Ttanstorno de Dédicit de Atenção

98 respostas
Para tdh e necessário ter acompanhamento psicólogo para tratar ou só neurologista?
Geralmente o TDAH é uma patologia com várias repercussões na vida, e pode prejudicar a aquisição de algumas habilidades como organização de horários, organização financeira, organização de trabalho e habilidades sociais e empáticas de uma maneira geral.
Por esse motivo, costuma ser importante um tratamento médico com psiquiatra ou neurologista, e um tratamento psicoterápico que auxilie a construção dessas habilidades.
Espero ter ajudado.

O acompanhamento deve ser realizado pelos dois profissionais. O psicólogo trata as questões comportamentais e ajuda as famílias a lidarem com ele. Ajuda também na orientação da escola para lidar com as questões de aprendizagem.
Sim necessita de acompanhamento com profissional psicologo,neurologista e psiquiatra acompanhado de outros profissionais.
Bom dia.
Para o TDH é necessário acompanhamento psicológico para que este transtorno possa ser trabalhado de forma eficaz e o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Uma abordagem bastante eficaz para este caso é a Cognitiva Comportamental. Não deixe de procurar um psicólogo e com o acompanhamento verá resultados extraordinários, como vejo em meus pacientes com esta mesma demanda.
Olá TDAH é acompahado de vária co morbidades várias vezes ansiedade, e portanto psicoterapia nunca faz mal
Se há suspeita de TDAH, o ideal é passar por avaliação com psiquiatra para confirmar o diagnóstico, investigar a presença de transtornos associados e compreender os impactos no funcionamento. O tratamento do TDAH idealmente deve envolver a combinação de medicação e terapia com psicólogo.
Bom dia...seria interessante tanto o acompanhamento médico quanto o psicológico. Desta forma, cada um faria sua parte no tratamento. O Psiquiatra ou Neurologista na adequação de medicação e o Psicólogo na reabilitação das funções comprometidas e melhora da qualidade de vida, após uma boa avaliação Neuropsicológica...
Fico a disposição...
Priscilla Carolina Sociale - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Para TDH o acompanhamento psicológico também se faz necessário juntamente com o neurológico.
Bom dia!!
O ideal é inicialmente fazer uma avaliação Neuropsicologia para fazer o mapeamento das habilidades e dificuldades e direcionar a melhor intervenção, podendo ser tanto psicológica quanto com neurologista. O ideal é identificarmos as necessidades e trabalhar em conjunto para um melhor tratamento.
Fico à disposição para qualquer dúvida ou agendamento!

