Uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático combinado com ansiedade generalizada, tendo feito

27 respostas
Uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático combinado com ansiedade generalizada, tendo feito tratamento medicamentoso e psicoterapia por mais de três anos, sem novos sintomas, pode ter recaida de sintomas se colocada sob qualquer situação de tensão após 7 anos do trauma?
É possível sim, situações que são extremamente aversivas podem mesmo com tratamento gerar sintomas, ainda mais se é uma situação que a pessoa se esquiva á todo custo, não se expõe ao estímulo. Procure por terapia novamente para ter ferramentas e se sentir preparada para enfrentar essa e outras situações que ainda vão aparecer. Problemas sempre vão existir, procure ferramentas que te ajudem a lidar da melhor forma possível com eles.

Se deparar com alguma situação de tensão é inevitável e, provavelmente, não será qualquer uma que despertará temores relacionados ao trauma, porém, se há esse receio, talvez ainda existam conteúdos referente ao trauma a serem acessados e trabalhados em análise/terapia. Uma possibilidade a ser pensada é retomar a psicoterapia e falar sobre o ocorrido novamente, agora com um distanciamento de tempo maior, podendo ressignificá-lo mais uma vez.
É possível sim. Isso não quer dizer que não foi bem tratado essa primeira vez. A mente é ainda algo muito misterioso, não temos como medie exatamente melhoras mentais, mas pode ter ficado algo lá dentro não dito, não interpretado, algo que a ansiedade voltou a promover! Se possível volte àquele especialista ou outro mas volte para a terapia mais um tempo. Muitas vezes sintomas que já passaram voltam a se manifestar depois de anos.
É possível sim que, em alguma situação extrema, hajam recaídas, mas isso não invalida toda a evolução feita. Por conta disso é extremamente importante que você faça e se engaje com seu acompanhamento psicológico, assim você pode aprender até mesmo a lidar com as possíveis recaídas de forma a um dia saber você mesmo regulá-las sem o auxílio de medicamentos ou de psicólogos. Estou à disposição!
Pode sim. Há uma variante do Estresse Pós Traumático (TEPT) em que a pessoa pode ficar meses e até anos sem apresentar nenhum sintoma, porém quando exposto a uma situação que tenha alguma semelhança com o trauma, pode apresentar o mesmo padrão sintomatológico.
Sem dúvidas a ansiedade pode agravar a intensidade dos sintomas.
Então é muito importante que você volte a procurar terapia para conseguir lidar com as novas situações que estão te causando sofrimento psíquico e emocional.
Certamente poderá acontecer. De fato não fala da qualidade e eficacia do primeiro tratamento.

Todavia, esse questionamento faz pensar em uma insegurança em se experimentar, em viver a vida e suas vicissitudes. Revela um receio dos altos e baixos que a vida nos proporciona.

Não somos de ferro, a gente se abala mesmo. Agora o que pode ser feito é retornar a terapia para checar que não tenha conteúdos do trauma anterior a serem trabalhados e iniciar algo em favor da sua autoestima. Fortalecer seu Ser no mundo, seu ego, seu interior.

Nem tudo ficará sempre bem e, tudo bem. A questão não é viver um mar de rosas, mas saber lidar com os desafios. Isso é autoconhecimento, aumento de consciência pessoal de do mundo ao nosso redor.

