Um psicólogo disse que minha esposa tem todos os traços de Pers. Borderline. É vdd que esse trans.

10 respostas
Um psicólogo disse que minha esposa tem todos os traços de Pers. Borderline. É vdd que esse trans. não tem cura e que os sintomas podem apenas ser amenizados? Eu teria que conviver pra sempre com as mudanças de humor e comportamento dela? Como se ela tivesse várias personalidades? É isso mesmo?
Olá!
Quando falamos em saúde mental o conceito de cura precisa ser abordado com cuidado, principalmente quando diz respeito a transtornos de personalidade.

Neste caso o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é indicado para que o paciente adquira condições de lidar com as instabilidades e crises que podem surgir.

Não se trata de múltiplas personalidades, mas de uma instabilidade frente a eventos emocionalmente estressores.

Psicoterapia com um profissional com experiência em personalidade borderline, associado ao tratamento medicamentoso, costuma ter bons resultados.

A disposição!
Abraço.//Priscilla

Olá, vamos pensar em traços de personalidade e diagnóstico como formas diferentes de entender a situação.
A instabilidade de humor, a baixa tolerância a frustração, comportamentos impulsivos e por vezes de risco podem ser trabalhados em terapia e encontrar soluções mais adaptadas para lidar com a situação que origina a mudança de comportamento e emoção correspondente.
Em relação ao diagnóstico transtorno de personalidade é importante procurar o diagnóstico médico e avaliar se precisa de intervenção medicamentoso no momentobda crise. (Medica-se o sintoma emergente).
Outro ponto em relação a você precisar conviver com as mudanças de sua esposa, talvez seja importante procurar uma terapia de casal para trabalhar o que afeta o conjugal. São coisas diferentes e intervenções diferentes mas complementares.
Espero ter ajudado.
ABS, Betânia Tassis
Olá!
Existem técnicas, dentro da hipnose onde, conseguimos fazer o "bloqueio emocional " do evento. Resumindo: conseguimos desligar as emoções que envolvem esse fato. Desde que seja um desejo seu, manter essa relação.

Atte
O TPB é um diagnóstico difícil e que com frequência ocorre junto a outros transtornos mentais e emocionais; por isso, deve ser realizado por um profissional que tenha experiência na avaliação e no tratamento do TPB. É comum que os familiares e amigos fiquem assustados, pois muitas dessas pessoas podem nunca ter ouvido falar, ou conhecer o TPB. É um equívoco achar que os borders nunca melhoram, a medicação adequada associada a psicoterapia ajuda muito a reduzir a depressão e a impulsividade, contribuindo para a estabilidade emocional. Procure um profissional com experiência em TPB para um diagnóstico seguro de sua esposa e tratamento adequado.
Eu te diria que, mais do que se preocupar com uma opinião que foi dada a respeito de sua esposa, é importante que você possa pensar em como está para você poder lidar com a instabilidade de humor e de comportamento, como relata, da sua esposa. Talvez você buscar um profissional seja uma forma de ajudá-la e você poder falar do quanto tem sido difícil acompanhar essas mudanças. Isso é o que está ao seu alcance. Nem sempre precisamos estar "doentes" para buscar um profissional psicólogo. Mas você está identificando coisas que não estão fáceis para você. E isso, para um processo terapêutico já é importante e certamente te permitirá ajudá-la. Mais do que um diagnóstico muitas vezes.
Como são essas mudanças de humor, comportamento e personalidade? É muito complicado simplesmente fazer um rótulo. Imagino que o psicólogo que a atendeu deve acompanhar ela por um bom tempo e ser consciente sobre fazer diagnósticos, certo? Se não, sugiro que procure um profissional que não se preocupe só em diagnosticar mas sim poder fazer um trabalho condizente ao sofrimento de sua esposa. É importantíssimo um trabalho que respeite a individualidade de cada caso, tomando cuidado para não fazer generalizações. Se tratando de uma estrutura boderline, o manejo do profissional deve ser de muito cuidado para com o sujeito. Abraço!
Existe um modismo em relação ao diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. Temos a tendência de diagnosticar e rotular tudo. Algumas pessoas são mais complicadas do que outras e isso não quer dizer que há uma doença mental.
O uso de medicações deve ser feito com muita cautela. A maioria dos pacientes usa antidepressivos, apesar de isso piorar consideravelmente o distúrbio.
Se uma boa terapia for iniciada as coisas vão melhorar com o tempo.
É sempre importante consultarmos profissionais competentes para uma boa avaliação psicológica e psiquiátrica. No seu caso, a sua esposa só será medicada depois de passar por uma avaliação psiquiátrica, ou seja, vocês terão pelo menos mais uma opinião antes dela vir a usar a medicação. Sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, assim como os outros transtornos de personalidade ele não tem cura, mas pacientes com tratamento adequado, o qual incluiu remédios e psicoterapia podem recuperar a qualidade de vida com a remissão dos sintomas. Algo importante a se dizer é que não tratar tal transtorno pode piorar os sintomas com o passar do tempo. Recomendo portanto que procure um psiquiatra e um psicologo para avaliar a sua esposa e começar um tratamento se for realmente necessário.
O Transtornos Borderline de Personalidade (TBP) é uma condição relativamente comum e seu curso é, amiúde crônico. As caracteristicas principais desse transtorno são a instabilidade de humor e a hipersensibilidade aos conflitos interpessoais. Mas isso não pode ser interpretado como uma tragédia, muito pelo contrário.
Nas duas últimas duas décadas houve um avanço expressivo na compreensão sobre a natureza tanto psicológica como neurobiológica do TBP, o que se traduziu em melhores abordagens para aliviar os seus sintomas e permitir que seus portadores tenham uma qualidade de vida muito melhor.
A ansiedade causa muitos problemas de saude. Voce deve procurar ajuda em todas as fontes. Uma das mais importantes e a psicoterapia. A psicoterapia e a area da Psicologia dedicada a saude emocional.Escolha um profissional competente.