Gabriela Leão - Neuropsicóloga
o ideal é que o diagnóstico seja feito por equipe multidisciplinar, assim como o acompanhamento do paciente. Um neuropsicólogo pode ajudar a avaliar qual o perfil de funcionamento da pessoa, enquanto o neurologista avalia se será necessário ou não o uso de medicação. O seguimento com psicólogo vai ajudar o paciente a lidar melhor com as dificuldades do quadro.
Precisa de acompanhamento do neurologista e terapias com psicomotricidade clínica.
Bom dia. Casos de TDAH exigem uma acompanhamento multidisciplinar, isto e, envolvem vários profissionais. O caso de acompanhamento psicológico depende muito do que for avaliado. Estou a disposição !
Olá! O acompanhamento com o neurologista é medicamentoso, já com o psicólogo é para te ajudar na criação de estratégias para lidar melhor com as dificuldades que venha a ter, bem como para compreender melhor tudo que acontece nos diversos contextos. Os dois acompanhamentos são imprescindíveis.
Cada caso precisa ser analisado individualmente. Geralmente, a associação do tratamento com neurologista à psicoterapia e reabilitação das funções cognitivas deficitárias (atenção, memória, etc.), às vezes também ao tratamento psicopedagógico, é o que produz o melhor resultado. Costumo partir de uma avaliação psicológica e psicopedagógica detalhada para mapear as áreas deficitárias, aquelas em que há maiores prejuízos, para só depois definir quais as intervenções que serão necessárias.
Para o TDAH, é necessário, o acompanhamento com psicopedagogo. Se precisar de ajuda, tenho horários.
Para o transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade é necessário ter acompanhamento de um Psicólogo, Neurologista, Fonoaudiólogo, e Neuropsicopedagoga.
O ideal é o tratamento combinado, com medicação se tiver sido preescrita pelo médico e acompanhamento com psicóloga ou neuropsicóloga.
Todo o acompanhamento de TDAH é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, fonoaudióloga(o), psicóloga(o) , psiquiatra, psicopedagoga (o) .Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
O acompanhamento psicológico para TDAH certamente é vantajoso. Pois ajudará a encontrar estratégias para lidar melhor com eventuais dificuldades. Bem como promover qualidade de vida!
Sim. É necessário o acompanhamento psicológico também.
Bom dia.
Sim. Um acompanhamento psicológico e psicopedagógico se faz necessário, juntamente com o trabalho do neurologista, como forma de auxílio nas dificuldades e melhora na qualidade da aprendizagem como um todo.
Qualquer dúvida estou a disposição
O trabalho do psicólogo é de grande importância nesses casos. Quando associado ao trabalho do neurologista os resultados são bem mais significativos
Olá, como vai?
O processo terapêutico de crianças e, até mesmo, adultos com diagnóstico de Tdah deve incluir a psicoterapia de forma a favorecer ajustes no comportamento, diminuindo e minimizando a agitação e favorecendo o controle de reações, a compreensão das dificuldades e o aumento do tempo atencional. As terapias atuam em conjunto com a ação dos medicamentos indicados pelo neuropediatra ou neurologista. Isto favorece o bom prognóstico e auxilia na diminuição do tempo de uso do medicamento.
Olá, é de exclusiva importância quem é diagnosticado com TDAH fazer acompanhamento psicológico.
Bom dia!

O tratamento do TDAH, consiste no tratamento médico com uso de medicamentos e recursos complementares, incluindo a intervenções da Psicoterapia.
Costumo dizer que as pessoas não precisam psicoterapia/ acompanhamento psicológico, elas merecem. Ter um psicólogo ao seu lado é se permitir ter um espaço para ser você mesmo, encontrar-se com suas dificuldades, frustrações e desejos. Uma pessoa com TDAH pode se beneficiar muito do espaço da psicoterapia, pois, poderá pensar como é viver no mundo e com as pessoas de uma maneira diferente, diante desse diagnóstico e assim buscar caminhos melhores para ser feliz no seu dia-a-dia. Espero ter ajudado!
Um tratamento multidisciplinar sempre é mais interessante que um tratamento com uma única especialidade.
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade deve ser acompanhado por neurologista, psicólogo e neuropsicólogo que trabalhe a reabilitação funcional. O psicólogo realiza o trabalho de escuta onde o paciente trata suas questões (queixas)sintomáticas,com a pretensão de aprender a lidar com seus sintomas. A Reabilitação atua nas alterações comportamentais,possibilitando melhorias na qualidade de vida e psicoeducação,a partir de técnicas específicas.
Te convidamos para uma consulta: Neuropsicologia clinica - R$ 220
O trabalho desses profissionais é diferente, porém, um complementa o outro. O psicólogo irá te ajudar a encontrar alternativas de lidar com o TDAH no seu dia a dia, identificando e modificando comportamentos, afim de minimizar o impacto dos sintomas na sua vida. O Neurologista irá identificar o TDAH e sendo necessário poderá receitar uma medicação.
Pessoas com TDAH apresentam baixa capacidade na regulação da motivação na busca de objetivos, diante de obstáculos, bem como uma dificuldade para resolver problemas, ingenuidade e flexibilidade na busca de objetivos de longo prazo, pois tendem a desistir na presença de possíveis obstáculos. E falar com seu terapeuta nesses momentos fazem toda diferença.
Sim, é necessário.
O acompanhamento médico né importante, pois a medição tende a amenizar nos sintomas. Contudo, o acompanha com um profissional psicólogo é essencial para aprender a lidar com os sintomas que permanecerem e quando possível, criar estratégias para supera-los.
Para o TDAH ( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) o ideal é que seja feito o acompanhamento multiprofissional, ou seja, varias especialidades de profissionais na área de saúde para tratar o paciente. O médico e o psicólogo são fundamentais nesse tratamento, seja para criança, adolescente ou adulto.
O ideal para qualquer tipo de transtorno de aprendizagem seria um tratamento multidisciplinar, para que cada profissional desenvolva um trabalho especifico, por exemplo, o neuro fara o acompanhamento medico para possivel necessidade de intervencao farmacologica; o psicologo fara a intervencao terapeutica para os comportamentos que necessitam de ajustes, tais como comorbidades do quadro de Tdah (ansiedade, tod, entre outros); ja o psicopedagogo fara o acompanhamento escolar para adequacoes de estudo diante das dificuldades pertinentes ao quadro. Lembrando que, cada caso é unico e deve ser encaminhado aos devidos profissionais. À disposicao
Prezado(a), para o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade sugerimos um tratamento multidisciplinar. Qualquer seja a idade, é aconselhável a terapia (usualmente TCC), acompanhamento médico e realizar um trabalho em conjunto com a família e a escola.

