uma adolescente de 15 anos com toc, que já passou por varias medicações e terapias c a psicologo

14 respostas
uma adolescente de 15 anos com toc, que já passou por varias medicações e terapias c a psicologo e normal não ter resposta positiva ao tratamento??.
Parte das pessoas que sofrem com TOC não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos mais comumente utilizados. Para ter certeza que este é o caso de seu filho é preciso considerar as seguintes questões:
1 O diagnóstico está correto? Não há comorbidade com outros transtornos mentais (como esquizofrenia)?
2 A modalidade da psicoterapia foi terapia cognitivo comportamental (a que possui maior evidência de eficácia para tratamento do TOC)? Houve bom vínculo entre seu filho e o terapeuta? Foi realizada com intensidade e duração suficiente para dar resultado?
3 Foram prescritas medicações indicadas para tratamento de TOC? Elas foram utilizadas em dose adequada (até a máxima ou mesmo doses supra máximas?) com boa adesão e com tempo suficiente para haver resposta clinica (pelo menos 3 meses)?
4 Foram utilizadas associação de medicamentos (como ISRS + antipsicótico, fluvoxamina + clomipramina)?
5 Após todos esses passos podem ser considerado tratamento cirúrgico.

É comum pacientes acharem que não houve resposta quando não há entrega do mesmo. O mais importante além de um diagnóstico preciso é a aliança terapêutica, onde ambos: profissional e paciente estejam sintonizados no decorrer dos atendimentos. Existe grandes possibilidades de trocas de medicamentos até que o médico assistido consiga adequar a necessidade x comportamento do paciente para o transtorno indicado. É necessário tempo, paciência e disciplina para obter um resultado positivo do tratamento indicado para o(a) seu(sua) filho(a), além da orientação que a família precisa para ajudar esse jovem a passar pelas crises e que os familiares consiga entende-lo(a) melhor e todos possam ter uma ótima convivência. Sugiro que, se ainda não tentou a linha Cognitiva Comportamental, busque informações e verás que hoje em dia é a linha de pesquisa que melhor tem mostrado resultados positivos para vários transtornos. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!
Olá! A terapia cognitiva comportamental irá ajudar bastante no caso de sua filha. Mas há casos em que a família possa ser convidada ao processo. Paz e bem!
O TOC é caracterizado por pensamentos persistentes, que produzem medo, inquietação e condutas repetitivas. Tais condutas tem capacidade de reduzir a ansiedade de quem sofre este problema, por isso são repetidas com frequência e cada vez mais.. É importante descobrir a causa, saber o que está desencadeando os episódios de ansiedade.Verificar quando começou, como vem sendo a evolução do quadro. Não vai curar, mas ajudará a compreender o processo do transtorno, na qual é indispensável para avançar no processo de superação. A família é de grande valia neste processo de investigação.
A busca psicológica acompanhada de um psiquiatra também são importantes, pois nos pequenos gestos, consequentemente grandes mudanças. A mudança radical no dia dia , o corte radical pode provocar mais stress que um benefício real. O processo se dá de forma gradativa. A intensidade do TOC e a gravidade do quadro varia de pessoa a pessoa independente do caso.
Obrigada
Antes de tudo é preciso saber há quanto tempo a Terapia está sendo trabalhada. A TCC é de fato a mais indicada no tratamento de TOC, porém, é preciso que haja identificação do paciente com o profissional e com a abordagem definida. É mesmo um processo de "tentativa e erro" até que ele apresente essa identificação e com as sessões em andamento, os resultados irão aparecer.
O TOC pode ser sintoma de algum outro problema, é preciso entender o que leva a este padrão de comportamento, muitas vezes esse entendimento está relacionado com diferentes questões, que a terapia comoortamental não aborda.
É preciso entender a fundo aquilo que causa o sintoma, existem diferentes terapias que podem ajudar. Importante também entender que o resultado não é imediato em nenhum das abordagens.
O TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo) pode estar associado a alguma outra psicopatologia, como por exemplo transtorno de ansiedade, de humor ou até mesmo a esquizofrenia. O tratamento pode variar a depender dos aspectos avaliados em cada paciente de forma individual, levando em conta fatores genéticos, ambientais, eventos traumáticos entre outros. Os psicotrópicos normalmente são indicados pelo psiquiatra juntamente com a psicoterapia, devendo observar o tempo de tratamento, adesão, se existe um vínculo forte e de confiança entre profissionais e paciente.A Terapia Cognitivo Comportamental tem apresentado excelentes resultados no tratamento do TOC e outras psicopatologias. Espero ter ajudado.
