Tenho uma bebê de 4 meses e um menino de 3 anos. Desde o nascimento dela, meu filho já era agitado e

21 respostas
Tenho uma bebê de 4 meses e um menino de 3 anos. Desde o nascimento dela, meu filho já era agitado e se transformou em uma criança sem limites, insuportável. Faz tudo para chamar nossa atenção. Não ando consigo se aproximar dele para fazer um carinho. Estou errada, não estou sabendo lidar com tudo isso. Tem vezes que estou perdendo o controle. Qual profissional procurar. Um psicólogo? Um psicólogo infantil?Terapia? Me ajudem!
Olá, bom dia!
Seria interessante iniciar o acompanhamento com um psicólogo, que tenha experiência c/ atendimento infantil, pois o suporte familiar muitas vezes pode ser pequeno para que a criança enfrente este momento.
Além disso esse profissional irá colaborar para que o seu filho consiga lidar melhor com os sentimentos (raiva, medo, ciúme, insegurança ou ansiedade).
Espero ter ajudado, forte abraço!

Olá! A vinda de um bebê na família pode fazer com que o filho mais velho venha a potencializar alguns comportamentos, que antes já existiam, ou fazer com que outros surjam. Nessa fase ele deixa de ser o centro das atenções e passa a dividi-las com a irmã, o que para muitas crianças é difícil. Seria importante que você buscasse o acompanhamento de um psicólogo com experiência em atendimento infantil, para que você e seu marido consigam entender e lidar com essa fase.
Olá! A chegada do bebê muitas vezes mexe com o irmão mais velho, pois o cuidado e o zelo fica mais intenso para o recém nascido por conta das necessidades básicas e a construção afetiva. É comum essa mudança de comportamento e necessidade de chamar atenção, sendo estas muitas vezes de forma negativa. O seu esgotamento e não conseguir lidar com a situação é compreensível, pois também está encontrando um jeito de tudo "funcionar" da melhor forma possível. Indico a procura de um psicólogo pra você neste dado momento, para que trabalhe suas emoções, tenha suporte psicológico para lidar com as situações e cuide das relações de forma saudável e construtiva.
É um fenômeno muito frequente a disputa dos irmãos pela atenção e carinho dos pais, mas em alguns casos a disputa acaba mexendo com sentimentos, experiências e concepções dos pais de forma que estes não conseguem lidar, o que acaba gerando problemas maiores para a constituição psíquica dos filhos. Eu recomendo aos pais que procurem eles próprios fazer terapia sempre que aparecer uma situação na relação com seus filhos com a qual não esteja conseguindo lidar, na maioria dos casos, tais problemas encontram soluções mais eficazes a partir da terapia com os pais.
É normal que a criança “destronada” se sinta frustrada e impotente. É um momento novo e existe a angústia sobre como será a vida de filho partilhada com um irmão.
Um psicólogo infantil pode ajudar as crianças a desenvolverem estratégias úteis e práticas para lidar com dificuldades emocionais, comportamentais e a entender e lidar melhor com suas emoções.
Mas esse trabalho deve ser em colaboração com os pais, que também vão precisar de algumas sessões para alinhar o trabalho do psicólogo com o convívio em família.
É só uma fase! Boa sorte!
Olá tudo bem?
Esse comportamento é bem comum com a chegada de um irmão. São muitas mudanças que ele acaba não sabendo lidar muito bem com suas emoções e acaba tendo comportamentos indesejados, achando assim que ira ter a atenção dos pais. A psicoterapia infantil ira ajuda-lo a lidar melhor com suas emoções e mudanças de comportamento. O psicologo ira fazer também um trabalho de orientação aos pais, afim de buscar adequar algumas questões relacionadas a rotina com as crianças. Tenha calma na medida do possível e busque ajuda!
Terapeuta EMDR.
Bom que você percebeu esse movimento agora. Tudo pode ser resolvido e no tempo certo. É bem comum esta resposta comportamental do seu filho mais velho, são sentimentos que ele não sabe lidar. Neste primeiro momento, o ideal é buscar ajuda para os pais e posteriormente para a criança.
Muito bom que tenha percebido a necessidade de buscar ajuda para lidar com esta questão da sua vida familiar.
Para tanto, procure um(a) psicólogo(a) que atenda crianças e que trabalhe com orientação parental, pois é fundamental que vocês, pais, estejam a par de como devem proceder nesta situação.
Boa sorte!
Olá!
Como vários colegas já disseram, a chegada de um bebê muda toda a rotina da casa sob vários aspectos e cada membro da família vive essa nova adaptação de forma diferente. Certamente você está mais sobrecarregada e com menos paciência. Seu filho está sentindo e reagindo a toda essa mudança da maneira que ele consegue, afinal ele so tem 3 anos e não deixa de ser um bebê “crescido”
Procure uma orientação de pais com um psicólogo especializado na área.Acredito que com uma boa orientação e tempo para todos se acostumarem com a nova dinâmica familiar, a rotina da família tende a se estabilizar.