Olá! Boa tarde. Para tdah, é necessário acompanhamento psicológico e, em certos casos uso de medicação.
Eu atendo essa área.
Para TDAH é muito importante além do medicamento fazer psicoterapia , já que os sintomas e as consequências de quem possui abala a auto estima e o emocional como um todo.
O psicólogo pode ajudar e muito nos casos de TDAH! Podem ser trabalhadas estratégias para lidar com o transtorno, avaliar possíveis consequências que o transtorno traz para a vida social e profissional, e buscar maneiras de minimizar os problemas. A medicação é muito importante, mas as habilidades para aprender a lidar com os problemas que o transtorno acarreta na vida pessoal e profissional é trabalhada na terapia comportamental.
Olá! Cada caso é único, mas geralmente há acompanhamento de uma equipe, como por exemplo terapeuta ocupacional, psicólogo, psiquiatra ou neurologista... Dependendo pode ter também fonoaudiólogo, psicopedagogo entre outros.
Não necessariamente. Porém, o acompanhamento psicológico auxilia bastante no treinamento de novos comportamentos, principalmente a Terapia Cognitivo-comportamental, auxiliando bastante na redução dos sintomas de tdah.
O tratamento baseia-se na intervenção multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas médicas, saúde mental, pedagógica em conjunto com os pais.
O profissional deve informar sobre o transtorno, através de informações claras e precisas, a fim de aprender a lidar com os sintomas.
É necessário que cada caso seja avaliado por um psicólogo para verificar a necessidade ou não do tratamento psicológico.
O acompanhamento com profissional da Psicologia, ou especificamente, da Neuropsicologia, é importantíssimo com pacientes diagnosticados com TDAH. Esse profissional vai ser apto à aplicar uma série de técnicas e atividades específicas em sessão para auxiliar a aumentar o foco atencional e ter maior controle comportamental, além de trabalhar os aspectos emocionais ligados ao transtorno.
O tratamento com o psicologo beneficia as mudanças de pensamentos e comportamentos que atrapalham ou realizam a manutenção do TDAH.
O tratamento com neurologista auxilia a redução dos sintomas, e tratamento medicamentoso.
A combinação de ambos os profissionais beneficia a redução dos sintomas e modificações das causas.
Para o tratamento de TDAH o ideal é o acompanhamento com o neurologista e a terapia psicológica para aprender estratégias de controle comportamental, manutenção do foco atencional, etc.
Na maioria das circunstâncias é possível se beneficiar do tratamento concomitante com psicoterapia, pois a psicoterapia, a depender da abordagem, lhe permitirá entrar em contato conscientemente com sentimentos, pensamentos e crenças à princípio desconhecidos que podem estar relacionados com a origem dos seus sintomas, te capacitando gradativamente a suportá-los e agir de forma diferente da "automática", amenizando os seus sintomas e até resolvendo-os.
Olá, hoje o disgnóstico do TDAH está muito banalizado. Importante que seja atendido sim por um neurologista, ou neuropediatra (no caso de crianças) para uma análise mais detalhada. Confirmando o diagnóstico, um dos passos importantes é fazer a Terapia Cognitivo Comportamental. Espero ter ajudado. Abs
Psicólogo Fabrinny Araujo
É essencial o acompanhamento psicoterápico para pessoas com diagnóstico de TDAH associado ao tratamento medicamentoso. No caso a terapia irá ajudar a pessoa a lidar melhor com os sintomas, de modo minimizar o prejuízo que em geral o TDAH acarreta a vida em seus diversos aspectos.
Se há diagnóstico fechado de TDAH é necessário acompanhamento psicologico sim, de preferência na linha cognitivo comportamental, e algumas vezes uso de medicação psiquiátrica. Depende de cada caso.
O acompanhamento com o neurologista e ou psiquiatra se faz necessário, para o paciente ser medicado e estabilizado. O acompanhamento com o psicólogo também se faz necessário para mudar alguns comportamentos inadequados característico do TDAH.
Olá, Para o tratamento ser mais eficaz você precisa fazer acompanhamento com um psicólogo comportamental e também trabalhar com as frustrações, onde vai haver mudanças de comportamento, o Neurologista vai fazer o diagnóstico junto com a equipe Multidisciplinar.
Em geral o tdah vem acompanhado de uma ansiedade importante, mas também de uma desorganização da rotina, o que poderia causar muito estresse e angústia. O ideal é fazer sim uma psicoterapia.
O profissional psicólogo ou psicopedagogo irá contribuir no sentido de um melhor aproveitamento da aprendizagem. Com orientações específicas para trabalhar memória, concentração e atenção. Dificuldades inerentes às pessoas com TDAH.
O acompanhamento psicológico é tão importante quanto o acompanhamento neurológico ou psiquiátrico.
O ideal é fazer o acompanhamento multidisciplinar: psicopedagógico, psicológico e médico, podendo este ser neurologista ou psiquiatra ( no caso de crianças e adolescentes, verifique se é especialista nestas faixas etárias).
