Tenho trombofilia mutação MTHFR C677T heterozigoto, sou pós bariátrica e tenho anemia, deficiência d

4 respostas
Tenho trombofilia mutação MTHFR C677T heterozigoto, sou pós bariátrica e tenho anemia, deficiência de ferro, B12, vitamina D. Tive 1aborto espontâneo com 8 semanas com perda fetal na 6semana. E dois abortos espontâneos. Minha hematologista e ginecologista disseram que assim que eu tiver um resultado positivo devo iniciar a enoxeparina, seria arriscado eu engravidar com todos esses problemas?!
Uma gravidez em uma mulher de 20 anos sem nenhum problema de saúde é de baixo risco. Doenças adicionais e maior idade conferem maior risco a gravidez e devem ser monitoras de perto e eventualmente internadas. Porem a medicina está preparada para dar o apoio aquelas mulheres que desejam ter filhos e não tenham contraindicação absoluta (como câncer em atividade). A decisão sempre será da paciente.

O risco é de aborto de repetição mas com as medidas preventivas que orientamos a gravidez pode chegar a termo consulta seu ginecologista para melhor exclarecimentos
Olá. Vc apresenta alguns fatores de risco para complicações obstétricas, o que caracteriza um gestação de alto risco e não de risco habitual, que é mais comum. Primeira coisa que vc precisa saber é que a mutação da Metilenotetraidrofolatoredutase em Hererozigose, está presente em 40% da população geral e não representa riscos à gestante, ou seja, não é causa de abortamentos, isso já está mais do que provado, portanto, não se preocupe com isso... mas pelo fato de ser pós-bariátrica, com anemias carenciais, e com passado de abortos prévios, exigirá um cuidado maior durante próxima gestação. Sem dúvida, necessitará de um acompanhamento hematológico, com hematologista experiente em Obstetrícia, para programar melhor sua nova gestação, mas não vejo, neste contexto, proibição de engravidar!
Existem muitos estudos publicados sobre as mutações do gen MTHFR, vários deles contraditórios entre si, alguns relacionando a mutação a aumento de risco para trombofilia e perdas gestacionais, alguns negando risco estatístico aumentado. Existem estudos relacionando as alterações de MTHFR a defeitos de tubo neural nas gestações. Os estudos ressaltam diferenças entre homozigotos e heterozigotos e entre a C677T e a A1298C, assim como o nível de homocisteína. O importante é analisar caso a caso individulamente e junto a família chegar a um conjunto de recomendações, cuidados e reposição oral, que minimize riscos, trazendo paz e tranquilidade para uma gestação de sucesso.