Boa sorte!
Olá mamãe! Você pode procurar uma orientação e acompanhamento terapêutico (terapia) onde visa contribuir com a sua relação consigo mesmo, que muitas vezes com a maternidade, fica prejudicado. Desta forma, também refletirá na relação com os filhos para saber lidar melhor e ressignifcar a relação familiar. Sera um movimento de compreender-se a si mesmo, suas angustias e também ajudar seu filho a lidar com as angustias dele.
A chegada de mais um ser na família, causa estresse em todos da família, por se tratar de uma mudança na rotina de todos, cada um com as devidas proporções, conforme o papel exercido na família. Para uma criança de 3 anos não para menos, pois é uma situação de "perda" para ela. Perda, principalmente, da atenção exclusiva, então a forma de "protestar" essa perda, é com comportamentos indesejados. Portanto, é importante que você busque um acompanhamento psicoterápico com um(a) profissional que tenha experiência em atendimento com criança e adulto, para que possa ajudar a família e a criança, a lidar melhor com o estresse das mudanças.
É importante falar com o seu filho sobre o que ele sente... Muitas vezes, sentimos emoções contraditórias sobre uma mesma situação. E se isso é difícil para um adulto, imagina para uma criança!? Seu filho pode estar vivendo o ciúme e a raiva pela perda do espaço que tinha antes da chegada da bebê, e também a alegria por ter uma irmã. Essa contradição pode gerar comportamentos explosivos ou incoerentes. Ao mesmo tempo em que ele quer atenção, e parece estar fazendo de tudo para conseguir isso, num ato de desespero pela perda de seu lugar único e garantido de antes; ele também acaba afastando as pessoas com essa tentativa agressiva de retomar o amor exclusivo dos pais. Veja que são emoções intensas, por isso, a agitação, indisciplina e "insuportabilidade" como você coloca. Porém, tudo o que ele mais precisa agora é de paciência, carinho e compreensão. Nomeie, junto com ele, o que ele está sentindo, narre as vivências para que, aos poucos, esse ativação emocional transforme-se em algo semântico, melhor elaborado e entendido por ele. Se necessário, busque ajuda de um psicólogo que pode te dar orientações sobre essa queixa específica. Além disso, a psicoterapia pode te ajudar a compreender como você se sente tendo que lidar com tantas demandas, duas crianças muito novas que dependem de você; identificar quais são suas necessidades, construir uma rede de apoio e compreender melhor seus filhos. Fico à disposição para outras dúvidas!
Olá, parece que você já recebeu bastante ajuda por aqui. Hoje quero conversar com você sobre "crianças difíceis". São na verdade uma gama de situações que levam vocês pais a descreverem suas crianças como "difíceis". E, de fato, elas por vezes são bastante trabalhosas. Mas hoje, quero falar aqui de uma situação específica, daquela criança que, ao ver sua mamãe ou seu papai sofrendo, ou com alguma dificuldade, logo vem em seu socorro. Mas como? Bem, ingenuamente e, às vezes sem se dar conta, a criança acredita poder salvar alguém bem maior que ela. Ela fantasia então ter esse poder, além de suas capacidades, como um super-herói.
Aí, se a mamãe ou o papai está preocupada (o) com algo, ela logo vem em seu socorro, e com o seu comportamento de "dar muito trabalho" desvia a atenção da mãe ou pai da preocupação original. Quantas vezes já ouvi: Não dá nem tempo de ficar triste ou de sofrer por tal coisa.
Esses movimentos são muito comuns nas famílias e essas crianças não estão fazendo nada que você mãe já não tenham feito por seus próprios pais. O que fazer então? No caso do seu filho preste atenção, observe se quando esse comportamento difícil iniciou, você ou o pai estava com algum tipo de problema ou preocupação. Caso consiga identificar algo assim, pare um instante, respire fundo, sinta sua força interna, perceba essa força vinda de seus antepassados até você e te preenchendo, acredite, você a têm. Depois disso, converse com sua criança e lhe assegure que ficará tudo bem, que você dará conta de solucionar a questão e que a criança pode voltar a cuidar das coisas dela, de seus brinquedos, de seus estudos, de seus amigos. Assim, você ajuda sua criança a deixar de tentar fazer por você, e a libera para viver a sua própria vida.
Como disse Bert Hellinger: as crianças mais difíceis são aquelas com mais amor.
É isso ai! "As crianças mais difíceis são aquelas com mais amor."
Crianças são especiais, mesmo quando são difíceis, e devem ser respeitadas e olhadas com amor e atenção, para que possam se desenvolver e se estruturar na vida. Se você ainda se sentir perdida, um acompanhamento através de uma terapia familiar sistêmica pode te ajudar e ao teu filho. Se precisar de mais ajuda estou a disposição.
