Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso
5
respostas
Todo diagnostico de mania é bipolaridade? uma vez que a mania é uma fase da bipolaridade?pq no caso só apresenta a fase maniaca sem a fase de depressao... Todo maniaco é bipolar? o diagnostico de mania ja foi dado. Pode haver somente mania sem bipolaridade?
Sim, se a pessoa já teve um episódio de mania ou hipomania ela tem o que chamamos de Transtorno de Humor Bipolar. Isto quer dizer que mesmo se a pessoa não tiver tido episódios de Depressão se a doença não for tratada esse episódio virá no futuro, pois é parte do ciclo normal da doença. Esse trastorno é como se fosse uma doença degenerativa, visto que se não tratado o paciente tem cada vez mais episódios de mania ou depressão (a pessoa fica menos tempo sem ciclar), a gravidade dos episódios se torna cada vez maior e com o tempo além de perda gradativa de memória e concentração, pois cada episódio de humor é muito tóxico ao cérebro. O tratamento mais eficaz na literatura científica é a junção de tratamento medicamentoso com psiquiatra somado a Terapia Cognitivo Comportamental com psicólogo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
De acordo com o DSM 5, um episódio de mania clássico, se isolado, fecha o diagnóstico de transtorno bipolar tipo I mesmo sem história de episódio depressivo prévio. Porém, sabe-se que é muito mais provável que as pessoas portadoras da doença venham a ter muito mais episódios depressivos ao longo da vida do que de mania. Por isso, o tratamento medicamentoso é fundamental: tanto para tirar do episódio depressivo ou maníaco, quanto para garantir a estabilidade e prevenir novos episódios.
Existe o Transtorno do Humor Unipolar. Só apresentar uma das fases, só a mania ou só a depressão. Na primeira consulta em Psiquiatria o que se faz é a hipótese diagnostica com o acompanhamento firma-se o diagnóstico. Um abraço.
A mania é característica do TAB, mas existem quadros que podem se parecer muito com mania. Por isso, só um profissional competente pode fazer o diagnóstico diferencial, mas em caso de confirmação da mania, se tratará de TAB mesmo
Sim, cada pessoa é única e a classificação dos transtornos é um modo teórico de tentar classificar para um melhor estudo e pesquisa dos processos mentais que acomete cada indivíduo mas nunca é absoluto ou determinante. é uma padronização e nunca chega a descrever o indivíduo ou determinar seus comportamentos, mas é uma forma de aproximar e identificar para mim melhor tratamento. Deve ser sempre buscar o tratamento com médicos psiquiatras competentes e comprometidos e interessados no indivíduo que está em sofrimento de forma individual pois cada pessoa é única e cria relações e significações únicas que devem ser acompanhadas e trabalhadas de forma singular, e a resposta aos medicamentos também. Em conjunto com o tratamento psiquiátrico deve ser realizado o tratamento psicológico de preferência abordagem Gestalt é por meio dele que o indivíduo vai aprender a se perceber e a se auto conhecer e consequentemente recriar significações e melhorar seu quadro restaurando seu fluxo saudável.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.