Tenho um filho com 18 anos que está sendo tratado com diagnóstico de Bipolar a oito meses, no entanto,

10 respostas
Tenho um filho com 18 anos que está sendo tratado com diagnóstico de Bipolar a oito meses, no entanto, queremos ter uma segunda opinião. Qual especialista procurar?
Procurando um psiquiatra de sua confiança, sugiro uma avaliação Neuropsicologica e uma terapia psicológica para ampliar sua consciência consigo mesmo.
Atenciosamente!
Mônica Araújo!

Sem duvida um médico psiquiatra. O processo diagnóstico é algo delicado principalmente porque uma série de questões que possam confundir devem ser excluídas. Um exemplo são doenças físicas que podem simular ou piorar sintomas mentais. Somente o médico psiquiatra tem condições, nesse atendimento inicial de solicitar exames complementares com dosagens hormonais,teste de uso de substâncias, além de exames de imagem se houver necessidade. Após feito o diagnóstico, outros profissionais como Psicologo tem papel fundamental no seguimento do paciente.
O cuidado em saúde mental a cada dia mais tem sido feito por uma equipe multi/interdisciplinar. Mas entendo que, para uma investigação diagnostica inicial, uma avaliação psiquiátrica seria adequada. Fundamental também neste processo é uma conversa franca e esclarecedora e psicoeducativa com o profissional que já lhe assiste.
Um abraço !
Sugiro que procure um psiquiatra para avaliar se a medicação precisa ser alterada, doses e até mesmo troca ou acréscimo de outra medicação e um psicólogo para que avalie o seu filho e possa juntamente com o psiquiatra realizar o tratamento adequado. Boa sorte.
Segunda opinião é importante, mas cuidado para não postergar muito, pois necessita de cuidados e intervenções com medicação (dependendo do grau) e psicoterapia. Temos uma questão importante que é a idade, tomada de responsabilidades, dúvidas naturais da idade, certo nervosismo e ansiedade que são típicas da idade. Procure um neurologista ou psiquiatra e principalmente inicie um processo de psicoterapia com ele! Boa sorte!
Se ainda tem alguma dúvida quanto ao tratamento é importante procurar sim outro profissional para uma segunda opinião.
Neste caso o psiquiatra é o profissional mais indicado. Será importante também acompanhar com o psicólogo cognitivo comportamental que o auxiliará à possiveis mudancas e também no reforçamento do tratamento médico. Abraços.
A Avaliação Neuropsicológica pode contribuir muito neste processo, tanto com a família quanto com os profissionais envolvidos.
A avaliação tem como objetivo identificar prejuízo funcional e a presença de distúrbios e o grau de sua evolução, orientando intervenções de reabilitação, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias.
Trabalhar com o apoio de um Psicólogo associado ao do psiquiatra e a outros profissionais, será um diferencial, pensando na identificação das dificuldades e estabelecendo metas para gerar novas habilidades no enfrentamento destas dificuldades.
Obrigada pelo contato, gratidão!
Procure um psiquiatra e posteriormente um psicólogo para orientar a família e dar suporte psíquico ao seu filho.
Gd abraço!
Denise
Um psiquiatra, se possível procurem um psiquiatra especialista em Transtorno Afetivo Bipolar para confirmar ou descartar o diagnóstico e esclarecer as possíveis dúvidas. Boa sorte!
Sugiro procurar um psiquiatra especialista em adolescentes bem como uma consulta com um psicólogo para obter um diagnóstico mais fidedigno e um tratamento eficaz