Virei alcoólatra por causa da gagueira. Bebo mais de 10 copos de cerveja todos os dias para enfrentar

11 respostas
Virei alcoólatra por causa da gagueira. Bebo mais de 10 copos de cerveja todos os dias para enfrentar a vida. Sem o álcool, não consigo nem dar bom dia para as pessoas. Quando paro de beber, a vida se torna insuportável. O vexame de ser gago é muito pior que o de ser alcoólatra. Existe saída p isso?
Prezado. Veja, podemos refletir juntos sobre o seu caso ok? Antes de mais nada a gagueira é um caso para a especialidade fonoaudióloga/médica que poderá averiguar e cuidar de você neste âmbito jóia? Outra questão é refletir conjuntamente com um profissional psicoterapêutico como estar nesse local impacta e influencia as relações de você consigo e com os outros. O profissional Psicólogo em conjunto com o profissional Médico podem contribuir de forma interessante.

Olá, parece que sua tentativa foi de resolver um problema com outro problema, o que não é o ideal! Existe saída sim, mas é importante chegarmos a raíz deste problema e ver o que você pensa que a gagueira te limita no seu dia a dia e verificar se isso realmente acontece analisando todas as situações, pois o que você pensa de "vexame" pode ser a sua percepção e não o que as pessoas com quem você se relaciona pensam de você! Busque acompanhamento primeiro de um psicólogo para trabalhar estas crenças que tem de si mesmo e a ansiedade, juntamente com fonoaudióloga para auxiliar com estratégias e exercícios. Um abraço!
Prezado/a!

Você já tentou em algum momento da sua vida buscar um tratamento para a gagueira? Se sim, o que houve que não foi bem sucedido? Você passou a utilizar o álcool​ como uma forma de não sentir a vergonha da gagueira, e agora temos dois problemas.
Recomendo que você busque tratamento multiprofissional para ambas as questões conjuntamente. Boa sorte!
Olá. Pode existir uma saída sim, tanto para a gagueira quanto para utilizar a bebida como suporte do seu dia-a-dia. Acho importante procurar uma ajuda psicológica. A psicanálise pode fazer um trabalho interessante com pacientes que apresentam gagueira, assim como questões relacionadas ao álcool. Estou à disposição!
Sim, existe saída para isso, e o primeiro passo é dissociar o alcoolismo da gagueira. Talvez ela não seja a causadora de tanto martírio, todavia, pode um forte elemento nesse processo.

Releia o texto que escreveu, sendo criterioso(a) na leitura. Observe que diz: ´bebo tds os dias para enfrentar a vida', 'sem álcool não consigo dar bom dia', 'qdo paro de beber, a vida fica insuportável'.

Inicialmente, procure um médico psiquiatra, pois são especialistas em diferentes formas de sofrimento mental, e tenha como principal objetivo o alívio da sua angústia e o seu bem-estar psíquico. Certamente, o médico, após avalia-lo(a) sob diversas perspectivas, sugerirá um tratamento, que poderá ser por medicamentos e/ou terapêuticas diversas, incluindo a psicoterapia e a fonoaudiologia, para tratamento da gagueira.
Espero ter contribuído.
Att.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof de Oratória - Trainner Coach de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
Vejo que o recurso à bebida é colocado como uma saída para a sua angústia. A bebida pode promover uma modificação dos estados de consciência, da percepção de sensações novas, a perturbação de significações vividas do corpo e do mundo. É importante que você procure a ajuda de um profissional para escutá-lo e caminhar com você, mediando saídas para o mal estar expresso na gagueira, que pode ser de ordem somática ou psicossomática. Um profissional da fonoaudiologia, juntamente com um psicanalista ou psicólogo poderão ajudá-lo nesta travessia. Conhecer a si mesmo é um primeiro passo!
Boa sorte!
Sim, existe saída para isso. O álcool é a substancia que mais problemas traz a nossa sociedade e muito já foi feito no sentido de desenvolver técnicas terapêuticas para ajudar quem sofre desse vicio. Será necessário um trabalho multidisciplinar com a participação inicial de pelo menos um psicólogo e um psiquiatra. Sendo assim recomendo que comece procurando tais profissionais. Estou a disposição.
Procure a ajuda de um psicólogo para entender qual é sua relação com a gagueira e lhe ajudar a se posicionar melhor diante das pessoas. Certamente, descontar em bebidas alcoólicas, não resolverá o seu problema. Caso o Psicólogo, ache necessário ele fará outros encaminhamentos a você.
Com certeza sempre há saída, mas a escolha dos profissionais e a sua força de vontade serão determinantes para isso. Na verdade você se refere a três problemas que permeiam a sua vida: gagueira, alcoolismo e, ao que parece, depressão. Ao meu ver, você precisa de profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia e fonoaudiologia. Sua fala, suas angústias, e sua provável dependência química devem ser tratadas concomitantemente com uma equipe multidisciplinar.
Olá!
Cade a causa? Angustiado, aflito, solitário, que desespero!!! Claro que há saídas, fono, médicos, psicólogos, etc... , a pergunta é, consegue absorver alguns dos conselhos aqui dado e movimentar-se? A causa que perguntei existe? Não há o que fazer sozinho, auxilie a quem detêm conhecimento a auxiliar-te, estamos aqui a sua espera!
Caro amigo, só o fato de você ter feito essa pergunta já denota que está em busca de uma saída para essa situação extremamente incômoda. Existe saída, sim. Sugiro a realização de uma avaliação psicológica, na qual serão levantados todos os aspectos fisiológicos e psicológicos envolvidos, sugerindo-lhe a terapêutica adequada.