Um único episódio de transtorno delirante de ciúme ocorrido há 2 anos precisa continuar com antipsic

2 respostas
Um único episódio de transtorno delirante de ciúme ocorrido há 2 anos precisa continuar com antipsicóticos?
Ideias delirantes ou deliroides de ciúmes podem aparecer em muitos contextos, incluindo, por exemplo, transtornos de humor como depressão, quadros demenciais, esquizofrenia, transtorno esquizo-afetivo, ciúmes patológicos (se os pensamentos forem muito prevalentes, podem ser confundidos com delírios). À exceção dos ciúmes patológicos, os outros transtornos, incluindo o delirante, são problemas crônicos, que tendem a se manter, ao longo do tempo, não sendo curados pela medicação, apenas controlados. Deste ponto de vista, suspender a medicação sempre traria riscos de recaída. Entretanto, somente seu psiquiatra tem condições, por conhecer pessoalmente você, de dizer se, em seu caso particular, seria possível diminuir ou suspender a medicação e observar. Fale com ele e, antes disto, não mude nada em seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Transtorno delirante persistente, transtornos psicóticos, esquizofrenia são exemplos de quadros em que pode haver delírio(inclusive de ciúmes), e o uso de antipsicóticos é indicado por toda a vida devido a cronicidade da patologia. Com tratamento correto pode haver estabilização do quadro e surgir a ideia de parar a medicação, já que está tudo bem, porém o raciocínio deve ser o oposto: está tudo bem devido ao uso da medicação, parada desta pode causar o retorno dos sintomas e reagudização do quadro.Essa explanação é algo geral, procure seu psiquiatra para avaliar se há outros sintomas, se psicoterapia pode ajudar, e não abandone seu tratamento!

Especialistas

Monique Gomes Plácido

Monique Gomes Plácido

Psicólogo

São Gonçalo

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Marcela Iessa Schmidlin

Marcela Iessa Schmidlin

Psicólogo

Curitiba

Thayná Mariussi

Thayná Mariussi

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.