Vício por mentir, chegando a criar uma versão irreal da própria vida pela carência extrema de atenção,

7 respostas
Vício por mentir, chegando a criar uma versão irreal da própria vida pela carência extrema de atenção, seria tratavel?
Quando se diz "vício por mentir" podemos nos referir a características pessoais que junto a outros atributos podem constituir traços ou transtornos de personalidade. Tais transtornos podem ser melhor tratados com suporte psicoterapêutico também associado a medicações em alguns casos. Independente do que for estipulado a resposta terapêutica necessita essencialmente de um comprometimento e adesão do paciente com o tratamento proposto.

O vicío passa a ser algo imperceptivel que vai dominando de forma muito devastadora a vida. A carência é uma grande cilada, que pode te levar a graves situações. mas a boa noticia é que o processo terapêutico é super eficiente nesse caso. Procure um Psicólogo e compartilhe o que está acontecendo, vai ver que tudo pode mudar e se libertar dessa cilada chamada carência, mentira, vicio e etc...
Não pense que está socinho(a) não precisa disso, pode fazer sua vida mudar da noite pro dia se realmente quiser ajuda. Desejo sucesso no tratamento e não esqueça você não está só.
Abraços e conte com a gente .
Att
Sayonara Machado
Que culpa você sente por não conseguir se colocar frente aquilo que deseja a ponto de ter que inventar uma realidade alternativa? Será que isso é de fato uma mentira? Ou será a forma pelo qual você conseguiu se defender daquilo que te trás incomodo?
São questões importantes de se perguntar. Procure um psicanalista para que juntos possam trazer a tona toda essa carência e dar um destino que não seja essa resposta pelo qual você se impõe nesse momento.
Costumo dizer que não existe comportamento intratável.
O que você descreve como "vício em mentir", "criar realidade" e "necessidade de atenção" são aspectos que podem ser tratados em uma psicoterapia cognitivo-comportamental.
Olá, o quadro que você descreve é sim um diagnóstico psiquiátrico, chamado Mitomania.
É um diagnóstico que normalmente vem acompanhado com alguns traços de personalidade patológicos, por vezes tendo o Transtorno de Personalidade como diagnóstico prioritário e a Mitomania como uma apresentação deste.
Há como buscar tratamento medicamentoso e obter melhora sim, sendo também fundamental o acompanhamento psicológico afim de identificar e corrigir funcionamentos patológicos da personalidade.
O mais importante para este diagnóstico é buscar ajuda antes de se envolver em situações que podem causar grande prejuízo social ou até mesmo legal.
Abraço
Dr. Allan Santos.
Sim, através de um tratamento psicológico você poderá entender a origem dessa carência e procurar dentro de si um modo de resolvê-la.
Olá, tudo bem?
Como você pontuou na sua pergunta, a mentira cria uma rede ilusória, mais amena, que atenua a angústia do indivíduo em encarar situações que por vezes possam parecer duras ou difíceis. Deste modo, as pessoas que mentem constantemente, são aquelas que geralmente apresentam auto-estima baixa, sem habilidades adequadas com as normas sociais e que acreditam, de um modo ou de outro, que a mentira, lhe trará afeto, aprovação ou respeito por parte daqueles que o rodeiam. E sim, a compulsão a mentira é tratável. A psicoterapia auxilia no processo de auto-percepção e análise da realidade do sujeito, favorecendo uma melhor adaptação as situações da vida. De igual modo, contribui para um melhor ajustamento dos mecanismos de defesa, fazendo com que o analisando enxergue suas dificuldades e modos de evitação de sues conflitos, criando novos e mais saudáveis meios de lidar com eles. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Saulo Rocha.