Uma criança pode se desenvolver bem em uma área e ter atrasos em outra?
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Uma criança pode se desenvolver bem em uma área e ter atrasos em outra?
Olá! Sim, isto pode acontecer.
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ma criança pode se desenvolver bem em uma área e ter atraso em outra?"
Sim, e isso é mais comum do que parece!
O desenvolvimento infantil não é “igualzinho” para todo mundo. Cada criança tem seu próprio ritmo e seus pontos fortes. Algumas aprendem a falar muito cedo, mas demoram um pouco mais para lidar com as emoções. Outras são super sociáveis, mas têm mais dificuldade em aprender a ler, escrever ou manter o foco.
Isso não significa, necessariamente, que há algo errado. Mas quando o atraso em uma das áreas começa a impactar o dia a dia da criança — nas relações, na escola ou na autoestima — vale a pena investigar com carinho.
Como psicóloga, vejo que quanto antes a gente acolhe essas diferenças e entende o que está por trás, mais chances temos de ajudar essa criança a se desenvolver com mais segurança e leveza.
Cada criança é única. O papel da avaliação profissional é justamente ajudar a entender esse universo tão particular com respeito, escuta e cuidado.
Sim, e isso é mais comum do que parece!
O desenvolvimento infantil não é “igualzinho” para todo mundo. Cada criança tem seu próprio ritmo e seus pontos fortes. Algumas aprendem a falar muito cedo, mas demoram um pouco mais para lidar com as emoções. Outras são super sociáveis, mas têm mais dificuldade em aprender a ler, escrever ou manter o foco.
Isso não significa, necessariamente, que há algo errado. Mas quando o atraso em uma das áreas começa a impactar o dia a dia da criança — nas relações, na escola ou na autoestima — vale a pena investigar com carinho.
Como psicóloga, vejo que quanto antes a gente acolhe essas diferenças e entende o que está por trás, mais chances temos de ajudar essa criança a se desenvolver com mais segurança e leveza.
Cada criança é única. O papel da avaliação profissional é justamente ajudar a entender esse universo tão particular com respeito, escuta e cuidado.
Ei...
- Sim, pode sim, grande parte da população desenvolve as áreas de diferentes formas, intensidades e graus, podendo muitas das vezes terem déficit em uma área especifica e serem incrivelmente bem-dotadas em outras. Assim como existem pessoas que conseguem se sobressair em diversas áreas, ou ficarem na média esperada em todas as áreas.
- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.
Abraços
- Sim, pode sim, grande parte da população desenvolve as áreas de diferentes formas, intensidades e graus, podendo muitas das vezes terem déficit em uma área especifica e serem incrivelmente bem-dotadas em outras. Assim como existem pessoas que conseguem se sobressair em diversas áreas, ou ficarem na média esperada em todas as áreas.
- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.
Abraços
Ola boa noite, Sim, é perfeitamente possível que uma criança se desenvolva bem em algumas áreas, como habilidades motoras, enquanto apresenta atrasos em outras, como linguagem ou habilidades sociais. Isso é comum e não significa necessariamente que a criança tenha um problema grave, mas pode indicar a necessidade de avaliação e intervenção.
Bom dia
Sim, todos podemos ter áreas da vida em que somos muito maduros e outras nem tanto.
O ponto em questão é se existe a possibilidade de trabalhar essas áreas e o quanto isso é ou não causa de sofrimento ou de desajuste emocional e funcional na vida da pessoa.
É uma questão ou uma falta muito sofrida essa área que esta "atrasada"? O que seria esse "atraso"? Pra quem? Entre outros aspectos que podem ser subjetivos e específicos ;-)
Sim, todos podemos ter áreas da vida em que somos muito maduros e outras nem tanto.
O ponto em questão é se existe a possibilidade de trabalhar essas áreas e o quanto isso é ou não causa de sofrimento ou de desajuste emocional e funcional na vida da pessoa.