Olá! A chegada de um novo membro na família pode causar confusão e uma nova adaptação ao outros membros, principalmente para uma criança. O medo de perder a atenção e o amor dos pais e de outros membros da família são sentimentos que podem estar presentes na mente infantil, em especial se a essa criança não são confirmados o amor e a importância dela a esse núcleo familiar. Assim, seria interessante que se explique, com calma e de maneira com que ela se sinta segura, sobre seu lugar na família e de sua importância nela, confirmando o seu amor a ela como também ao novo membro da família. Sabemos que nesses momentos torna-se importante que a criança possa ser ouvida e compreendida diante de seus medos e dúvidas, com o objetivo de ampará-la e desenvolver a sua segurança diante da vida e de suas experiências.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Olá,
Pelo que relata, tanto tu como teu filho estão precisando de apoio para lidar com a situação. Ter um bebe pequeno e lidar com tuas reações ao filho mais velho não está fácil pra ti e com certeza impacta nas tuas crianças. A busca de tratamento psicológico seria importante. Mas é preciso entender que a situação poderá se modificar aos poucos, então seria importante que ou ambos (tu e teu filho) sigam em atendimento ou busque atendimento infantil que inclua acompanhamento aos pais, pois sinto ser uma situação que os adultos precisam contribuir.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, bom dia!
Sabemos que a chegada de um irmão pode influenciar diretamente no estado emocional de uma criança, visto que atenção dos pais agora encontra-se dividida. É um processo natural de adaptação para todos. Por se tratar de uma criança de 3 anos, aconselho procurar um psicólogo que possa realizar Orientações Familiares com os pais, para que possam conduzir da melhor forma possível esse momento. Numa segunda fase, caso seja necessário aí sim encaminhar para a Psicoterapia infantil.
Olá. Tudo bem?
O comportamento do seu filho pode ser uma reação emocional ao deslocamento da atenção dos pais à nova irmãzinha. Isso é uma possibilidade. Mas o mais seguro é procurar um profissional de sua confiança para esclarecer melhor toda sua situação. Certamente na sua dinâmica familiar há mais detalhes que do que você relatou. De repente buscar ajuda para você e para o pai a fim de buscar formas de lidar com essa situação nova seria interessante, já que é imprescindível dar atenção às duas crianças.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Olá!
Acho que já deu a resposta quando diz que: "ele faz tudo para chamar nossa atenção" . É natural uma criança filho único ficar enciumado com o novo irmãozinho, porque percebe que irá dividir o que era só seu, inclusive a atenção dos pais.Será que estão dando mais atenção ao bebê, e esquecendo que ele ainda é um bebê maior, que também precisa de muita atenção? Será que ele percebeu que na falta do olhar dos pais, os irritando, consegue alguma tipo atenção? Isso acontece porque ele não sabe ainda expressar com palavras o que sente e usa a forma que encontrou.
Pense nisso e busque um psicólogo para ajudá-los a recuperar uma boa relação com seu filho, e que o problema não se intensifique. Ainda dá tempo.
Olá! Um bebê sempre demanda muita atenção e cuidado e o seu pequeno já deve ter percebido isso. É comum que a chegada de um irmão mude o comportamento do filho mais velho, porque ele ainda não consegue compreender muito bem e sente que vai perder a sua atenção. O medo de ficar de lado, pode fazer com que o filho mais velho tenha algumas atitudes para chamar a sua atenção, como birras e comportamentos que não condizem com sua idade. É muito importante que vocês consigam mostrar que ele não irá perder o seu lugar na sua vida.
O ideal é reservar alguns momentos para passar com ele, de preferência, fazendo programas que ele estava habituado a fazer antes. Outro ponto importante é, mesmo com as alterações na rotina, estar presente em momentos importantes do cotidiano do pequeno, como a ida e chegada da escola, as refeições e a hora de ajudar a fazer as lições de casa, por exemplo. Isso fará com que ele entenda que vocês continuarão a cuidar dele como antes e que ele não perderá o seu lugar. A busca pela ajuda profissional é importante para orientar a melhor maneira de enfrentar o problema, aprender formas diferentes de ajudar o seu filho, além de entender melhor como os pequenos absorvem o que ocorre no ambiente familiar. Dessa forma, a terapia infantil e orientação com um psicólogo infantil é a melhor alternativa para que essas questões sejam superadas.
Primeiramente gostaria de tranquilizá-la, pois ter 2 filhos pequenos e ser uma boa mãe é uma tarefa desafiadora para todos nós. A chegada de um bebê altera toda a estrutura física e emocional de uma casa. Essas alterações são sentidas por adultos e, mais ainda, por crianças pequenas. Lembre-se: seu filho ERA o bebê e agora precisa aprender a lidar com o novo bebê que chegou e isso é algo extremamente delicado do ponto de vista emocional. Sugiro que você procure orientação familiar com psicólogo, inicialmente, pois irá se sentir amparada, acolhida e irá perceber em quais pontos você poderá mudar para modificar esses comportamentos e sentimentos. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250