Tive pânico por 15 anos, sem saber do que se tratava, fui tratado de todas as formas possíveis, isso

15 respostas
Tive pânico por 15 anos, sem saber do que se tratava, fui tratado de todas as formas possíveis, isso de 71 a 86, uma cobaia. Hoje, só não consigo viver sozinho comigo mesmo, dependência da esposa, tem cura?
Te oriento a passar em um médico psiquiatra e iniciar um acompanhamento psicológico cognitivo comportamental, nunca podemos prometer a cura , ela depende também da aderência do paciente ao tratamento.

Bom dia!

Recomendo buscar uma Psicoterapia onde possa entender a origem dos seus sintomas e assim ter um maior autoconhecimento para lidar.

Reconhecer a dependência já é um grande passo, mas entender os motivos que levam a isso é muito importante.

Caso tenha sintomas físicos associados seria interessante marcar com um médico Psiquiatra.

Hoje o conhecimento científico a respeito do Pânico já esta mais avançado, o que torna mais fácil o diagnóstico e tratamento.

Abraços.
O Pânico, no passado, era pouco divulgado e as pessoas sofriam sem saber o que tinham, na atualidade, tivemos grandes avanços tanto no tratamento quanto na desmistificação do transtorno em si.
Procure um psiquiatra, mas é de muito importante ter um acompanhamento psicológico para aprender a lidar com o pânico.
Abraços
O prognóstico de Transtorno do Pânico é muito bom para a Terapia Cognitivo Comportamental, ou seja a pessoa tende a melhorar significativamente e em pouco tempo inclusive. Procure um psicólogo dentro desta abordagem. Abraço!
Prezado Paciente,
Para obtermos êxito no tratamento de ataques de pânico, o tratamento precisa ser realizado em articulação interdisciplinar entre a Psicoterapia e a Medicina.
Na psicoterapia iremos trabalhar para identificar os problemas nas relações interpessoais que geraram os acessos de pânico, distinguindo as situações reativas (consequentes de impasses de relações presentes e atuais) das situações constitucionais.
(referentes a estrutura da personalidade e experiências concretas desde a infância).
Este trabalho precisa ser articulado com médico para avaliar a necessidade de medicação, com a função de bengala química.
Assim o trabalho em psicoterapia visa que o paciente consiga ter uma vida emocional regular e saudável, sem que acessos de pânico reativos ou constitucionais o dificultem, ou mesmo travem a sua viabilização.
Acho cobaia uma palavra pesada, provavelmente os profissionais q te atenderam estavam somente tentando te ajudar, com as ferramentas existentes a epoca.Nem mesmo o prozac provavelmente existia.Ou seja, na epoca em q vc foi tratado existiam pouquissimas ferramentas medicamentosas.
Alem disso, nem mesmoa etiologia do tr panico era bem esclarecida ate 80.Os tr de ansiedade eram percebidos como dimensionais,numa gradacao de leve a grave). Nao se conhecia a diferenca entre os diversos transtornos( panico, TOC, TAG).Por isso, vc teve sorte de ter sido acolhido por prof que mesmo sem todos os conhecimentos que temos hj em dia(e que ainda sao incipientes),te acolheu em seu sofrimento e te ajudou com as meds existentes, a epoca.Toda ciencia, mesmo a psicanalise,iniciou de forma experimental e com erros e acertos se firmou como tratamento. Nao se coloque no lugar de cobaia/passivo.a meu ver vc deve se apropriar de seu sofrimento e buscar os ttos adequados que combinam picoterapia a psiquiatria.
Olá!
Pela sua fala, parece que hoje muitos dos sintomas já se foram, restando apenas a dependência da esposa.
Provavelmente ela está ligada ao medo do que os outros sintomas ansiosos voltem.
Busque terapia! Como os colegas disseram, não podemos prometer a cura, mas é sim possível melhorar, é muito, sua qualidade de vida.
Boa sorte!
Não devemos desconsiderar os aspectos neurobiológicos dos transtornos psíquicos e por isso é importante uma avaliação psicológica e psiquiátrica com vistas à redução dos sintomas. No entanto, torna-se imprescindível o tratamento da relação do casal. A dependência da esposa é um fator que precisa ser melhor investigado, pois é comum referir-se a um padrão familiar de relacionamentos. Para que você possa compreender não só a origem dos sintomas, mas principalmente, estabelecer uma forma mais saudável de convivência. Relações adoecidas, adoecem o corpo. Uma abordagem sistêmica pode lhe ajudar a entender e resignificar o processo como um todo.
Olá, antes de pensar na cura ou melhor dizendo no seu bem estar, na sua necessidade de uma condição de vida melhor, você deveria iniciar ou reiniciar um processo de psicoterapia individual aliada também com uma psicoterapia de casal, onde também possa estar associado ao medico que cuida da parte orgânica, pois o trabalho em conjunto é fundamental para o sua melhora individual e sua melhora conjugal.
Embora você sinta a situação como uma melhora (só dependência da esposa), sua qualidade de vida ainda pode aumentar e muito. Não deixe de seguir as sugestões de aliar tratamento medicamentoso e psicoterapia. Sucesso!
Caro (a).....

Iniciar um tratamento psiquiátrico e psicológico, é essencial e importante, para seu tratamento.....
No caso da terapia individual, te proporcionará um espaço para que você compreenda melhor sobre a sua ansiedade, medo, dependência, além de possibilitar alivio desses sintomas.....
Se possível procure ajuda de profissionais, que certamente irá te proporcionar uma melhor qualidade de vida....
Estimo melhoras...
Abraços...!!!
O medo de perder o controle pode ser uma necessidade intensa por ter o controle sobre muitas coisas. Estar sozinho consigo pode ser estar sozinho com essa necessidade intensa de controle, e que se torna descontrole. A presença de sua esposa tem sido um apoio que de algum modo minimiza a ansiedade, contudo a relação tem sido de dependência. A saída pode estar em compreender e aceitar algumas medidas e desmedidas da vida.
O acompanhamento psicológico é fundamental, tanto quanto a ida ao médico.
Ola
Estranho voce tratar um bom tempo e não teve nenhum resultado, se agora descobriu que é panico tem solução sim. Com certeza que você poderá ter uma vida com mais autonomia. São muitos fatores que podem ser avaliado e tratado. Procure um psicologo e ele vai lhe ajudar, dependência da esposa de repente observar se as pessoas a sua volta deixam você ter iniciativa e tentar fazer suas coisas sozinho, sem depender de ninguém, em partes pode ser você, em outra parte pode ser pessoas em seu convívio ou ao longo da sua vida que não deixaram voce andar com as próprias pernas.
Abraço
Olá, o pânico advindo da ansiedade tem tratamento. Melhor do que falar em cura é falar de minimização dos sintomas e controle da ansiedade. Atualmente existem técnicas da cognitiva comportamental que são bastante efetivas para o tratamento do pânico. Te oriento a procurar um psiquiatra e psicólogo. Dessa maneira a melhorá acontecerá.
Fico a disposição e boa sorte
Nos dias atuais temos mais informações sobre a ansiedade do que nos tempos atrás. A terapia cognitiva tem grande êxito em ansiedade com isso o pânico também, pois é um transtorno que se origina da ansiedade. Sugiro que procure um psiquiatra e um psicólogo cognitivo comportamental para um acompanhamento. Espero tê-lo ajudado. Me coloco a disposição.
att.
Beatriz Sá