É uma questão ou uma falta muito sofrida essa área que esta "atrasada"? O que seria esse "atraso"? Pra quem? Entre outros aspectos que podem ser subjetivos e específicos ;-)
Sim, crianças podem ter desenvolvimento desigual, com áreas mais avançadas e outras com atrasos, o que requer observação e apoio direcionado.
É comum que uma criança - assim como um adulto, se desenvolva de formas diferentes em relação à diferentes áreas de sua vida. Cabe uma avaliação de quais são estas áreas, o que esta sendo reconhecido como bom, e o que esta sendo visto como atraso, assim como uma avaliação que não olhe apenas para o comportamento em questão, mas que amplifique o olhar para a compreensão do contexto e do momento de cada criança. Caso a questão esteja gerando angustia ou preocupação, sugiro a procura de um especialista para uma avaliação mais aproximada do caso.
Olá, como tem passado?
Sim, uma criança pode, sem dúvida, apresentar um bom desenvolvimento em algumas áreas e, ao mesmo tempo, ter dificuldades ou atrasos em outras. O desenvolvimento psíquico não é linear, nem obedece a uma lógica de progresso homogêneo. Pelo contrário, ele se dá de forma singular, marcada por impasses, tropeços e também por avanços que fazem parte do próprio processo de constituição subjetiva.
Do ponto de vista da psicanálise, cada etapa do desenvolvimento está atravessada por conflitos inconscientes, desejos, interdições, fantasias e experiências afetivas que deixam marcas. Uma criança pode, por exemplo, ter uma excelente capacidade cognitiva, mas apresentar desafios no campo da socialização, da comunicação ou da regulação emocional. Isso não significa, necessariamente, um problema, mas aponta para uma organização psíquica onde certos aspectos foram mais elaborados, enquanto outros encontram mais entraves simbólicos.
O que será que está em jogo quando uma parte se desenvolve, mas outra parece travar? Que mensagens inconscientes estão ali, talvez silenciosas, se manifestando por meio desse sintoma, desse atraso ou dessa dificuldade? É o ambiente? É uma história de demandas, expectativas, desejos e interdições que se inscrevem no psiquismo da criança? O que, afinal, essa criança tenta dizer, não com palavras, mas com seu modo de estar, de reagir e de se posicionar no mundo?
Quando olhamos por essa lente, entendemos que nenhum atraso é apenas um defeito ou uma falha, mas uma expressão psíquica que precisa ser escutada, acolhida e compreendida em sua singularidade. E é justamente nesse ponto que um processo terapêutico pode oferecer um espaço de escuta, elaboração e construção de caminhos que respeitem o tempo e a história dessa criança.
Fico à disposição.
Sim, uma criança pode, sem dúvida, apresentar um bom desenvolvimento em algumas áreas e, ao mesmo tempo, ter dificuldades ou atrasos em outras. O desenvolvimento psíquico não é linear, nem obedece a uma lógica de progresso homogêneo. Pelo contrário, ele se dá de forma singular, marcada por impasses, tropeços e também por avanços que fazem parte do próprio processo de constituição subjetiva.
Do ponto de vista da psicanálise, cada etapa do desenvolvimento está atravessada por conflitos inconscientes, desejos, interdições, fantasias e experiências afetivas que deixam marcas. Uma criança pode, por exemplo, ter uma excelente capacidade cognitiva, mas apresentar desafios no campo da socialização, da comunicação ou da regulação emocional. Isso não significa, necessariamente, um problema, mas aponta para uma organização psíquica onde certos aspectos foram mais elaborados, enquanto outros encontram mais entraves simbólicos.
O que será que está em jogo quando uma parte se desenvolve, mas outra parece travar? Que mensagens inconscientes estão ali, talvez silenciosas, se manifestando por meio desse sintoma, desse atraso ou dessa dificuldade? É o ambiente? É uma história de demandas, expectativas, desejos e interdições que se inscrevem no psiquismo da criança? O que, afinal, essa criança tenta dizer, não com palavras, mas com seu modo de estar, de reagir e de se posicionar no mundo?
