Tenho uma dificuldade gigantesca em conversar com pessoas que não tenho intimidade. No trabalho, atr

16 respostas
Tenho uma dificuldade gigantesca em conversar com pessoas que não tenho intimidade. No trabalho, atraso ou deixo de fazer algo que precise que eu pergunte algo pra alguem de outro setor. Sempre tento imaginar a conversa ou oq falar antes, tenho medo excessivo de ter uma resposta diferente, ou não saber o que falar. Relacionamentos então, 10x pior. Poderia ser fobia social, ou algo do tipo ?
Seu relato é de ansiedade diante do contato com pessoas, principalmente que não conhece, mesmo com essas informações não é possível confirmar se é Fobia Social pois ainda necessário mais informações. Recomendo procurar ajuda com psicólogo, afinal pelo seu relato isso tem se tornado um incômodo muito grande e que atrapalha várias áreas da sua vida.

Ola, sinto muito que tenha passado por isto, imagino o quão ruim e desafiador seja para você, mas vejo que estando aqui demonstra que deseja cuidar de você. Pelo seu relato demonstra sim um quadro de ansiedade e ansiedade social, onde sente medo excessivo ou nervosismo em situações sociais comuns. Sugiro que procure um psicologo que sinta-se confiança para iniciar um acompanhamento e desenvolver habilidades para lidar com esta ansiedade. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys. Um abraço
Observe que a dificuldade de comunicação é concretizada durante toda a nossa existência, quando éramos pequenos nossos pais não nos deixava falar, ou não incentivava a conversa. Isso pode se dar por diversas formas, porém precisaríamos analisar a sua vida como aconteceram os fatos que levou a não incentivar a boa comunicação. Contate para uma consulta inicial. Importante fazer um acompanhamento psicológico para um melhor funcionamento na vida.
Olá. Você tem sintomas nas situações citadas, como por exemplo: falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, tontura, enjoo? Pode ser fobia social, mas esses sintomas também podem estar relacionados com outras questões, tais como, insegurança, por isso, é importante que busque a ajuda de um psicólogo/ psicanalista para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento, possibilitando assim que consiga retomar sua qualidade de vida, já que esse quadro está interferindo no seu dia a dia. Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento estou à disposição
Olá, a situação que trouxe aponta para uma ansiedade social, porém é interessante que busque uma investigação mais profunda, a fim de compreender porque isso ocorre e aprender a desenvolver estratégias para lidar com isso, de forma que não traga mais prejuízos e nem incômodos e para isso a psicoterapia poderia ajudar. Fico à disposição e desejo que fique bem!
Os sintomas que você está experimentando podem estar associados à ansiedade, particularmente em contextos sociais, mas também é possível que haja outros fatores em jogo. A ansiedade pode se manifestar de várias formas, incluindo dificuldades em interações sociais, mas é importante considerar um espectro mais amplo de possibilidades. Uma avaliação por um profissional de saúde mental, como um neuropsicólogo, pode ajudar a esclarecer a natureza exata de suas dificuldades e orientar um plano de tratamento adequado. Nós podemos investigar se sua experiência se alinha com a ansiedade social ou se há outros aspectos que precisam ser abordados. Fico à disposição.
Olá! Sinto muito que esteja sofrendo com essa dificuldade. Os exemplos que você citou realmente podem estar associados à ansiedade social. Contudo, é importante compreender que uma avaliação mais aprofundada é necessária para definir com clareza um possível diagnóstico ou condição clínica. A preocupação com o que falar e com as possíveis respostas dos outros são indicativas também de ansiedade social, mas é essencial buscar compreender a sua função para um melhor entendimento se não existem outras possibilidades. Com essa avaliação, é possível desenvolver um tratamento mais eficaz e individualizado para as suas necessidades. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá! É relativamente comum que, ao temermos determinada situação, busquemos evitá-la. Esse contorno que damos, ajuda a diminuir a ansiedade diante do que nos causa medo ou insegurança, diminuindo a sensação de mal-estar. Contudo, por vezes, esses mecanismos de defesa que funcionaram até certo momento, passam a não dar mais conta de aplacar toda a angústia que sentimos. Nesse sentido, um comportamento que já foi funcional em outro momento, deixa de ser, por trazer mais consequências negativas do que o seu oposto. Descobrir a origem do seu receio relacional pode ser um divisor de águas, desse modo. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa . Espero ter ajudado!
Olá! De acordo com o seu discurso, existe sofrimento e prejuízo em sua vida por conta dessas situações; quais pensamentos vêm à sua mente, quais experiências anteriores você teve nas relações sociais e como você se percebe como pessoa são pontos importantes para começar o processo de auto conhecimento e, com isso, possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com tais eventos, a partir daí, pequenos "treinos" podem ajudar no manejo dessas situações. Um acompanhamento psicológico auxiliará nesse processo. Um abraço e, qualquer coisa, só chamar.
Sem dúvida seu relato é de uma ansiedade bastante significativa,. Eh necessário vc buscar a causa primária, a causa raiz desse sintoma, pq precisa ser ressignificado desde qdo começou …
Agora é consequência , e o resultado do programa que lhe foi proposto. Se quiser marcar uma conversa sem compromisso no primeiro momento, estou as ordens.