Espero ter ajudado um pouquinho. Um forte abraço.
Sim é possível, o retorno de alguns sintomas podem se dar por qualquer motivo não necessariamente o trauma apenas.
Se ainda estiver em terapia converse com seu terapeuta, ou se desejar volte a terapia para conversar sobre essas questões.
Att.
Eduardo
Infelizmente sim, já que guarda nos seus registros mentais situações boas e nãos tão boas, seria como um sinal de alerta, e sua reação poderia ser a mesma ou não dependendo da gravidade.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Infelizmente é possível ter uma nova crise anos depois do evento traumático, mesmo quando realizado o tratamento adequado. A situação de tensão pode trazer pensamentos disfuncionais e reações fisiológicas, levando a sensação de ansiedade aguda. Pode-se notar que você viveu os frutos do tratamento por algum tempo e entendeu a sua importância, sendo assim, procure novamente ajuda especializada para voltar a ter qualidade de vida. Abraços.
Boa tarde, se o trauma foi tratado e superado as recaídas podem ser mais difícil de acontecer, se não se teve acesso as causas traumáticas e ficou tudo muito mais no racional pode ser mais difícil que o TEPT foi superado, sobretudo se foi tratado somente com os medicamentos. Se tornar mais conscientes das causas que nos adoecem e fazer de tudo para supera-las é o caminho mais eficaz. Procure ajuda de um psicologo/a.
Sim, a recaída pode acontecer se o trauma não for realmente "digerido", processado no cérebro como algo do passado. Aí um gatilho pode trazê-lo à tona, porque o cérebro fica "instalado no passado" como se fosse o presente. A medicação alivia os sintomas, mas não cura do trauma. O ideal seria buscar profissionais especialistas em trauma, especialmente os que trabalham com técnicas específicas para isso: Brainspotting, Abordagem Integrada da Mente, Experiência Somática, EMDR.
sim, mas não com a mesma intensidade. E a boa notícia é que você aprendeu, nesses três anos de psicoterapia , a lidar com o seu trauma, a entendê-lo e aprendeu também a superá-lo. Assim você tem boas ferramentas para superar qualquer situação semelhante. Mas isso não significa que, no primeiro momento, você não tenha reações parecidas com aquelas que você já teve. Mas será muito mais fácil super´-las. Porém aconselho a procurar novamente o tratamento psicológico para ajudá-lo.
Olá. O estresse pós trauma ti do é um transtorno que pode evoluir para outros. Por isso é muito importante o apoio profissional e de social/familiar nesses casos, pois indivíduo está situação se vulnerabilidade. Caso tenha algum tipo de “conflito” não resolvIdo, pode ser um ponto a ser ser somado neste quadro. O melhor é buscar ajuda e não esperar o quadro de adoecimento agravar. Espero ter contribuído
Olá. Na verdade acaba ficando difícil ter certeza que você necessariamente terá uma recaída, se estiver em uma situação de tensão. Ainda mais se levarmos em consideração qualquer tipo de situação, como referiu na pergunta. Sem dúvidas é possível, mas é necessário levar em consideração, também, a temática, intensidade e sua relação com tal "situação de tensão". Caso não se sinta à vontade, não deixe de procurar acompanhamento profissional.
É possível sim. Falando em tratamentos psicológicos nós não devemos pensar em uma "cura definitiva". Existe, nesse caso um funcionamento ansioso que foi aguçado pela ocorrência de um trauma. Por meio do processo de psicoterapia você conhece a si mesmo e encontra estratégias para lidar com esse funcionamento, o que acaba por diminuir gradativamente os picos de crises, porém não é algo em definitivo.
Estou à disposição.
Grande abraço!
Sim, é possível que haja recuperação dos sintomas de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), mesmo após 7 anos. Porém, não acredito que qualquer situação de tensão possa evocar os sintomas de TEPT. É mais provável que ocorra, se os eventos antecedentes estiverem de alguma forma associados ao trauma passado.
Sim. É o que chamamos de recuperação espontânea e depende do estado do tratamento e ainda do tipo de nova exposição o paciente vivenciou (em termos de intensidade e de frequência).
Como todos os colegas já falaram, é possível sim.
As recaídas também até apareçam de uma forma diferente da qual você está “acostumada” e esperando. O tratamento de TEPT não é linear, há altos e baixos, como qualquer parte da nossa vida e algumas experiências podem ser gatilho para sintomas apareceram.
Importante é entender o que e porque alguma experiência, para você, engatilhou alguns sintomas que você liga à experiência traumática.
Não deveria, mas é possível
Boa tarde. É possível que tenha recaídas, inclusive em períodos maiores do que este. Porém, dependeria muito do estado psicológico em que você se encontra e da situação estressora. De qualquer forma isto não desqualifica o tratamento feito. Se você está se sentindo vulnerável pode conversar com seu terapeuta para maiores esclarecimentos ou mesmo para retornar a terapia.
Boa tarde! Busque psicólogica e assim vc poderá entender quais são as travas que estão te impedindo de ir adiante. .entender e tratar os conflitos inconscientes pode te ajudar a vencer essas barreiras.
Olá! Poderá acontecer. Por isso, é muito importante que, a qualquer manifestação dos sintomas, você procure ajuda de um psicólogo para retornar ao tratamento. A recaída é o reaparecimento dos sintomas, que pode ocorrer quando posto sobre uma situação de tensão. Isso não significa que você regrediu. São episódios que podem acontecer. Com o retorno ao tratamento será possível reduzir os sintomas, a frequência da situação traumática e ajudar a manter uma vida mais equilibrada sem tantos abalos emocionais. Espero ter ajudado! Abraço!
É possível sim! E não quer dizer que não foi bem tratada da primeira vez. De qualquer forma, é importante retomar o tratamento precocemente, afim de mitigar esses sintomas antes que o tratamento se torne mais desafiador.
Olá! Sim, recaídas são possíveis. O transtorno e sua evolução não são lineares, o que não invalida todo processo de desenvolvimento terapêutico alcançado por você.
Olá! Compreendo suas preocupações sobre uma possível recaída de sintomas, após um período de estabilidade. É importante reconhecer o progresso que a pessoa fez ao longo do tratamento de três anos e valorizar as habilidades adquiridas durante esse tempo. Embora situações de tensão possam desencadear sintomas, é encorajador saber que a pessoa já passou por um processo terapêutico significativo e aprendeu estratégias para enfrentar esses desafios. Continuar com o acompanhamento regular de um profissional de saúde mental permitirá uma avaliação cuidadosa e ajustes no tratamento, se necessário. Espero ter auxiliado, abraços!
Olá. Penso que recaída não, mas novo episódio de estresse e ansiedade sim.
Olá, boa noite!
Uma situação traumática deixa marcas na história de vida de quem a vivencia. O percurso de uma análise/terapia propõe dar novos contornos para a experiência, não para apagá-la, mas para que se possa ressignificar na sua história.
As novas vivências que nos atravessam podem sim mobilizar questões do passado que ainda estão em aberto e talvez fazer retornar sofrimentos antigos.
Acredito que no seu percurso de tratamento você pode realizar uma elaboração de seu processo. Com isso, mesmo que algumas memórias retornem, é possível que venham de uma nova forma. Ainda assim, é possível que traços dessa situação que você viveu voltem a provocar angustias que remetem à situação de sofrimento. Nesse caso, é importante que você possa estar atento às suas questões e volte a procurar um espaço de escuta para que siga cuidando e dando novos contornos e sentidos.
Espero ter ajudado!
Um abraço