Venho de uma família com histórico de depressão. Ao longo dos meus 51 anos, tenho tido vários episódios

16 respostas
Venho de uma família com histórico de depressão. Ao longo dos meus 51 anos, tenho tido vários episódios de tristeza profunda, desânimo, chorando por 1 ou 2 dias. Não tomo medicamento algum para cessar. Passado o episódio, fica a "ressaca". O que fazer?
Bom dia
Desde quando acontece isso? Quais são os tipos de eventos que podem estar relacionados com os episódios? Como você consegue sair dessa tristeza mais rápido ou ainda, quais são os pensamentos que abrem a saída desse estado? Se você puder responder e analisar as resposta isso deve te dar pistas sobre os que fazer para lidar com isso. No entando, sempre é interessante procurar um profissional de sua preferência. Leve em consideração sua intuição, o desejo e confiança de ser analisado pelo profissional.
abc

Danill Alves da Cruz

Acredito que você precisa de ajuda de um psicólogo e psiquiatra para que ambos possam avaliar seu caso e assim seguir com tratamento para amenizar os sintomas.
O fato é que você precisa de ajuda profissional.
Para avaliação detalhada, marque com um psicólogo
e/ou psiquiatra.

Att, Renata Freitas.
A Depressão é uma enfermidade que se manifesta com sintomas semelhantes aos que você apresenta, porém se faz necessário uma avaliação mais criteriosa por profissional psicólogo e médico psiquiatra, pois as causas geralmente não são apenas de fundo emocional, mas muitas vezes, também de desequilíbrio hormonal ou bioquímico do organismo, outra possibilidade é uma predisposição genética, que nestes casos se faz necessário a intervenção medicamentosa.
Como pode perceber, não é simples o diagnóstico.
Procure ajuda com os profissionais mencionados acima. Para cada caso é indicado uma conduta de tratamento.
Não desamime, com ajuda você pode melhorar muito sua qualidade de vida.
O melhor seria procurar profissionais especialistas como o psicólogo (cognitivo comportamental) e psiquiatra. Normalmente com algumas sessões com o psicólogo, este já pode identificar se você necessita de encaminhamento ao psiquiatra, mas é muito importante esta busca, pois estes profissionais estão habilitados para fazer um diagnóstico, e possível tratamento.

Boa sorte.
O ideal seria você consultar um profissional para saber até que ponto seu estado é "normal" ou se já está entrando numa patologia. Digo isto porque a sociedade tem imposto regras para nos convencer de que tudo é doença, mas nem sempre é o caso, o normal do ser humano é oscilar por diversas emoções, o que definirá se é necessário um tratamento ou não é o quanto esses episódios influenciam em seu dia a dia.
Abraços
Os sintomas de episódios de tristeza, desânimo e crises de choro por 1 ou 2 dias segundo consta em seu relato não são suficientes para preencherem os critérios que definem o diagnóstico de uma depressão. Mesmo havendo a hipótese de que a depressão possua um fator hereditário ou genético de base não significa que você seja portadora do transtorno, mas apenas uma candidata à doença. Procure um profissional (psicólogo, psiquiatra ou psicanalista) para uma avaliação e estabelecimento de um diagnóstico confiável. O fato de sua família ter histórico de depressão não te diagnostica portadora do transtorno, mas é necessário que a hipótese diagnóstica seja descartada e para isso a procura de um profissional competente é de fundamental importância para que você afaste a dúvida de uma vez por todas e se trate adequadamente caso possua de fato a doença. E lembre-se: depressão é como uma doença médica qualquer, por isso não há motivo para preconceito, mas sim para tratamento.
Bom dia, o mais importante é procurar ajuda de um psicólogo para que o diagnóstico correto seja dado. É necessário avaliar com mais detalhes como é caracterizada essa tristeza e se há mais alguns sintomas que a acompanham. Mantenha a calma e não hesite em buscar ajuda Profissional. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá! O histórico de depressão na família é algo de estrema relevância para compreender esse seu perfil. Sendo assim, te oriento a procurar um psicólogo cognitivo comportamental para avaliar o caso e se houver necessidade encaminhar para um médico psiquiatra para uma avaliação e uma possível intervenção medicamentosa que irá ajudar no tratamento. Lembrando que diagnosticando a depressão, o melhor tratamento é combinado (terapia+ medicação). Seguindo tudo direitinho, a melhorá virá significativamente!
Fico a disposição! Boa sorte!!
São várias questões para serem analisadas e buscar a compreensão requer apoio profissional de psicólogo, psiquiatra e até ajuda médica se for preciso, como já diz a frase "cada caso é um caso".. A depressão tem um ponto de partida com alguma situação, procure observar quais são os sintomas que você sente quando começa estabelecer essa atmosfera depressiva, o que está acontecendo em sua volta e de que forma ela se faz presente para seu sofrimento ficar tão intenso.. Procure apoio profissional você vai conseguir superar este momento. Um forte abraço.
O fato de uma família com histórico de depressão pode ser uma vulnerabilidade sim. Mais nao é determinante, pois os fatores que contribuem são mais complexos, biológico, contexto social e história de vida. Agora seria legal procurar uma ajuda de um psiquiátra de sua confiança, para aliviar dá dor de viver, e ajudar a transcorrer em uma terapia, muito valido esta combinação, a fim de ajudá-lo descobrir, o que o deprime, ou que mantém deprimido. Pois o pensamento é quimico, e no depressivo este é ruminate, negativo, devido desequilibrio de neurotramiss produzido neuroquimica da depressão e vice-versa, o entristecendo cada vez mais.
Então,tem tratamento, vale muito a pena descobrir que o mundo tem outras cores além do Cinza.
Desejo ânimo e atitude.
Abraços,

