Tenho um problema com a minha auto-estima, as vezes não consigo me divertir quando saio, porque acho

17 respostas
Tenho um problema com a minha auto-estima, as vezes não consigo me divertir quando saio, porque acho que as pessoas estão julgando minha aparência ou rindo de mim. Tenho um histórico de distúrbio alimentar e vivo entre comer demais e não comer nada. Existe tratamento? Qual?
Uma boa terapia pode lhe ajudar e muito na questão da autoestima e no distúrbio alimentar. A questão da autoestima está associada ao pensamento de estarem rindo ou olhando para você, esses são tópicos que você poderá conhecer melhor dentro de uma terapia. Escolha um bom profissional para te ajudar, pesquise se este é cadastrado no Conselho Regional Profissional e boa sorte!

Concordo com o colega! Procurar a ajuda de um psicólogo será importante para que você trabalha sua baixa autoestima e desenvolva o autoconhecimento, buscando, assim, melhorar sua autoimagem. Provavelmente os distúrbios alimentares também podem ser decorrentes dessa necessidade de se encaixar em padrões de beleza impostos pela sociedade e, na maioria das vezes, impossíveis de serem alcançados, causando o sofrimento.
Uma boa autoanálise permitirá que você entenda melhor os mecanismos que ocasionam essa mal-estar e permitirá que você desenvolva formas de aumentar sua qualidade de vida.
Conforme disse o colega acima, o acompanhamento com um psicólogo irá te ajudar a compreender e lidar com as emoções que provocam tanto sua insegurança, como os distúrbios alimentares.
Nem sempre conseguimos, sozinhos, trabalhar com essas emoções.
Ola,

A terapia é um mecanismo fundamental para conhecimento próprio e de desenvolvimento pessoal, muitas pessoas passam pelo que você esta vivendo hoje, não pense que esta sozinha (o).
Existe sim uma maneira de lhe ajudar, procure um psicólogo, comece um bom tratamento que você verá a diferença. Aos poucos essa angustia deixará de te perturbar e você resgatará sua auto estima.

Att,
No seu discurso você identifica duas questões clínicas que podem ser trabalhadas, isso já é um primeiro passo. Minha contribuição a você, é que procure um psicólogo para cuidar das questões relacionadas a auto estima e um endocrinologista para cuidar do seu Transtorno Alimentar.
Ola! A terapia poderá te auxiliar no processo de estima e do distúrbio alimentar. No processo terapêutico terá a oportunidade de compreender a "raiz" da sua baixa estima para poder trabalhar neste tema e voltar a se sentir bem, assim como entender o porque que desta impulsividade com relação a alimentação e poder através do tratamento obter alivio e conforto.
Sugiro que procure um terapeuta. Abraco,
Ola,

A terapia com foco em PNL - programação neurolinguística poderá te ajudar a resolver esta situação definitivamente. Nesta terapia você poderá estabelecer os seus objetivos para uma vida saudável e entender os motivos que te levaram ao excesso de peso, resgatando a sua auto estima.
Tuas questões são importantes e que bom que tu tem clareza e está buscando saídas. Uma psicoterapia eficaz vai te orientar inclusive se precisares de outros encaminhamentos e te indicará bons profissionais. Infelizmente, a questão que tu colocas é comum, pois temos padrões sociais de grande exigência e nos prejudicamos tentando correr atrás de uma idéia de perfeição. Me coloco à disposição, mas torço pra que tu procure e ache um bom auxílio profissional.
Sim , é importante você promover o auto conhecimento , a psicoterapia cognitiva comportamental é uma excelente opção .
Existe um protocolo de Atendimento da Terapia Cognitivo Comportamental, que auxilia tanto no questionamento e reconstrução destes pensamentos assim como auxílio com atividades e tarefas psicológicas que auxiliam no processo de emagrecimento.
Reconhecer o problema e que precisa de ajuda é o passo mais importante. Agora cabe a você continuar esse processo. Verá que o autoconhecimento sobre como se desenvolveu o conflito na autoestima e consequentemente na autoimagem contribuirá em estratégias de enfrentamento. Grande abraço.
Sua relação com a comida ( ou tudo ou nada) pode ter muito a te dizer sobre. Você não se diverte, pois se ocupa em checar o lugar que tem pra o outro, nesse caso, de menos, mas esse lugar não foi dado pelo outro, mas por você. Um bom profissional pode te ajudar a ir mais adiante, encontrar suas razões e ao se debruçar sobre sua história subjetiva pode encontrar recursos pra responder de outros modos, sair do "tudo ou nada". Boa sorte!
É possível sim você se sentir bem com você mesmo!
Como os colegas acima disseram, uma boa terapia irá te ajudar bastante, porém, vale a pena seu quadro ser avaliado por um bom psiquiatra caso haja necessidade de entrar com medicamento.
Alinhar medicamento com terapia, faz com que o tratamento seja muito mais eficaz.

Boa sorte!!
Como você menciona histórico de distúrbio alimentar, pode ser necessário retomar algum acompanhamento que tenha feito no passado, por exemplo: com nutricionista ou psiquiatra. Em caso de não ter realizado acompanhamento com alguma destas ou outras especialidades é indicado uma avaliação médica.

No que se refere à sua relação com sua auto estima, a dificuldade em se divertir e os pensamentos com relação ao julgamento que as pessoas possam estar fazendo de você é indicado uma psicoterapia.

É comum em alguns distúrbios alimentares a pessoa distorcer a própria imagem corporal, ou seja, perceber-se de forma diferente, geralmente depreciativa ou ainda pensar que outras pessoas possam estar avaliando negativamente sua forma física.
Já pensou em praticar algum esporte ou coisa do tipo? Melhore sua socialização e faça bons amigos que você da um jeito nisso, isso não é doença, você apenas precisa se encontrar. Conheça o que você realmente sente por trás desses distúrbios e transtornos.
Ótimo que você está querendo se cuidar. Está no caminho certo para se auto-conscientizar e se auto-afirmar enquanto ser humano. Em qualquer abordagem que a Psicologia propõe será de grande valia para você, e se achar necessário busque ajuda tambem do psiquiatra, pois juntos você obterá grandes resultados, minimizando assim seus atos repetitivos e sua ansiedade.
Át.
Monica Araújo.
Especialista em transtornos de ansiedade.
Cuide da sua mente e de seu corpo, procure um terapeuta para te ajudar nas questões emocionais, um Nutricionista para ajudar a equilibrar da melhor forma sua alimentação e um professor de educação física para te ajudar a criar um rotina de treinos e melhorar sua saúde e auto-estima!! Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos! um abraço Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer