tomando antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina por muito tempo,pode passar a não fazer

9 respostas
tomando antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina por muito tempo,pode passar a não fazer mais efeito pelo aumento nos receptores de serotonina ?
Pacientes em uso cronico de psicofarmacos podem desenvolver tolerancia a medicacao, principalmente atraves da inducao de metabolizacao da droga por via hepatica. Pacientes que usam outras drogas que induzem enzimas hepaticas podem sofrer este processo, ex: carbamazepina pode induzir o metabolismo de drogas. No caso do antidepressivo inibidores de recaptacao da serotonina pode ser necessario ajuste de dose com o passar do tempo, principalmente em situacoes de recaidas. Porem e mais dificil um paciente recair se esta tomando a dose adequada em que atingiu remissao total de sintomas. Embora que, como dito pelo colega acima, as vias da depressao sao multiplas interacoes entre ambiente e equilibrio neuronal. Os antidepressivos nao dao 100% de protecao a recaidas, por que a depressao e um disturbio multifatorial, complexo, portanto e muito importante manter doses adequadas da medicao e fazer retornos regulares a seus especialistas. Com saude mental nao se brinca.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sabe-se, da Psicofarmacologia, que o organismo biológico tem um mecanismo de ação sobre medicação psicotrópica, a que se denomina tolerância e que se define por uma dose mínima até uma dose máxima em que o medicamento produz efeito pretendido. À medida que aumenta o tempo de uso contínuo de uma substancia, sua janela terapeutica pode variar de pessoa para pessoa, indicando a necessidade de ajustamento da dose. A tolerância do organismo tende a aumentar e isto requer revisões da dose as quais devem ser realizadas sob orientação médica. Pode ocorrer que uma dada dose supere a dose máxima de efeito para um dado paciente e, este, ao tomar a dose requerida venha a sentir reações adversas, até mesmo a de verificar que a droga nao produza efeito desejado..
A critério médico pode-se optar por outro sal(principio ativo da medicação) de modo a alcançar controle sobre os sintomas e até mesmo a sua reduçao.
A necessidade de terapia pode explicar porque os antidepressivos às vezes não tem efeito. Se o ambiente e a situação permanecem inalterados a droga não tem a capacidade para induzir esssa mudanças no cérebro. O antidepressivo restaura determinada área do cérebro a fim de contornar rotas neurais cujo funcionamento não está normal, a mesma mudança só trará benefício se acompanhada de uma mudança do paciente, mudança esta obtida através a psicoterapia. O neurologista Eero Castrén, da Universidade de Helsinque aponta vários estudos que antidepressivos não são capazes de curar por si só e os pacientes não se sentem melhor e tem recaídas
Na clinica muitas vezes observamos pacientes que mesmo em tratamento regular tem recaídas, parecendo que os remédios não fazem mais efeito. Existem varias teorias para explicar isso, sendo as explicações que envolvem serotonina e outros neurotrasmissores as mais simplistas e menos corretas. É importante lembrar que depressão maior envolve uma rede interconectada que vai do ambiente e vivências do paciente, passando por pensamentos e comportamentos, passando por áreas cerebrais envolvidas, passando por neurotransmissores, passando por vias intracelulares de comunicação e chegando na expressão genética. Qualquer modificação em qualquer uma destas camadas podem fazer com que as medicações percam sua eficácia. Algumas medicações como a tranilcipromina, tem maior capacidade de modificar expressão Gênica quando comparada as demais medicações, sendo este um modelo de sua eficácia em depressões resistentes, por exemplo..
Lembrando que a psiquiatria esta sempre em evolução.
Acho interessante acrescentar que a depressão, assim como outros transtornos mentais, terão melhores respostas em tratamentos multidisciplinares justamente porque ela está relacionada a diferentes fatores (seja do próprio metabolismo, do funcionamento cerebral, comportamental, e causas ambientais diversas). Assim, a combinação de psicoterapia e tratamento medicamentoso tem sido o protocolo mais indicado na maioria dos casos porque cada um dos seguimentos atuarão em diferentes frentes. Um abraço e boa sorte no tratamento!
Olá! Embora a tolerância seja uma questão bastante discutida em um sentido orgânico, existem outras relações ambientais e existenciais que acabam repercutindo na ineficiência da medicação ao longo do tempo.

Quando uma pessoa vive deprimida e inicia o tratamento medicamentoso, isso significa que sua estrutura psíquica já era propensa ao transtorno depressivo e que ela encontrou em sua vida questões que as levou a desenvolver este transtorno.

Ao estar medicado, o paciente encontra melhoras e também a possibilidade para lidar melhor com aquelas questões de mundo que a levaram à depressão. Muitas pessoas tentam superar tudo isso sozinhas e não conseguem a recuperação do quadro.

É aqui que a psicoterapia desempenha um papel importante. Com o psicólogo você desenvolverá maneiras melhores de lidar com o transtorno, assim como irá identificar o que te levou a esse caminho.

busque ajuda, será muito bom para você.

caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Boa noite!
Depressão como.outros transtoros psiquicos deverão ser tratados , para um melhor resultsdo, com medicamentos e terapia.
Quando se faz uso de alguma medicação por um tempo longo o efeito pode não ser mais captzdo.pelo.organismo.
É muito.importante que se faça sempre visitas regulares ao psiquiatra para acompanhamento. Aos poucos o medicamento.será ajustado.
Boa noite!
Toda medicação para tratamento da depressão tem um efeito variado de pessoa para pessoa que pode criar uma certa resistência quando não há mudanças de hábitos após o tratamento medicamentoso das comodidades ou da produção química no cérebro dos neurotransmissores. Realização de psicoterapia é primordial para o tratamento.
Bom dia meus colegas já falaram abundantemente sobre as consequência de um prolongado uso de medicamento e explicaram a importância da psicoterapia, o motivo que me faz acrescentar mais uma sugestão é de procurar algum profissional de onde vc mora que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, são duas linhas de terapias que estimulam a regulação cerebral e favorecem uma melhora significativas.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.