nível de conhecimento da sociedade, entretanto o papel fundamental de todo psicólogo é oferecer uma escuta qualificada, atrelada a ética profissional, associado a técnicas com a finalidade de minimizar o sofrimento de qualquer pessoa. Para isso, todas as abordagens terão o mesmo objetivo, sendo que por caminhos diferentes. Sugiro que você procure um profissional de psicologia que seja da sua confiança, a fim de falar sobre o diagnóstico que você recebeu e assim poder lidar com as questões emocionais e sentimentais que possam estar presentes ou que venham aparecer.
Espero ter ajudado!
Olá!
Independente do tipo de abordagem vai funcional sim, mas o importante é você se identificar com o profissional e também o domínio da técnica aplicada pelo psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá! Há 2 aspectos que são pertinentes quando se considera fazer psicoterapia: qual a lógica da abordagem/domínio da profissional e quão conectado empaticamente (acolhimento/comunicação) você pode se sentir. É preciso se aproximar um pouco mais. Você saberá. Tudo de melhor!
Olá!
Seja qual for o transtorno que tu nomeias como teu, o tratamento psicológico vai estar intricado com seu desejo em olhar para si mesmo. O profissional e sua formação teórica e ética contribuem, mas é fundamental a tua abertura para desvendar este lugar que ocupas na vida.
Sem isso, a psicoterapia pode ser apenas ortopédica, ou seja de ajuste e não de ultrapassar posições e se fazer mais consciente da tua parte no que te “acomete”.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa tarde. Como muitos colegas já falaram, na psicologia existem diversas abordagens. A terapia cognitivo-comportamental é uma das práticas psicológicas baseadas em evidências e que tem eficácia comprovada no tratamento de diversos transtornos/queixas. Como a aliança terapêutica é fundamental, é preciso buscar alguém em que você se sinta a vontade e confie. Espero ter ajudado.
Olá, todas as abordagens terapêuticas foram desenvolvidas para tratar das mais diversas questões psicológicas, porém, como a orientação que você recebeu, não podemos deixar de admitir que cada uma também tem os seus diferentes pontos mais fortes e por isso podem ser mais indicadas para determinados casos. A TCC é uma boa indicação sim, porém, considero importante ressaltar que existe uma abordagem - a Terapia do Esquema - que foi criada para tratar principalmente os casos de transtornos de personalidade borderline e narcisista, que costumam ser, digamos, "um pouco mais complexos ou difíceis de serem tratados".

Obs. Essa abordagem trata esses casos mas justamente por tratar os mais complexos, tem também potencial e tem sido muito utilizada para tratar outros sintomas ou transtornos de personalidade. Achei importante comentar apenas por ter foco nesses 2 transtornos, que se tornam mais delicados pela sua profundidade, complexidade e rigidez emocional, mas que ainda assim, são muito passíveis de terem os seus sintomas amenizados. Boa sorte! Conte conosco.
Olá! Não importa a abordagem e sim o vínculo terapêutico entre analista e analisando. Penso que o que funciona é uma compreensão aprofundada das suas emoções. Busque por ajuda!
Olá.
Recomendo um ótimo Psicólogo Clínico que utilize a abordagem Terapia Cognitiva Comportamental, em sessões de psicoterapia.

Espero ter ajudado.
Grato.
Sucesso.
Não, até porque não se trata de funcionalidades. Procure um psicanalista que possa oferecer uma escuta mais abrangente e em processo. Boa sorte!
Sim! A Terapia Cognitivo Comportamental é indicada para o tratamento. Em geral, ajudará a identificar crenças disfuncionais e comportamentos negativos e substituí-los por outros mais saudáveis e positivos. Estou a disposição. Conte comigo!
A TCC tem bons resultados com TPN. Porém, uma das terapias com melhores resultados é a terapia comportamental dialética. Tem base na TCC também. Um bom profissional experiente poderá lhe ajudar
Olá, o importante é procurar um profissional competente, que traga confiança e empatia. Todas as abordagens podem ajudar. Um processo terapêutico, com um vinculo bem construído te ajudará a compreender o que está acontecendo contigo, te trará autoconhecimento e alivio ou extinção dos sintomas que impactam o dia a dia. Boa sorte. Abraços.
Cara, no seu caso aconselho a Terapia Comportamental Dialética ou a Terapia do Esquema, são as melhores para tratamento de transtornos de personalidade. Abraços
Olá, qualquer terapia irá ajudá-lo, mas o essencial é você estar aberto ao tratamento e tenha uma relação terapêutica. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma ótima abordagem. Um abraço.
Olá! Entendo tua preocupação em achar uma abordagem que seja mais eficaz. O ponto é que tu podes ter melhoras com qualquer uma delas, depende o que especificamente estás buscando modificar e tratar. Qual o seu objetivo (motivação) com o tratamento? Com a terapia, você poderá ter uma melhoria na qualidade de vida ao desenvolver habilidades para lidar com as pessoas, as emoções e os problemas que surgem na sua vida. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Olá. Você vai precisar fazer para descobrir. Boa sorte!
O narcisismo é uma emoção de segundo nivel que se desenvolve a partir de um ambiente familiar pouco acolhedor. O mais importante neste caso é encontrar um terapeuta bem formado e experiente, que possa te auxiliar em seu caminho da sair do narcisismo secundario.