Uma pessoa pode ter hipocondria e transtorno de pânico ao mesmo tempo?

13 respostas
Uma pessoa pode ter hipocondria e transtorno de pânico ao mesmo tempo?
Olá! Muitos pacientes assim chamados hipocondríacos sofrem com diversos transtornos de ansiedade, pois a hipocondria está associada a esses transtornos, principalmente ao transtorno de pânico. Mas ainda há muita controvérsia nos estudos na tentativa de esclarecer a relação entre elas. Sabe-se que o tratamento farmacológico e terapia associados são eficazes no tratamento do transtorno de pânico, embora o mesmo não ocorra em paciente com TP e hipocondria associados, pois é um grupo mais resistente aos tratamentos.

Sim. É muito comum que pessoas com transtornos somáticos (grupo em que se encontra a hipocondria) tenham como comorbidade (doença "em conjunto") algum transtorno de ansiedade (nesse caso, o pânico).
Olá! Quando um paciente não está estável ou não está em tratamento adequado, qualquer tipo de doença pode desencadear somatizações ou comorbidades. Nesse caso específico, seria importante associar tratamento psiquiátrico e psicológico. Se por acaso você já estiver em tratamento psiquiátrico, retorne ao seu médico para rever medicação e, se não estiver em tratamento psicológico, a psicoterapia irá trabalhar as emoções e vivências que podem estar desencadeando tanto Transtorno de Pânico como a Hipocondria. Estou a disposição. Se cuide e boa sorte!!!
Olá! A comorbidade entre a hipocondria e transtornos de ansiedade, como a colega acima bem colocou, é bastante comum.

O tratamento para essa comorbidade deve ser acompanhada por um psiquiatra e um profissional da psicologia para que você alcance boa eficiência no seu processo clínico.

Fico a sua disposição, caso tenha mais dúvidas.
Sim.
A hipocondria pode ser considerada uma compulsão (não conseguir frear um comportamento), enquanto que o Transtorno do Pânico é uma psicopatologia igualmente séria, que deve ser tratada.
Além da possibilidade de ambas coexistiram, há ainda a possibilidade de somatização (patologias decorrentes de patologias).
A busca por um profissional de saúde mental em ambos os casos é altamente recomendável.
À disposição.
Sim!! Até porque, tanto a hipocondria como a Síndrome do Pânico levam o paciente a ter desconfortos semelhantes.
Para ambos os casos a psicoterapia tem resultados satisfatórios comprovados.

Att. Juliana Ancioto - Psicóloga Clínica
Sim, ambos estão em sincronicidade com a ansiedade e o psicoterapeuta vai ajudar o paciente, aos poucos, a entender porque o pânico e a hipocondria fazem com que ele tenha tanto medo e quais os mecanismos adequados para fazê-lo sair dessa situação incômoda e se tornar uma pessoa mais feliz.
Sim, é possível, já que um quadro aumenta a vulnerabilidade ao outro. Observações clinicas e pesquisas cientificas atestam isso. Recomendo psicoterapia para ambos os casos separadamente, assim como para a ocorrência concomitante. O psicólogo irá avaliar e recomendar também uma avaliação psiquiátrica se julgar necessária.
Neste caso a hipocondria e o pânico podem estar interligados. O pânico pode ter aparecido pelo medo do desamparo, que pode ser dissolvido por medicamentos. Desta forma, tem-se a ilusão de que está sendo cuidado. Agora faremos as perguntas: "Será que preciso de tantos remédios? Que função eles fazem pra mim?". A auto-análise tem a capacidade de dissolver esses conteúdos de forma que eles possam ser absorvidos e compreendidos.
Acredito que o mais importante do que especificar qual transtorno causou outro, é você buscar ajuda. Consultar um psiquiatra e fazer um tratamento psicoterápico ajudará você nesse momento. Na maioria dos casos o transtorno do pânico amedronta, paralisa e aprisiona o indivíduo com sensações terríveis. O processo é difícil, e o simples fato do paciente pensar em uma possibilidade de voltar a não sentir os sintomas do pânico as vezes pode parecer surreal, mas na verdade com o tratamento adequado os resultados são bastante significativos. O tratamento depende da coragem e determinação do paciente em se libertar e voltar a ter o controle de sua vida. Dar o primeiro passo é essencial nesta jornada.
Sim, pode acontecer. Ambos transtornos tem como característica comum um funcionamento pessoal ansioso (ansiedade). Comorbidades são, sim, possíveis dentro dos transtornos mentais, mas há possibilidade de melhora. Não deixe de buscar ajuda!
Olá. É possível sim ter as duas doenças. No CID X, síndrome do pânico e ansiedade e a hipocondria, são identificados como trantornos mentais neuróticos. Na primeira, o sujeito tem medo absolutamente excessivo em ocasiões que seriam consideradas normais para a maioria das pessoas, chegando até ao isolamento e prejuízos de vida. Na hipocondria há um medo e crença enormes de se estar muito doente ou de adoecer. Ambos trantornos geram comportamentos obsessivos, estão associados a enorme estresse, podem promover evitação de lugares, de pessoas, de alimentos etc. As vivências possíveis são diversas
Sim, podem aparecer multiplos sintomas negativos ou doencas emocionais. O excesso de stress ou de ansiedade, angustia, pode gerar muitas doencas emocionais. O mais importante nao e informacoes sobre a doenca e sim a libertacao da doenca. A cura existe. Um dia uma cliente me falou: VIM AQUI CONHECER AS MINHAS DOENCAS. Eu, ja maduro, neguei e disse : VOCE NAO VEIO PEGAR INFORMACOES SOBRE AS DOENCAS E SIM CURAR, LIBERTARSE. Existe cura.