O (TOC ) podem ser ultilizada várias abordagens disponiveis por psicologo, mas em outras situaçoes pode se beneficiar da ultilização de mais de uma tecnica para o mesmo paciente.O profissional fará a avaliação do tratamento a ser utilizado conforme a dinâmica e nescessidade de cada pessoa.O tratamento cognitivo comportamental se não funcionar seria importante e mais proveitoso trabalhar os sintomas de forma mais dirigida. Verificar se a paciente não esta se adptando a tecnica trabalhada. Sugiro uma terapia mais focada e precisa e um acolhimento maior antes do trabalho mais prático . Verificar se o vínculo esta bem estabelecido. Também pode ser utilizado outras abordagem como a Psicanálise etc.Acredito que a analise de caso deva ser importante do que impor trabalhos ao paciente . A interação e empatia se faz nescessario para um resultado fidedigno . O processo é lento , mas terá que verificar se a paciente esta ou não se adaptando a tecnica que esta sendo usada.
Tem que ver se o adolescente está vinculado com o terapeuta, ou seja se o jovem se. Sente bem com o psicólogo, se ele gosta da terapia. Se tiver negativa neste sentido é melhor mudar o terapeuta, se o problema for fazer terapia, tentar concientizar a importância do tratamento, a melhor opção é ter um psicólogo que o garoto confia pois é através da confiança que o tratamento vai dar certo.
Terapia Cognitiva é um sistema de psicoterapia proposto e desenvolvido pelo Dr Aaron Beck que integra um modelo cognitivo de psicopatologia e um conjunto de técnicas e estratégias terapeuticas baseadas nesse modelo .Seu principio basico é de que nossas representações de eventos internos e externos determinam nossas respostas emocionais e comportamentais .Na terapia busca-se a reestruturação cognitiva a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas .Inicialmente objetiva desenvolver ao paciente a flexibilidade cognitiva a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham.Utilizo ainda uma abordagem de resolução de problemas.
Não é normal uma pessoa em tratamento não evoluir, exceto se o paciente não seguir o trata conforme orientações, ou se esse tratamento for contra indicado para o problema.
Vale ressaltar que o profissional deve fazer uma investigação clínica, seguindo critérios e métodos científicos de avaliação e análise. Depois disso, ele deve prescrever e orientar o paciente sobre o tratamento.Todos esses procedimentos devem prever a evolução clínica que na maioria das vezes ocorre de forma progressiva. Além disso, o profissional deve indicar ao paciente como será o prognóstico e os riscos de insucesso, ou não, do tratamento.
Portanto se isso não está claro para você, converse com ambos os profissionais, médico e psicólogo para esclarecer as suas dúvidas sobre o tratamento e a evolução. Caso você não se sinta à vontade para conversar abertamente com os profissionais, isso também deve ser superado, caso contrário procure outros profissionais que tenham boas referências.
Desejo sucesso e melhoras.
Considero importante avaliar alguns fatores como; _ Se diagnóstico está correto e o porque esse adoslecente não está respondendo a terapia. A TCC é a mais indicada no caso de TOC, mas deve-se considerar o empenho e credibilidade do adoslecente na terapia. Se se consistir um vínculo entre profissional e paciente fica difícil ter uma resposta satisfatória e eficaz no tratamento. Se esse for o caso buscar outro profissional.
O transtorno obsessivo compulsivo tem sua origem num conflito mental que muitas vezes são inconscientes. Eh necessário uma análise investigativa para encontrar a fixação na infância causadora do conflito. Assim que ela vier a tona o transtorno terá seu término.
Olá! Dificilmente um paciente em tratamento psicoterapeutico e com medicação não terá uma melhora. Talvez pode ser as altas expectativas que a família esteja criando durante esse processo, pois é cansativo e muitas vezes traz a sensação de uma via crucis. Mas, a persistência e paciência poderão ajudar nessa caminhada. Não desanime e se for possível invista em um início da psicoterapia pra vc. Caso vc avalie de uma forma duvidosa a competência dos profissionais envolvidos busque novas possibilidades. Abraço