Tive uma perda gestacional com quase 39 semanas, no exame de sangue apresentou mutação heterozigoto
5
respostas
Tive uma perda gestacional com quase 39 semanas, no exame de sangue apresentou mutação heterozigoto de c677t e A1298c e no laudo da placenta apontou infarto placentário, seriam esses dados sugestivos de trombofilia?
A mutação do Gene C677T e A1298C Metilenotetrahidroofolatoredutase (MTHFR) é indicação de trombofilia. Se detectado após a perda gestacional é indicativo da causa. Orientamos procurar uma Obstetra que acompanha gravidez de risco e um hematologista para receber orientação para nova gravidez e sobre uso de anticoncepcional adequado para quem tem pré-disposição para a Trombofilia.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As mutaçoes c677t e A1298c sao alteraçoes encontradas no Gene da Metilenotetraidrofolatoredutase, presente, na forma Heterozigota, em 40% da populaçao em geral e obviamente nas gestantes e na forma homozigota em 10% da populaçao, incluindo as gravidas. Teoricamente sao alteraçoes que nao estao relacionadas as perdas gestacionais e/ou partos prematuros, de acordo com os estudos em todo o mundo. Porém, cada caso deve ser avaliado de forma singular e própria, estando indicado avaliaçao completa das Trombofilias, se nao houver feito, e uma gestaçao acompanhada criteriosamente por um Hematologista com experiencia e conhecimento em Obstetricia.
Existem muitos estudos publicados sobre as mutações do gen MTHFR, vários deles contraditórios entre si, alguns relacionando a mutação a aumento de risco para trombofilia e perdas gestacionais, alguns negando risco estatístico aumentado. Existem estudos relacionando as alterações de MTHFR a defeitos de tubo neural nas gestações. Os estudos ressaltam diferenças entre homozigotos e heterozigotos e entre a C677T e a A1298C, assim como o nível de homocisteína. Particurlamente, tenho uma paciente jovem com heterozigose para C677T, sem fatores de risco que teve um AIT (Acidente Isquêmico Transitório), contradizendo a literatura, assim houve uma adequação das orientações e cuidados para o caso específico dela. O importante é analisar caso a caso individulamente e junto a família chegar a um conjunto de recomendações, cuidados e reposição oral, que minimize riscos, trazendo paz e tranquilidade.
Sinto muito pela sua perda.
Esses dados podem, sim, ser sugestivos de trombofilia.
A mutação heterozigoto do gene MTHFR (C677T e A1298C) está associada a um aumento da homocisteína no sangue, o que pode aumentar o risco de tromboses.
Além disso, o infarto placentário é frequentemente causado por tromboses em vasos da placenta, uma condição comum em casos de trombofilia.
É importante conversar com um hematologista para uma avaliação mais detalhada e para discutir possíveis tratamentos e medidas preventivas para futuras gestações.
Você já consultou um especialista sobre isso?
*
Esses dados podem, sim, ser sugestivos de trombofilia.
A mutação heterozigoto do gene MTHFR (C677T e A1298C) está associada a um aumento da homocisteína no sangue, o que pode aumentar o risco de tromboses.
Além disso, o infarto placentário é frequentemente causado por tromboses em vasos da placenta, uma condição comum em casos de trombofilia.
É importante conversar com um hematologista para uma avaliação mais detalhada e para discutir possíveis tratamentos e medidas preventivas para futuras gestações.
Você já consultou um especialista sobre isso?
*
Olá, a presença da mutação da MTHFR não é mais pesquisada nos Guidelines atuais das sociedades de Hematologia e Trombofilia por ter alta prevalência na população saudável, ou seja, não gerar efetivamente um quadro clínico de evento trombótico ou abortos espontâneos. Da mesma forma o gene da mutação do PAI. Para seu caso com perda em idade bastante avançada, se excluídas causas obstétricas está indicado sim uma pesquisa maior para Trombofilia. Caso deseje uma avaliação específica do seu caso, procure um hematologista. Ele é o médico especialista nessa parte.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quem tem sindrome pos trombotica pode fazer tatuagem?
- Tive trombofilia na gestação, tomei Enoxaparina até 40d p.p. Fazem quase 60d p.p e eu ainda tenho sangramento leve, ele vai e volta. É normal?
- Fiz uma cirurgia de vesícula e dei uma TEP pulmonar, tomei anticoagulante por 6 meses e pude parar, pois segundo os médicos foi apenas um episodio pós-cirurgia, quero tomar roacutan, tem algum problema ?
- Tenho trombofilia a insuficiência da proteina s e também o AL um pouco baixo ,eles dois juntos é perigoso na gestação?
- Como é feito o Diagnóstico da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide ?
- Quais os riscos das trombofilias para a saúde do indivíduo em geral?
- Quais as causas da Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) ?
- Quando é preciso procurar um médico e de qual especialidade para trombofilia ?
- Tenho SAF. O que posso fazer além da anticoagulação para reduzir meu risco de trombose?
- Para fazer investigação de trombofilia deve parar o anticoagulante (Xarelto) qto tempo antes?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 302 perguntas sobre Trombofilia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.