Sim deve ter o acompanhamento psicológico com ênfase em terapia cognitivo comportamental.
O acompanhamento com o psicólogo é de suma importância para o tratamento de pessoas com TDAH. Sempre acompanhado de um profissional da medicina neurologista.
É muito interessante que a criança com TDAH seja acompanhada por neuro, psicólogo e psicopedagoga, cada um em sua especialidade, porém se completando para o melhor desenvolvimento da criança.
O médico neurologista ou psiquiatra faz o acompanhamento adequando os fármacos a necessidade individual do paciente, o que é útil e necessário, mas a combinação dos fármacos necessários com o tratamento psicoterapêutico é a melhor opção para o sofrente em termos de resultados.
Olá !
O tratamento para indivíduos ( crianças ou adultos), normalmente é feito com terapia e medicamentos, neste caso se faz necessário os dois especialistas e também principalmente em idade escolar é feito acompanhamento com Psicopedagogo pelo fato do TDAH prejudicar a aprendizagem da criança. Espero ter ajudado, boa sorte!
O acompanhamento psicológico é fundamental no caso do TDAH, tendo em vista principalmente todo o quadro comportamental característico do transtorno. Inclui baixa autoestima, intolerância à frustração, falta de planejamento e impaciência para realização de tarefas e obtenção de resultados, entre outros traços da pessoa que sofre de TDAH. O acompanhamento com médico neurologista garante a terapia medicamentosa e o acompanhamento com o psicólogo garante a psicoterapia para o paciente e orientação a sua família, especialmente no caso de crianças e adolescentes.
Psicóloga Rita de Cassia de Souza Sá CRP 06/99556
É bem interessante tratar com neurologista e também com Psicologo no caso de TDAH. O médico avaliará a questão medicamentosa. O psicólogo (comportamental) pode auxiliar -e muito- com estratégias que ajudem o sujeito à lidar com suas dificuldades. Muitas vezes estão relacionadas à desorganização, à dificuldades de relacionamento, impulsividade, entre outras.
Portanto, psicólogo poderá ajudar a a conhecer essas limitações e junto com o cliente realizar a mudança comportamental necessária.
O neurologista vai cuidar da parte química, com a prescrição de medicação e dosagem.
O psicólogo vai te ajudar na questão comportamental, ensinando-lhe técnicas para minimizar o impacto do TDAH em sua vida diária e relacionamentos.
Importsnte esse acompanhamento multidisciplinar.
Forte abraço
Rita Costa
O acompanhamento psicológico é essencial para o acompanhamento desses pacientes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Boa noite!
O tratamento de condições como o TDAH é importante o acompanhamento tanto do neurologista quanto do psicólogo, o qual pode atuar junto ao paciente a fim de proporcionar melhor compreensão sobre os sintomas, elaboração de estratégias para lidar com as questões da hiperatividade e ou desatenção, além de ser um espaço de fala a fim de dar conta de algum sofrimento relativo às condições causadas pelo transtorno. É interessante que esses profissionais (psicólogo e neurologista) possam trabalhar em conjunto em prol do paciente.
Espero que tenha lhe auxiliado em sua dúvida.
Sim, é de suma importância o tratamento psiquiatrico juntamente com o psicológico.
O tratamento do tdh precisa do psicologo, mas muitas vezes tambem do psicopedagogo. O correto seria um psicologo ou psicopedagogo avaliar e orientar para qual profissional seria importante encaminhar .
Sim. É importante que o portador de tdha tenha acompanhamento psicológico, com o objetivo de tratar problemas de comportamento e questões emocionais que estão diretamente ligados ao diagnóstico.
Olá
Depende o caso, se a criança, adolescente ou adulto for muito ansioso ou tiver outros distúrbios envolvidos é muito importante.
É necessário acompanhamento psicológico.
O Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade é um transtorno neurológico que surge na infância e acompanha a pessoa por toda vida. Suas principais características são a falta de atenção e impulsividade. O acompanhamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que pode englobar fonoaudiólogo, psicólogo, neuropediatra, pediatra e outros profissionais de saúde, depende de cada pessoa.
Tanto para o diagnóstico como para no tratamento, o apoio do psicólogo é essencial. O transtorno é de ordem psíquica que tem manifestações que afetam o comportamento do indivíduo em várias esferas de sua vida (escolar, familiar e trabalho). O profissional da psicologia irá acompanhar o desenvolvimento emocional/cognitivo e comportamental, levando em consideração o ambiente e a família que ela está inserida.
Olá...Bom Dia!
tudo bem?
É diagnosticado(a) com a TDH?
A principio é interessante realizar avaliação psicológica, o profissional levantará as necessidades e fará os devidos encaminhamento.

Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá. Há diversas abordagens para se tratar não só o TDAH como as questões psíquicas como um todo. Há aqueles que recorrem primeiramente à medicação, há os que recorrem a um profissional que possam escutá-lo, e há aqueles casos em que é necessário um acompanhamento tanto medicamentoso, quanto pela via da palavra. Esta via é muito valiosa, desde que bem escutada.
Olá, é importante uma avaliação psicológica para averiguar, pois o psicólogo trabalhará a ansiedade e outras questões particulares que decorrem do tdh.
Para quem tem o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é ideal o tratamento combinado, que significa a medicação juntamente com a terapia porque esta vai ajudar na mudança de comportamento do paciente para ter uma melhor qualidade de vida!

Estou à disposição para maiores esclarecimentos!
Abs,
Carolina
Bom dia!É indicado sim! Procure um bom profissional e se permita uma boa escuta psicanalitica.Sucesso
Olá, primeiramente como foi o processo de diagnóstico de TDAH?! Porque em geral, o procedimento correto para o diagnóstico seria o acompanhamento psicológico com finalidade de hipótese diagnóstica, encaminhamento para neurologista ou neuropediatra conforme a idade de que quem possui este diagnóstico, para a realização das demais avaliações necessária e exames. Com a confirmação diagnóstica, o ideal é realizar acompanhamento psicológico, com finalidade de intervenção para auxiliar e acompanhamento com neurologista mensal ou semestral, conforme orientação médica, para reavaliação do caso sempre que necessário e atualização de laudo. No caso se houver orientação de tratamento com medicação, existe a necessidade da continuidade dos atendimento com neurologista ou neuropediatra.
Para definir a necessidade de acompanhamento psicológico deve-se avaliar a pessoa portadora do transtorno de forma ampla e detalhada para que se possa elaborar um programa de ajuda e reabilitação em todos os aspectos que se mostraram prejudicados a partir de uma avaliação neuropsicológica. Minha experiência mostra que uma abordagem holística de intervenção (a que busca trabalhar tanto os componentes cognitivos quanto os aspectos emocionais e psicossociais) é a mais eficaz.
Olá!!
O acompanhamento psicológico para quem tem TDAH é importantíssimo. A linha reconhecidamente mais eficaz é a cognitiva comportamental, a famosa TCC.
Para o enfrentamento e superação do TDAH trabalha-se mudança dos comportamentos, adiquirir novos hábitos, motivação,, auto-estima e autonomia. Assim, o dia-a-dia fica mais funcional. Faz toda a diferença.

