Tomar o antidepressivo desreguladamente pode causar piora dos efeitos colaterais? Eu tomo ele em hor

5 respostas
Tomar o antidepressivo desreguladamente pode causar piora dos efeitos colaterais? Eu tomo ele em horários diferentes as vezes esqueço aí quando tomo sinto os efeitos colaterais de quando comecei a tomar. Ansiedade, irritabilidade, nervosismo, dor no peito, falta de ar, ataque de choro, medo
Sim, o uso irregular pode causar efeitos colaterais. A maioria dos antidepressivos apresenta efeitos colaterais passageiros, limitados ao início so seu uso. Também é comum que os antidepressivos cursem com piora de sintomas ansiosos nos primeiros dias de uso.
Ao fazer o uso irregular você está se expondo aos efeitos colaterais indesejados, seria importante fazer um uso regular seguindo a prescrição do seu médico assistente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo que os efeitos colaterais da medicação não são agradáveis. Mas com o uso contínuo, essas reações vão minimizando e sumindo. Então, siga corretamente a prescrição médica. Se os efeitos não diminuir procure seu médico.
 Rene Nunes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, boa noite.
O uso inadequado do medicamento pode sim produzir maiores efeitos colaterais, então é importante seguir os cuidados recomendado.
Cabe também ressaltar a importância de procurar um psicólogo para o tratamento das dificuldades que esta sentindo, pois só o medicamento não trata as causas que levam a ter os sintomas por você relatado.
Então é importante a psicoterapia para estar no processo de tratamento dos sintomas e as origens deles.
Dr. Raphael Andrade
Fisioterapeuta, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! É imprescindível que o paciente siga as orientações do seu médico. Qualquer remédio tomado sem seguir as devidas orientações pode causar efeitos colaterais bem complicados. E é muito importante que, além da medicação, seja possível para você contar com algum suporte de um psicólogo ou psicanalista para que possa buscar melhor compreensão sobre o que você tem passado.
 Mariana Benitez Massari
Psicólogo
Rio de Janeiro
Com o uso irregular do remédio, seu corpo sofre com as alterações de dosagem, não atingindo estabilidade de dose necessária no organismo para atingir o resultado positivo esperado.
Existem vários aplicativos que te lembram de tomar o remédio, tem o despertador, entre outras formas de não esquecer, mas de repente, vale a pena consultar um psicólogo para entender porque está tendo esse comportamento que acaba sabotando seu tratamento.

Especialistas

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.