Tenho vários piercings nas orelhas, posso fazer o exame de bioimpedância com eles?

10 respostas
Tenho vários piercings nas orelhas, posso fazer o exame de bioimpedância com eles?
Dra. Erika Santana
Nutricionista
Rio de Janeiro
Oie, o ideal é fazer sem, porque a bioimpedância pode ser influenciada por vários fatores. Não só pelo piercing, mas também pelo grau de hiratação, período menstrual, se foi ao banheiro ou não... e retirar os piercings acaba sendo menos um fator de confusão. Mas a BIA não é a única forma de avaliar composição corporal. Existem outras formas onde você não precisaria tirar os piercings, como avaliação por adipômetro e medidas das circunferências.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. José Balestrin
Nutricionista
São Paulo
O método mais confiável para avaliação de composição corporal é com o adipômetro, mesmo seguindo corretamente o protocolo de preparo para o exame de bioimpedância, os resultados podem não condizer com a realidade. Mesmo com as melhores máquinas do mercado.
 Mariella Almeida
Nutricionista
Goiânia
O ideal seria retirar os piercings, pois qualquer objeto de metal pode interferir no resultado da bioimpedância. Caso prefira não retirar, você pode fazer a avaliação da composição corporal por medidas antropométricas com fita e adipômetro.
Dra. Camila Pruner de Freitas
Nutricionista
Curitiba
Olá, pode depender do material utilizado nos piercings. Geralmente piercing de Titânio não conduz corrente elétrica, não interferindo no exame. Outros materiais podem haver alteração sim, por isso é recomendado a retirada deles para a realização do exame. Além disso, outros métodos podem ser utilizados em conjunto ou separadamente dos resultados da BIA.
 Bianca Biscacio
Nutricionista
Cantagalo
Boa noite. Metais no corpo interferem na passagem das correntes elétricas da bioimpedância. Por isso o ideal é retirar os piercings para um resultado verídico do exame. Ainda é possível substituir a avaliação da bioimpedância pelas dobras, circunferências e fotos (caso o objetivo seja estético).
 Bruno Ribeiro Costa Abbês
Nutricionista
Rio de Janeiro
Boa tarde, o ideal é que o exame seja feito sem nenhum objeto metálico acoplado ao corpo. Tirar para fazer o exame seria a melhor opção, mas caso não consiga você pode tentar fazer mesmo assim e pedir ao nutricionista para avaliar se houve muita alteração nos resultados. Abs
 Stéfane Santos
Nutricionista
São Paulo
Tem que retirar quando for fazer o exame.
Dr. Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sim, você pode fazer bioimpedância com piercings nas orelhas, pois a corrente elétrica percorre principalmente os membros superiores e inferiores. Um relógio ou anel teria um impacto maior no resultado, devido à proximidade com os sensores. O efeito dos piercings é mínimo, já que a cabeça não é uma extremidade relevante na análise, e o peso do tronco e da cabeça é significativamente maior em comparação ao piercing, tornando a variação na estimativa irrelevante. Em caso de dúvida, consulte o profissional antes do exame.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Fernanda Delgado
Nutricionista
Florianópolis

Especialistas

Ana Flávia Locatelli

Ana Flávia Locatelli

Nutricionista

Sorocaba

Ana Carolina Weirich

Ana Carolina Weirich

Nutricionista

Cascavel

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Lucca Ferreira Machado

Lucca Ferreira Machado

Nutricionista

Belo Horizonte

Mariana Rodrigues Figueiredo

Mariana Rodrigues Figueiredo

Nutrólogo

Goiânia

José Henrique Dias

José Henrique Dias

Cardiologista

Santo André

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Bioimpedância
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.