Fique de olho na qualidade de vida. Ok?
Boa sorte!
Olá, boa tarde. A psicoterapia pode otimizar bastante o resultado do tratamento pq ajuda você a modificar padrões de comportamentos disfuncionais arraigados anteriores ao diagnóstico.Dá consciência dos prejuízos funcionais nas diversas áreas tais como profissional, acadêmica, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito etc.. dentro da sua singularidade. A medicação é bastante efetiva no caso do TDAH. Como vc já está no Neuro, o ideal é associar a psicoterapia. Para adultos e crianças essa pode ser uma boa prática quando necessária ! Abr.
Olá!
É recomendado que o diagnóstico seja feito considerando os aspectos neurológicos, com um médico que investigue clinicamente e/ou através de exames a HD(hipótese diagnóstica), e, aconselha-se um acompanhamento psicológico para a avaliação, orientação, estimulação necessárias para a faixa etária do paciente
O trabalho quando os profissionais trocam informações no âmbito de um acrescentar através de laudos, ou relatorios a atuação dos profissionais envolvidos.
Dependendo da idade inclui-se também neste processo um psicopedagogo.

Att
Camila Marcela
Olá, para todo diagnóstico de TDAH é necessário sim o acompanhamento psicólogico e também o acompanhamento com o médico; principalmente se há uma necessidade medicamentosa. Em geral se o transtorno é moderado ou grave precisa da medicação que favorece ao indivíduo ter menos prejuízos em suas atividades diárias, além de ajudar tb na terapia, pois ele terá uma condição melhor de foco e compreensão do transtorno. Atenderá tb melhor as intervenções que o psicólogo(a) fará. Isso é válido para crianças, adolescentes e adultos. O tratamento e também o diagnóstico devem ser dado por uma equipe multidisciplinar. Psicólogo, psicopedagogo, médico e até outros conforme a necessidade da pessoa. O transtorno pode também apresentar comorbidade que são patologias que podem aparecer, como exemplo, um transtorno de ansiedade... A medicação tira os sintomas, mas quem ensina a controlar o transtorno é a psicoterapia. A mais indicada e mais rápida é a psicoterapia cognitiva comportamental. É indispensável ir ao médico e ao psicólogo (a) que avaliarão e indicarão outros profissionais conforme a necessidade da pessoa. Abraço.
O acompanhamento e tratamento psicológico vai depender dos prejuízos causados ao paciente, devido ao diagnóstico de TDAH.
O TDAH pode causar uma série de complicações na vida da pessoa, em relação ao seu comportamento, sua cognição, no seu aprendizado e também questões emocionais. A necessidade de tratamento vem daí, muitas crianças e adultos com o diagnóstico precisam de ajuda profissional para organizar seu comportamento, planejar estratégias para auxiliar na escola, no aprendizado e ajudá-lo emocionalmente. Nesse caso o psicólogo se faz necessário! É sempre válido fazer uma avaliação psicológica para verificar quais os prejuízos presentes e possíveis dados que o transtorno pode gerar na vida do paciente, assim poderá realizar o tratamento ideal, e se necessário, um acompanhamento multiprofissional.
Abraço !
Os dois profissionais exercem funções distintas e complementares no tratamento e diagnóstico. A forma como vai ser conduzida pode variar de acordo com cada caso levando em consideração idade, atividades exercidas, alteração emocional entre outros.
O acompanhamento com o psicólogo e/ou neuropsicólogo é imprescindível. Através da reabilitação neuropsicológica desta condição há melhora das habilidades cognitivas comprometidas. É possível auxiliar o paciente com TDAH, otimizando o seu nível de concentração e foco, para que ele não se distraia com facilidade. Além disso, através deste treinamento, o paciente também passa a processar as informações externas com mais facilidade e precisão.