Maria Perpétuo
Olá

Talvez seja a hora de você procurar se conhecer melhor já que os episódios se repetem. Aconselho buscar ajuda de um psicólogo, pois, quando só a medicação não resolve, é bom procurar ajuda de alguém que pode auxiliar, como o psicólogo.

Boa Sorte em sua jornada!
Comportamentos depressivos podem ser passados de geração para geração, não sendo sempre uma regra. Trabalho com a terapia cognitivo comportamental, que visa diagnosticar quais os gatilhos/pensamentos que estão levando o (a) paciente a ter um humor instável. Entendendo a razão da tristeza, é feito um plano de tratamento, com foco no autoconhecimento e técnicas terapêuticas . Afinal, quais os temas deverão ser trabalhados para amenizar o sofrimento: autoestima, ansiedade, relaxamento, hipnose...? Tudo isso deverá ser averiguado por um psicólogo competente, também é importante a avaliação de um psiquiatra, pois dependendo da gravidade do caso, a medicação é fundamental em conjunto com a terapia. Mas primeiramente o paciente deve confiar no profissional, e na ciência da psicologia, para assim ter um prognóstico favorável, as vezes além de um trabalho individual, dependendo do caso, há a necessidade de uma terapia familiar, para reforçar os laços de comunicação e compreensão entre os mesmos
Sempre que existe um histórico familiar acerca de alguma patologia, seja fisiológica ou psicológica, a atenção e os devidos cuidados devem ser redobrados. Nesse sentido, é importantíssimo a busca por terapia, pois te ajudará a tratar da melhor maneira a depressão. Inicialmente uma avaliação psicológica e, havendo a necessidade (e provavelmente há), a realização de consulta psiquiátrica para a administração de medicamentos específicos para este tratamento também.
Prezado,

A Depressão é um padecimento emocional, ou psicopatológico, e como tal é é um problema neuro-sociológico ou neuro-antropológico. Isto quer dizer que temos alterações no corpo, ou fisiológicas, neurológicas e muitas vezes até endocrinológicas, de um lado, e de outro impasses e complicações na vida de relações interpessoais e sociológicas, que podem ser circunstanciais ou constitucionais (desde a infância).
Assim, para obtermos um rigoroso diagnóstico ele precisa ser interdisciplinar: Psicologia e Medicina. Da parte da psicologia detectar os impasses emocionais e as determinantes sociológicas e antropológicas, e da medicina as variáveis neurológicas, fisiológicas e endocrinológicas. Com um diagnóstico interdisciplinar realizado, teremos por consequência uma articulação na intervenção interdisciplinar, que permite a superação efetiva do padecimento apresentado, sem as ressacas e as recorrências.
Att.
Psic. Lara Beatriz Fuck
Sutilmente a sociedade nos define metas desde que nascemos, elas nos vem através de perguntas inocentes tipo: O que você vai ser quando crescer? Já tem namorada? Não? Ou frases soltas tipo " no meu tempo... sempre foi mais difícil... agora vocês tem tudo na mão...
Claro que isso não é ruim, isso expressa um desejo de progresso social essencial para o desenvolvimento da humanidade. É sempre a visão do coletivo. Mas onde fica o indivíduo? Algumas pessoas nunca se incomodam com isso, mas para outro estas questões não formuladas, lhes atormentam a vida toda e a sociedade, a cultura lhes impõem seu padrão.
Talvez seja hora de procurar respostas dentro, sem no entanto desconhecer o mundo que te cerca.
Leituras, mudança de hábitos, orientação de profissionais (como psicólogos) poderão lhe ajudar.
Forte abraço e boa jornada.