Tenho um problema com a minha auto-estima, as vezes não consigo me divertir quando saio, porque acho

17 respostas
Tenho um problema com a minha auto-estima, as vezes não consigo me divertir quando saio, porque acho que as pessoas estão julgando minha aparência ou rindo de mim. Tenho um histórico de distúrbio alimentar e vivo entre comer demais e não comer nada. Existe tratamento? Qual?
 Rafael Oliveira Gomes da Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
Uma boa terapia pode lhe ajudar e muito na questão da autoestima e no distúrbio alimentar. A questão da autoestima está associada ao pensamento de estarem rindo ou olhando para você, esses são tópicos que você poderá conhecer melhor dentro de uma terapia. Escolha um bom profissional para te ajudar, pesquise se este é cadastrado no Conselho Regional Profissional e boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cecília Weiller
Psicólogo
São Paulo
Concordo com o colega! Procurar a ajuda de um psicólogo será importante para que você trabalha sua baixa autoestima e desenvolva o autoconhecimento, buscando, assim, melhorar sua autoimagem. Provavelmente os distúrbios alimentares também podem ser decorrentes dessa necessidade de se encaixar em padrões de beleza impostos pela sociedade e, na maioria das vezes, impossíveis de serem alcançados, causando o sofrimento.
Uma boa autoanálise permitirá que você entenda melhor os mecanismos que ocasionam essa mal-estar e permitirá que você desenvolva formas de aumentar sua qualidade de vida.
 Monica Martinez de Seixas
Psicólogo
São Paulo
Conforme disse o colega acima, o acompanhamento com um psicólogo irá te ajudar a compreender e lidar com as emoções que provocam tanto sua insegurança, como os distúrbios alimentares.
Nem sempre conseguimos, sozinhos, trabalhar com essas emoções.
 Thais Chamma
Terapeuta complementar
Santo André - Pb
Ola,

A terapia é um mecanismo fundamental para conhecimento próprio e de desenvolvimento pessoal, muitas pessoas passam pelo que você esta vivendo hoje, não pense que esta sozinha (o).
Existe sim uma maneira de lhe ajudar, procure um psicólogo, comece um bom tratamento que você verá a diferença. Aos poucos essa angustia deixará de te perturbar e você resgatará sua auto estima.

Att,
 Valéria Brandão Alves Neves
Psicólogo
Rio de Janeiro
No seu discurso você identifica duas questões clínicas que podem ser trabalhadas, isso já é um primeiro passo. Minha contribuição a você, é que procure um psicólogo para cuidar das questões relacionadas a auto estima e um endocrinologista para cuidar do seu Transtorno Alimentar.
 Ingrid Costa
Psicólogo
São Paulo
Ola! A terapia poderá te auxiliar no processo de estima e do distúrbio alimentar. No processo terapêutico terá a oportunidade de compreender a "raiz" da sua baixa estima para poder trabalhar neste tema e voltar a se sentir bem, assim como entender o porque que desta impulsividade com relação a alimentação e poder através do tratamento obter alivio e conforto.
Sugiro que procure um terapeuta. Abraco,
Dra. Renata Tavolaro
Psicólogo
São Paulo
Ola,

A terapia com foco em PNL - programação neurolinguística poderá te ajudar a resolver esta situação definitivamente. Nesta terapia você poderá estabelecer os seus objetivos para uma vida saudável e entender os motivos que te levaram ao excesso de peso, resgatando a sua auto estima.
 Clarissa Trindade Sant´Anna
Psicólogo
Porto Alegre
Tuas questões são importantes e que bom que tu tem clareza e está buscando saídas. Uma psicoterapia eficaz vai te orientar inclusive se precisares de outros encaminhamentos e te indicará bons profissionais. Infelizmente, a questão que tu colocas é comum, pois temos padrões sociais de grande exigência e nos prejudicamos tentando correr atrás de uma idéia de perfeição. Me coloco à disposição, mas torço pra que tu procure e ache um bom auxílio profissional.
Sim , é importante você promover o auto conhecimento , a psicoterapia cognitiva comportamental é uma excelente opção .
 Rodrigo Vogas
Psicólogo
Niterói
Existe um protocolo de Atendimento da Terapia Cognitivo Comportamental, que auxilia tanto no questionamento e reconstrução destes pensamentos assim como auxílio com atividades e tarefas psicológicas que auxiliam no processo de emagrecimento.
Reconhecer o problema e que precisa de ajuda é o passo mais importante. Agora cabe a você continuar esse processo. Verá que o autoconhecimento sobre como se desenvolveu o conflito na autoestima e consequentemente na autoimagem contribuirá em estratégias de enfrentamento. Grande abraço.
 Milena Matias
Psicólogo
Salvador
Sua relação com a comida ( ou tudo ou nada) pode ter muito a te dizer sobre. Você não se diverte, pois se ocupa em checar o lugar que tem pra o outro, nesse caso, de menos, mas esse lugar não foi dado pelo outro, mas por você. Um bom profissional pode te ajudar a ir mais adiante, encontrar suas razões e ao se debruçar sobre sua história subjetiva pode encontrar recursos pra responder de outros modos, sair do "tudo ou nada". Boa sorte!
 Vanessa Campos
Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
É possível sim você se sentir bem com você mesmo!
Como os colegas acima disseram, uma boa terapia irá te ajudar bastante, porém, vale a pena seu quadro ser avaliado por um bom psiquiatra caso haja necessidade de entrar com medicamento.
Alinhar medicamento com terapia, faz com que o tratamento seja muito mais eficaz.

Boa sorte!!
 Cristiano Barreto de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Vitória
Como você menciona histórico de distúrbio alimentar, pode ser necessário retomar algum acompanhamento que tenha feito no passado, por exemplo: com nutricionista ou psiquiatra. Em caso de não ter realizado acompanhamento com alguma destas ou outras especialidades é indicado uma avaliação médica.

No que se refere à sua relação com sua auto estima, a dificuldade em se divertir e os pensamentos com relação ao julgamento que as pessoas possam estar fazendo de você é indicado uma psicoterapia.

É comum em alguns distúrbios alimentares a pessoa distorcer a própria imagem corporal, ou seja, perceber-se de forma diferente, geralmente depreciativa ou ainda pensar que outras pessoas possam estar avaliando negativamente sua forma física.
 Gilzemar Souza
Psicólogo
Natal
Já pensou em praticar algum esporte ou coisa do tipo? Melhore sua socialização e faça bons amigos que você da um jeito nisso, isso não é doença, você apenas precisa se encontrar. Conheça o que você realmente sente por trás desses distúrbios e transtornos.
Ótimo que você está querendo se cuidar. Está no caminho certo para se auto-conscientizar e se auto-afirmar enquanto ser humano. Em qualquer abordagem que a Psicologia propõe será de grande valia para você, e se achar necessário busque ajuda tambem do psiquiatra, pois juntos você obterá grandes resultados, minimizando assim seus atos repetitivos e sua ansiedade.
Át.
Monica Araújo.
Especialista em transtornos de ansiedade.
Cuide da sua mente e de seu corpo, procure um terapeuta para te ajudar nas questões emocionais, um Nutricionista para ajudar a equilibrar da melhor forma sua alimentação e um professor de educação física para te ajudar a criar um rotina de treinos e melhorar sua saúde e auto-estima!! Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos! um abraço Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer

Especialistas

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Nutricionista

Belém

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.