Comportamento passivo-agressivo tem meios de melhorar?

26 respostas
Comportamento passivo-agressivo tem meios de melhorar?
Tem sim e terapia pode ajudar muito nesses casos. Boa sorte

Olá, tem sim. O psicólogo ajudará vc a compreender melhor o que está acontecendo e o porque a saída passivo-agressivo é a que vem primeiro.
Procure um profissional que vc confie e se sinta à vontade. Isso é fundamental.
Espero ter te ajudado.
Têm sim mas é necessário perceber se tal transtorno está relacionado em um quadro de transtorno de personalidade para poder trabalhar tbm com ajuda do profissional psiquiatra bem como psicoterapia.
Sim. Além da Psicoterapia, um profissional da área da Psiquiatria tb deve acompanhar o caso. Mas o sucesso do tratamento tb vai depender muito do paciente. Ele tem que estar disposto ao autoconhecimento para trabalhar com essa situação de maneira a obter resultados mais significativos e positivos. É um trabalho conjunto.
Sim, mas depende da pessoa que precisa ser tratada. Ser passivo-agressivo é negar sentimentos negativos dentro de si e não enfrentar a situação de forma clara e transparente. Para que a mudança aconteça a pessoa precisa entender que expressar os seus sentimentos, conversar de forma transparente e negociar com argumentos é a melhor forma de resolver uma situação e não fugir, dizer uma coisa e fazer outra. Ou seja, a mudança de comportamento exige enfrentamento. O psicólogo pode ajudar, pois tem a seu favor técnicas de enfrentamento e o vínculo de confiança criado com o cliente, possibilitando um campo fértil para amadurecimento e desenvolvimento de novas habilidades.
O comportamento passivo-agressivo pode ser a manifestação comportamental de diferentes quadros clínicos, por isso é importante buscar uma avaliação e diagnóstico adequados. Depois de identificado o quadro clínico, pode ser indicado o tratamento mais efetivo para cada caso. O paciente então poderá compreender a função deste comportamento e então entender o ônus de estabelecer esse tipo de reação nos seus relacionamentos. A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar a eleger novos comportamentos, que sejam mais adaptativos e tragam melhora na qualidade das suas relações. Ao mesmo tempo, vai trabalhando e modificando as crenças centrais e pensamentos disfuncionais que fazem a pessoa eleger esse tipo de reação. O paciente precisa estar disposto à autocrítica e à mudança, e para isso o estabelecimento de uma boa relação com o terapeuta é essencial, do contrário ele pode levar os comportamentos passivo agressivos para a terapia, sabotando-a. Espero ter auxiliado e também torço para que encontre um bom terapeuta! Abraço!
Sim .Primeiro se faz uma avaliação do paciente para ver quando surgiu,como surgiu,quais as situaçôes que acionam o problema e outras para conhecer o paciente,depois inicia-see um trabalho sobre o que foi avaliado..Os resultados costumam ser muito bons.
Sim a psicoterapia e muito útil para as mudancas de padrões comportamentais.
Primeiro se faz uma análise funcional do comportamento ouvindo sua história para que ajude o paciente a fazer um autoconhecimento. Logo em seguida começamos com técnicas comportamentais para que o paciente possa desenvolver um padrão mais assertivo. Muitas vezes o paciente não foi treinado quando crianças pelos pais,professores e pessoas significativas a expressar adequadamente desejos e sentimentos. A terapia facilita muito esse desenvolvimento , podendo ter em alguns casos a parceria com do psiquiatra.
Olá, tudo bem? O importante é que você já está se interrogando, percebendo que há algo em ti que te causa sofrimento e se questionando a respeito disso. Esse é um ótimo começo para um processo de análise. Pelo jeito, algo na maneira de você agir está atrapalhando suas relações e, talvez, você não esteja conseguindo agir de outras formas pela intensidade do que sente. De qualquer forma, apenas em um processo de análise, psicoterapia, é possível aprofundar tais questões e entender aspectos particulares teus. Um abraço.
É possível conseguir melhora através de Psicoterapia. Alguns casos necessitam de tratamento combinado com medicação.
O comportamento passivo-agressivo foi uma forma de lidar com o mundo que funcionou num determinado momento da sua história pessoal. E hoje, não funciona mais... Na vida adulta, tende a gerar muitos prejuízos, em especial nos relacionamentos mais próximos. É necessário encontrar novas formas de se resolver problemas e melhorar sua forma de se relacionar com o mundo e as pessoas. Busque ajuda. Vale a pena!
A TCC auxilia na melhora do comportamento passivo-agressivo, através do auto-conhecimento e treinamento de seu auto-controle. Dependendo do grau se faz necessário o uso de medicações psicotrópicas necessitando de acompanhamento psiquiátrico também.
Sim, claro! A psicoterapia leva a compreensão dos mecanismos que levam a pessoa ter tal comportamento e através dela terá condições para modifica-los.
Com certeza pode melhorar! Desenvolvendo um comportamento assertivo....a assertividade faz parte do treinamento de habilidades sociais e a Terapia Cognitivo - Comportamental seria mais indicada!
Sim! A terapia pode te auxiliar neste processo. Em especifico, a Terapia Cognitivo-Comportamental, vai te ensinar técnicas de habilidades sociais por meio de um treinamento comportamental de como lidar com as situações do seu cotidiano. Além de compreender suas emoções e ter uma melhor gestão delas. Procure um/a psicólogo/a!
Bom dia, pode melhorar sim, precisa frequentar uma psicoterapia para se conhecer melhor e compreender as causas, o Brainspotting, o EMDR e a Abordagem Integrada na Mente (AIM) podem ser uma das terapias a serem escolhida para ter uma melhora significativa num tempo relativamente breve. Procure um psicologo perto de você que trabalhe com alguma dessas terapias.
Tem como melhorar sim, o ideal seria buscar um profissional da área da psicologia que trabalhe com Treinamento de Habilidades Sociais.
Sim. Nenhum destes padrões é inato, ou seja, independem da aprendizagem. Estes comportamentos foram aprendidos diante das condições que existiam quando eles surgiram. Não é "falta de educação" mas sim uma relação entre as batalhas que cada um viveu e sua forma de se adaptar a elas. Fazendo psicoterapia novos padrões podem ser aprendidos que substituam os efeitos perniciosos da passividade/agressividade.
Com certeza! Agressividades - no geral - são uma das principais queixas que levam pacientes a buscarem a psicoterapia. Normalmente essa agressividade se manifesta de forma confusa e incompreendida pelo paciente, muitas vezes de forma camuflada, como no caso da pergunta: passivo-agressivo. Desta forma, gera sofrimento e problemas em diversas áreas da vida: social, profissional, relacionamentos amorosos e familiares. A psicoterapia é o meio mais propício para compreender a origem e a função que esta agressividade tem para o paciente, permitindo a ele ter mais liberdade frente a este mecanismo de defesa e se livrando dele nos momentos indesejados.
Todo comportamento é passível de mudança, neste caso é importante primeiro entender o motivo que leva essa agressividade, e assim iniciar um tratamento com psicologo.
O primeiro passo é reconhecer o problema.
abçs
Olá! A comunicação é algo que sempre pode melhorar com treinamento em habilidades sociais. O objetivo é se comunicar de foma assertiva, ou seja, ter em mente que o que deseja e pensa é importante e deve ser expressado de maneira clara, objetiva e não agressiva, porque o que os outros pensam e desejam também importa e deve ser respeitado. Uma psicóloga(o) que trabalhe com terapia cognitivo comportamental pode te ajudar. Procure alguém que possa realizar THS - Treinamento em Habilidades Sociais. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Treinamento de habilidades sociais - R$ 160
Olá, boa tarde! Todos os nossos comportamentos são "construções", eles nunca são aleatórios, sempre há fatores por trás deles. Sabendo disso, é possível, usando diferentes recursos e técnicas na psicoterapia, buscar compreender o que está por trás do comportamento passivo-agressivo (mesmo que seja algo inconsciente, que a pessoa não saiba), e transformar isso, para que as coisas ocorram de uma forma mais construtiva, diferente. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito do processo. Abs!
Olá!
A percepção que tal mecanismo está em funcionamento já é um início para desarticula-lo. Um tratamento psicanalítico ajudará muito!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Não sei se estás buscando saber para ti ou para alguém querido, mas o ponto inicial para qualquer processo de melhora é o reconhecimento que se tem um problema e que precisa de ajuda para tratá-lo.Procure um profissional que te passe confiança e inicie um processo terapêutico. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Com certeza. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço
Com certeza, é uma sub-espécie de bipolarida, e com um terapeuta bem formado e experiente, é possivel a melhoria
Claro, em psicoterapia é possível trabalhar e identificar os fatores que fazem esse comportamento presente. Estou aqui e um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100