Utilizo Rivotril, Escitalopram e Olanzapina para TOC de músicas intrusivas. Efeitos colaterais como

5 respostas
Utilizo Rivotril, Escitalopram e Olanzapina para TOC de músicas intrusivas. Efeitos colaterais como gases e boca seca são comuns? Já tenho esses sintomas há mais de um mês.
Sim, esses são efeitos colaterais do medicamento. Volte no seu psiquiatria para conversar sobre uma possível troca no medicamento, e lembre-se que apenas o medicamento não é o suficiente para sanar os sintomas. Busque um psicólogo de sua confiança. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Obrigado por perguntar. O tratamento para TOC mais efetivo é o que combina medicamentos que aumentam a serotonina (como o escitalopram) e terapia cognitivo-comportamental. O uso do Rivotril e da Olanzapinam são somente reservados para alguns casos graves de TOC e outros sintomas. Converse com o seu médico sobre a necessidade do uso da Olanzapina, já que ela causa boca seca e constipação intestinal (resultando em gases) mais frequentemente do que o escitalopram. Tente também fazer terapia cognitivo-comportamental voltada para o TOC. Lembre-se de sempre consultar o seu médico para as dúvidas sobre medicamentos. Atenciosamente,
É sempre bom procurar seu médico para esclarecer sobre as reações do seu organismo ao tratamento medicamentoso, principalmente se algo não ficou tão claro para você durante a consulta na qual o medicamento foi prescrito.Seu médico deve tomar conhecimento de como você está reagindo ao tratamento. E caso haja muito desconforto é provável que seja verificada a possibilidade de substituição da medicação. Realmente a medicação é muito importante no controle das reações orgânicas, porém a orientação e acompanhamento da conduta comportamental e a psicoeducação complementarão o tratamento.
Complementando as informações do colega psiquiatra, acima.

O escitalopram pode aumentar os movimentos intestinais e, com isto, levar a cólicas ou flatulência. Estes efeitos costumam melhorar com o tempo de uso. Entretanto, lembre-se de que, mesmo tendo começado ao longo do seu uso destas medicações, pode-se tratar de uma coincidência e a causa pode ser outra. Assim, dependendo do incômodo ou, se estiver piorando, valeria a pena você consultar um clínico ou gastroenterologista.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é bem comprovada no tratamento do TOC e, inclusive, em alguns casos, ela pode ser usada no lugar da medicação. Entretanto, geralmente, a melhor opção parece ser mesmo combinar medicação com TCC. Em alguns casos, também, por outro lado, o TOC é controlado somente pela medicação (i.e., sem TCC).

A TCC é bem comprovada no tratamento do TOC e, se for realmente este seu diagnóstico correto, terapias de base psicodinâmica não têm resultados suficientemente comprovados.
Sobre a pergunta, não utilizo este esquema medicamentoso. Os efeitos colaterais são usuais com os medicamentos que utiliza. Converse com seu médico e busca outras alternativas (Existem, tanto que não costumo utilizar os teus medicamentos).

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.