Tenho um sobrinho que foi diagnosticado a pouco mais de seis meses com síndrome de Gillain Barre. Só

2 respostas
Tenho um sobrinho que foi diagnosticado a pouco mais de seis meses com síndrome de Gillain Barre. Só que além da perda de movimentos, que é o principal fator dá doença, ele ficou cego! Pesquisei muito na internet e não vi nenhum caso semelhante. Isso é realmente possível? E se for, é reversivel?
Olá.
O dr Paulo Victor já abordou muito bem o assunto. Sugiro a investigação de diagnósticos alternativos também, pois existem algumas doenças “paralisantes” que também cursam com conprometimento oftalmológico, e o tratamento deve ser precoce para evitar sequelas.
Procure um profisional com experiência em neuroftalmologia.
Por aqui não posso citar hipóteses, mas tenho ideia em mente, e existem patologias que precisam ser investigadas com exames específicos, para poder ser esclarecidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Victor Sgobbi de Souza
Neurologista
São Paulo
Olá. A Síndrome de Guillain-Barre é uma doença inflamatória na qual existe uma produção anormal de anticorpos contra o nervo periferico que leva aos sintomas de fraqueza muscular nos membros (geralmente de caráter ascendente acometendo primeiro os membros inferiores e depois os membros superiores), alterações de sensibilidade (com formigamento ou sensação de anestesia ou perda de sensibilidade nos membros), alterações autonômicas (como oscilações na pressão arterial e no funcionamento do intestino e da bexiga), comprometimento bulbar (com alteração da fala, dificuldade para engolir) e insuficiência respiratória. Envolvimento visual com perda de visão não é um sintoma da Síndrome de Guillain-Barre e funciona como um sinal de alerta para investigação de diagnósticos alternativos. A recuperação da visão vai depender da causa que levou ao comprometimento neurológico. Importante procurar um médico especialista em doenças neuromusculares para um melhor diagnóstico e tratamento.

Especialistas

Talísia Vianez

Talísia Vianez

Neurologista

Manaus

Adecir Bispo

Adecir Bispo

Neurologista

Santa Maria

Tobias Gaviraghi

Tobias Gaviraghi

Neurofisiologista, Neurologista

Caxias Do Sul

Daros Maeda Freitas Assunção

Daros Maeda Freitas Assunção

Neurologista

João Pessoa

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Síndrome De Guillain-Barré
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.