A tradição psicanalítica se especializou no tratamento das então chamadas neuroses. Os avanços aduzidos por Jacques Lacan permitiram entender que a neurose pode ser reduzida a uma dentre duas estratégias: ou bem controlar tudo o que se passa com o outro, e não permitir que ele apresente nenhuma falta; ou bem causar preocupações no outro afim de se apresentar a si mesmo como aquilo em torno do que se concentra toda sua existência. Seu relato pode ser interpretado em qualquer um dos dois sentidos, mas deixa claro que aquilo que lhe incomoda é algo que se passa no “outro setor”. Está também claro que você considera que não houve intimidade em seus relacionamentos, já que você disse que a dificuldade se aplica com quem não há intimidade e que ela é especialmente presente em relacionamentos. Asseguro-lhe que diagnósticos tais como o de fobia social são meros rótulos que não lhe ajudariam em nada. Procure por um bom profissional para cuidar de si.
A preocupação excessiva, os pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, as atitudes compulsivas e demais características dos transtornos de ansiedade podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo para uma pessoa. Os impactos negativos comprometem a qualidade de vida. Busque a consulta Psicológica para melhor avaliar seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Compreendo a dificuldade que você enfrenta ao interagir com pessoas, tanto no trabalho quanto em relacionamentos. Esses sintomas podem ser indicativos de ansiedade social, mas é importante realizar uma avaliação mais aprofundada para obter um diagnóstico preciso. Se esses sentimentos interferem significativamente na sua vida diária, considerar a busca de apoio de um psicólogo e psiquiatra pode ser valioso para desenvolver estratégias e superar essas barreiras. Estou aqui para fornecer suporte conforme necessário. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
olá, como vai?
Com base na descrição que você relatou, é possível que você sofra sintomas relacionados à fobia social, também conhecido como transtorno de ansiedade social. A fobia social é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde uma pessoa é julgada, avaliada ou observada por outros. Os sintomas que você descreve, como: dificuldade em conversar com pessoas que não têm intimidade, ansiedade em situações sociais no trabalho e medo excessivo de ter uma resposta diferente ou não saber o que dizer, são comuns em pessoas com fobia social. Além disso, a preocupação constante com essas situações e o impacto negativo que elas têm em suas atividades diárias e relacionamentos são indicativos de um possível transtorno de ansiedade social. É importante destacar que a fobia social é uma condição tratável e que existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a lidar com esses sintomas. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação adequada e fornecer orientação e tratamento adequado. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente recomendada como tratamento para a fobia social . È muito importante estar buscando um psicólogo, para e acolher e orientar acerca dos seu sintomas para amenizar todo o sofrimento que você vem passando. Além disso, em alguns casos, um medicamento pode ser prescrito para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. Lembre-se de que você não está sozinho e que existe apoio disponível para ajudá-lo a lidar com esses desafios.
Olá! Sim, a preocupação excessiva com as interações sociais, o medo de não saber o que dizer ou de ter uma resposta inadequada são sintomas comuns de fobia social. A terapia cognitivo-comportamental é altamente eficaz no tratamento da fobia social, oferecendo ferramentas práticas e estratégias específicas para lidar com os sintomas. Se você estiver interessado em explorar esse tipo de abordagem terapêutica, recomendaria que procurasse um profissional qualificado e que tenha experiência no tratamento de ansiedade social. Com apoio adequado, é possível superar essas dificuldades e melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Olá! estamos perante um processo comportamental de ansiedade social ou até de fobia social, em que o receio e medo intenso de ser julgado (a), avaliado (a) ou observado (a) por outros, cria bloqueios e prejuízos nos relacionamentos e no trabalho. O meu convite é que procure um psicólogo (a) e visite o seu histórico de vida e dinâmica familiar, no sentido de um autoconhecimento aprofundado e suficiente para ter consciência do que pode estar como elemento causal desta ansiedade, e, assim, juntamente com o profissional, na psicoterapia, desenvolver estratégias para lidar melhor com estas dificuldades ou até minimizá-las consideravelmente. A psicologia/psicoterapia têm ferramentas e instrumentos para este caminhar em direção a relacionamentos mais naturais e espontâneos, com o avançar do processo clínico e terapêutico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!