Um único episódio de transtorno delirante de ciúme ocorrido há 2 anos precisa continuar com antipsic

2 respostas
Um único episódio de transtorno delirante de ciúme ocorrido há 2 anos precisa continuar com antipsicóticos?
Ideias delirantes ou deliroides de ciúmes podem aparecer em muitos contextos, incluindo, por exemplo, transtornos de humor como depressão, quadros demenciais, esquizofrenia, transtorno esquizo-afetivo, ciúmes patológicos (se os pensamentos forem muito prevalentes, podem ser confundidos com delírios). À exceção dos ciúmes patológicos, os outros transtornos, incluindo o delirante, são problemas crônicos, que tendem a se manter, ao longo do tempo, não sendo curados pela medicação, apenas controlados. Deste ponto de vista, suspender a medicação sempre traria riscos de recaída. Entretanto, somente seu psiquiatra tem condições, por conhecer pessoalmente você, de dizer se, em seu caso particular, seria possível diminuir ou suspender a medicação e observar. Fale com ele e, antes disto, não mude nada em seu tratamento.

Transtorno delirante persistente, transtornos psicóticos, esquizofrenia são exemplos de quadros em que pode haver delírio(inclusive de ciúmes), e o uso de antipsicóticos é indicado por toda a vida devido a cronicidade da patologia. Com tratamento correto pode haver estabilização do quadro e surgir a ideia de parar a medicação, já que está tudo bem, porém o raciocínio deve ser o oposto: está tudo bem devido ao uso da medicação, parada desta pode causar o retorno dos sintomas e reagudização do quadro.Essa explanação é algo geral, procure seu psiquiatra para avaliar se há outros sintomas, se psicoterapia pode ajudar, e não abandone seu tratamento!