Quando olhamos por essa lente, entendemos que nenhum atraso é apenas um defeito ou uma falha, mas uma expressão psíquica que precisa ser escutada, acolhida e compreendida em sua singularidade. E é justamente nesse ponto que um processo terapêutico pode oferecer um espaço de escuta, elaboração e construção de caminhos que respeitem o tempo e a história dessa criança.
Fico à disposição.
Olá, como vai? Sim, é bastante comum que crianças apresentem um desenvolvimento desigual entre diferentes áreas, como linguagem, cognição, motricidade, aspectos sociais e emocionais. Esse descompasso pode ser parte do ritmo singular de cada criança, sem necessariamente indicar um transtorno, mas também pode sinalizar a necessidade de uma escuta mais atenta e, eventualmente, de intervenções específicas. Pela perspectiva psicanalítica, o desenvolvimento não segue uma linha reta ou uniforme — ele é atravessado pelas experiências subjetivas, pelos vínculos com os cuidadores e pelo modo como a criança elabora simbolicamente o mundo ao seu redor. Uma criança que apresenta, por exemplo, habilidades motoras avançadas, mas dificuldade para se comunicar ou se relacionar, pode estar expressando algo de sua história emocional, do ambiente em que vive ou das relações que a constituem. Já pelas neurociências, sabemos que diferentes áreas do cérebro amadurecem em ritmos distintos, e que funções como linguagem, coordenação ou controle emocional dependem da integração entre circuitos neurais específicos, que podem se desenvolver de maneira mais lenta em algumas crianças. Por isso, é importante olhar para a criança de forma integral, considerando tanto seus potenciais quanto suas dificuldades, e respeitando sua singularidade. Quando há dúvidas, buscar uma avaliação interdisciplinar ajuda a compreender melhor o quadro e a oferecer o suporte necessário para que ela se desenvolva com mais equilíbrio. Fico à disposição.
Sim, é possível que haja um desenvolvimento esperado e sadio em determinadas áreas do desenvolvimento infantil e em outras um atraso. Considerando as diversas áreas do desenvolvimento e sua complexidade, é frequente ver situações nas quais a criança é bem desenvolta, como por exemplo, em áreas do desenvolvimento como a linguagem, com um vocabulário e uma fala superiores para o de sua idade, mas acaba demorando um pouco mais para andar ou para coordenar habilidades motoras sensoriais finas.
Vários fatores contribuem para o desenvolvimento infantil e sua disparidade. Os profissionais mais indicados para auxiliar em situações como essas são: pediatra, neuropediatra ou/e psicólogo.
Fico à disposição.
Att,
Psic. Fernanda C. Beer.
Vários fatores contribuem para o desenvolvimento infantil e sua disparidade. Os profissionais mais indicados para auxiliar em situações como essas são: pediatra, neuropediatra ou/e psicólogo.
Fico à disposição.
Att,
Psic. Fernanda C. Beer.
Sim, isso é bastante comum no desenvolvimento infantil. As crianças não se desenvolvem de forma linear em todas as áreas ao mesmo tempo. Uma criança pode, por exemplo, ter uma linguagem muito bem desenvolvida para a idade, mas apresentar dificuldades na coordenação motora, ou ser muito sociável, mas ter mais lentidão na aprendizagem escolar.
Cada criança tem seu ritmo próprio, influenciado por fatores emocionais, ambientais, neurológicos e até pelo contexto familiar. Por isso, o mais importante é observar o conjunto do desenvolvimento ao longo do tempo e, se houver dúvidas ou preocupações, buscar uma avaliação profissional cuidadosa. Um olhar atento e não comparativo ajuda a compreender melhor as necessidades da criança e oferecer o suporte adequado.
Cada criança tem seu ritmo próprio, influenciado por fatores emocionais, ambientais, neurológicos e até pelo contexto familiar. Por isso, o mais importante é observar o conjunto do desenvolvimento ao longo do tempo e, se houver dúvidas ou preocupações, buscar uma avaliação profissional cuidadosa. Um olhar atento e não comparativo ajuda a compreender melhor as necessidades da criança e oferecer o suporte adequado.