Vale ressaltar que você precisa consultar o especialista que a acompanha para que juntos possam traçar a melhor estratégia de tratamento.
Perfeita a resposta da colega. Sim, o acompanhamento psicológico irá permitir ao paciente ter maior consciência de suas dificuldades, acessar as questões emocionais que estão por trás do transtorno e potencializar as qualidades do paciente para enfrentar suas dificuldades.
O acompanhamento psicológico é necessário para auxiliar o paciente em sua rotina e no controle da impulsividade. Para trabalhar concentração e hiperatividade, na maioria das vezes é necessário uso de medicação prescrita pelo psiquiatra ou neurologista.
Olá! O neurologista ( originalmente responsável pelo trato de casos voltados para disfunções ou acidentes motores, como: convulsões, Parkinson, AVCs....)acabou assumindo o papel do psiquiatra, até pelo preconceito social anterior...em procurar o profissional adequado a cada situação, temendo-se receber julgamentos sociais. Mas esta ideia jå foi ultrapassada. Hoje, indica-se: psiquiatra e condicionamento/ treinamento ao portador do TDAH na TCC( Terapia Cognitivo Comportamental). Procure bons especialistas e sucesso!!
Olá. O ideal é que você faça o acompanhamento também com um psicólogo ou psicanalista, uma vez que o médico normalmente prioriza o tratamento medicamentoso. A importância de investir na psicoterapia é que você terá um espaço onde poderá falar de seu sofrimento e elaborar melhor o que vem causando os sintomas que te incomodam. O TDAH é um transtorno catalogado nos manuais médicos que pode ter uma série de causas, inclusive psíquicas, que muitas vezes não são investigadas pela medicina. O remédio atua amenizando os sintomas. Porém, para tratamento da causa, é sempre indicado procurar um profissional que ofereça uma escuta qualificada, como o psicanalista ou psicólogo.
Para o TDAH também se faz necessário um acompanhamento psicológico. Fico à disposição!
Bom dia, na minha perspectiva o TDAH é o nome que se dá pela psiquiatria para um conjunto de sintomas que trazem sofrimento. O medicamento pode aliviar alguns desses sintomas, mas não substitui cuidar de como cada pessoa vivencia esse sofrimento. De modo que o acompanhamento psicológico pode dar atenção para o que está causando esses sintomas e, principalmente, para a pessoa em sua integralidade.
O neurologista vai cuidar da parte neurológica do paciente. A psicoterapia irá lidar no como isso afeta a vida do mesmo. Dessa forma, o papel da psicoterapia é junto ao paciente compreender melhor a sua condição de existência, fazendo com que este aprenda a lidar melhor com o seu modo de ser-no-mundo.
Olá!
Sim, muito importante ter um acompanhamento psicológico.
A psicoterapia irá te conduzir a um autoconhecimento, melhor compreensão de si mesmo e auto controle das suas emoções.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os próprios sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline De Coster.
Torna-se necessário um acompanhamento psicológico.
Boa noite,

Tanto a avaliação psiquiátrica como psicológica se fazem necessárias.

O tratamento vai depender dessa avaliação diagnóstica, para correto estabelecimento do trajeto terapêutico a ser realizado.

Espero ter ajudado
Psi. Domingos Fernandes.
Olá, boa noite!
O TDAH pede um tratamento multidisciplinar. É importante unir: psicólogo, psiquiatra e neurologista.
Como já muito dito aqui, é importante um tratamento multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas médicas, saúde mental e pedagógica, em conjunto com os pais.
O acompanhamento psicológico demonstra eficácia para a melhora dos sintomas centrais do transtorno, como a desatenção, hiperatividade, impulsividade e também para o manejo de sintomas comportamentais comumente associados, como oposição, desafio, teimosia, etc.