Tomar leite de aveia é melhor e mais saudável do que o próprio leite de vaca?

6 respostas
Tomar leite de aveia é melhor e mais saudável do que o próprio leite de vaca?
Não. A Bebida Vegetal será uma melhor opção apenas se o individuo possuir algum tipo de alergia ou grau elevado de intolerância a lactose. Nutricionalmente, ele apresenta um menor teor de calorias (45kcal em 200ml), vitaminas e Proteínas (fornece apenas cerca de 0.88g em 200ml - o Leite de vaca tem cerca de 5 a 6g). Vale lembrar que para indivíduos com bom grau de digestibilidade o Leite de Vaca tem ação anti-inflamatória ou nula (sem efeito negativo) para a saúde. O seu consumo está relacionado com melhor metabolismo ósseo, musculoesquelético e até parecer prevenir alguns tipos de cânceres.

Olá! A bebida vegetal é interessante para algumas situações, como casos de intolerância ou alergia ao leite de vaca e pessoas vegetarianas/veganas. Não há problema nenhum em consumi-la, porém temos que lembrar que uma não substitui a outra em termos nutricionais. O leite de vaca possui mais proteínas e é uma das principais fontes de cálcio. Se você não possui nenhuma restrição ao leite de vaca, não há problemas em consumir, pois é um alimento bastante nutritivo.
Depende, se o indivíduo tiver alguma condição de saúde que o impeça de consumir leite de vaca e derivados o leite vegetal seria uma opção mais apropriada para tal circunstância. Mas caso o indivíduo não tenha restrições o mais indicado seria o consumo do leite de vaca devido as suas propriedades nutricionais mais ricas que o leite vegetal.
Não, conforme já explicado acima. Porém, caso seja necessário consumir bebida vegetal procure as marcas enriquecidas com cálcio.
Olá,
só faz sentido substituir o leite de vaca pelo de aveia, caso você tenha alguma intolerância.
No caso de anemia, não ingerir leite e derivados junto a refeições com alimentos fontes de ferro. Esperar pelo menos 40min.

Abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400
Olá, tudo bem? Espero que sim! Na verdade, do ponto de vista nutricional, um não irá substituir o outro - eles possuem composições totalmente diferentes. Se você não tem alergia ou intolerância ao leite de vaca, pode continuar consumindo normalmente. Na dúvida, procure uma nutricionista! Conte comigo.