Sim , ela pode ter um Transtorno de Linguagem ou um Transtorno Específico de Aprendizagem, como discalculia ou dislexia e não apresentar dificuldades em outras áreas , como a motora por exemplo.
Sim, isso é totalmente possível e podemos dizer que é até comum no desenvolvimento infantil.
O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma "linear" ou igual em todas as áreas (como fala, cognição, motricidade, socialização, afetividade). É natural que uma criança que tenha mais facilidade em certas habilidades, possa levar mais tempo para se desenvolver em outras.
Por exemplo, uma criança pode ter uma linguagem muito avançada para a idade, mas ainda apresentar dificuldades na coordenação motora ou nas interações sociais. Isso não significa, necessariamente, que haja um problema. Mas é algo que merece atenção e, em alguns casos, acompanhamento profissional. Tudo depende de cada caso.
Observar cada criança de forma integral, respeitando seu ritmo, é fundamental. E quando surgem dúvidas ou sinais de atraso, buscar avaliação com profissionais especializados pode fazer toda a diferença para oferecer os estímulos certos no momento certo.
abraço!
O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma "linear" ou igual em todas as áreas (como fala, cognição, motricidade, socialização, afetividade). É natural que uma criança que tenha mais facilidade em certas habilidades, possa levar mais tempo para se desenvolver em outras.
Por exemplo, uma criança pode ter uma linguagem muito avançada para a idade, mas ainda apresentar dificuldades na coordenação motora ou nas interações sociais. Isso não significa, necessariamente, que haja um problema. Mas é algo que merece atenção e, em alguns casos, acompanhamento profissional. Tudo depende de cada caso.
Observar cada criança de forma integral, respeitando seu ritmo, é fundamental. E quando surgem dúvidas ou sinais de atraso, buscar avaliação com profissionais especializados pode fazer toda a diferença para oferecer os estímulos certos no momento certo.
abraço!
Isso é bem comum.
Oi, obrigada pela pergunta, a avaliação neuropsicológica tem um papel essencial no diagnóstico do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), porque ela permite uma investigação detalhada do funcionamento cognitivo da pessoa. Durante a avaliação, são aplicados testes padronizados que ajudam a identificar: O nível de funcionamento intelectual (como raciocínio, memória, linguagem); O desempenho adaptativo (como a pessoa lida com as demandas do dia a dia); E outros fatores que podem estar associados, como dificuldades de atenção, linguagem ou aspectos emocionais. Esses dados ajudam a diferenciar o TDI de outras condições (como TDAH ou transtornos de aprendizagem, por exemplo) e são importantes para orientar o diagnóstico, as intervenções e os apoios necessários. Em geral, o diagnóstico é feito a partir da integração entre avaliação clínica, neuropsicológica e funcional, por isso o trabalho em equipe (com psicólogos, médicos e educadores) costuma ser muito importante nesse processo.
Sim. Isso é, inclusive, algo comum de acontecer. O cérebro faz essas compensações, atrofiando áreas pouco usado e deixando outras mais robustas
Sim, isso é bastante comum. O desenvolvimento infantil não acontece de forma igual em todas as áreas ao mesmo tempo. Uma criança pode, por exemplo, ter boa linguagem, mas atrasos na coordenação motora, ou ser socialmente comunicativa, mas apresentar dificuldades na atenção.
Essas diferenças podem ser parte do perfil natural da criança, mas também podem indicar a necessidade de acompanhamento para entender se há algum transtorno do desenvolvimento ou outro fator que precise de intervenção. O importante é observar o conjunto e, se houver preocupação, buscar avaliação profissional para orientar o melhor suporte.
Essas diferenças podem ser parte do perfil natural da criança, mas também podem indicar a necessidade de acompanhamento para entender se há algum transtorno do desenvolvimento ou outro fator que precise de intervenção. O importante é observar o conjunto e, se houver preocupação, buscar avaliação profissional para orientar o melhor suporte.
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