Aconselhamento psicológico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - aconselhamento psicológico

Perguntas sobre Aconselhamento psicológico

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Aconselhamento psicológico

Olá, com 12 anos é possivel sim ser atendido por um psiquiatra, inclusive se há indicação da sua psicóloga há indicação para que seja feita a avaliação pelo psiquiatra.
2 respostas


Olá, o ideal é que você tenha autorização dos seus pais para o atendimento, porém não sei qual seria a situação, você pode procurar o Conselho Tutelar da sua cidade, lá eles vão te encaminhar…
14 respostas


Acredito que pra cogitar um Psiquiatra, deva ser algo sério, pois esse é o profissional habilitado a dar medicação relativa aos sintomas quando necessário, porém, mesmo eu não sabendo o que…
20 respostas

Especialistas falam sobre Aconselhamento Psicológico

O Aconselhamento Psicológico não é dar conselhos, mas tem como foco facilitar o processo de escolhas do paciente nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamento e etc. A técnica do Aconselhamento está relacionada à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo. Em casos mais severos, o paciente será encaminhado a psicoterapia.

O Aconselhamento Psicológico, diferente da terapia convencional, visa ajudar o cliente, em momentos de dúvidas e de tomadas de decisões. Caso típico são as dúvidas que assolam os pais acerca de algum comportamento do filho e de atitude deve tomar diante desse comportamento. Outro exemplo, quando a pessoa está prestes a decidir por duas opções realmente boas ou realmente ruins e não consegue se decidir para que lado vai. A sessão de aconselhamento pode se dar em apenas um encontro, ou vários.

Maria Eugenia Soares De Carvalho

Psicólogo

Saquarema


O aconselhamento psicológico e o acompanhamento psicoterapêutico também são bastante recomendado em momentos especiais da vida tais como puberdade, adolescência, preparo do jovem para a entrada na Faculdade e mercado de trabalho, casamento, gravidez, maternidade, separação conjugal, meia idade, climatério, perda de entes queridos, preparação para aposentadoria, melhor idade, entre outros.

Aconselhamento psicológico É uma relação de ajuda num processo interativo entre conselheiro e cliente com o objetivo de promover alternativas de mudança para as problemáticas apresentadas pela pessoa que busca auxílio. A forma como o aconselhamento se dá na prática, depende muito do modo de atuação e formação do conselheiro. O mesmo pode ser dado através do fornecimento de pareceres, orientação, observação, avaliação, estímulo e esclarecimento. Nessa perspectiva, o profissional tem mais liberdade para sugerir, ampliar rede de possibilidades, indicar caminhos e capacitar o sujeito para tomada de decisões mais apropriadas.

Francisca Barros

Psicólogo

Guarulhos


A técnica do Aconselhamento tem como propósito à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Com ela, o psicólogo trabalha com recursos pessoais e individuais do paciente em um curto espaço de tempo, além de possibilitar o atendimento e acolhimento de uma grande demanda advindos da história de vida do indivíduo. Esse tipo de apoio tem o foco de ação informativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos. É direcionada a ação onde no atendimento a pessoa pode se restaurar e encontrar abrigo durante a sua jornada.

Isabela Colette

Psicólogo

Americana


Em alguns momentos da vida, estamos confusos ou em dúvida sobre alguma questão da nossa vida, que a orientação de uma pessoa de fora do nosso convívio pode abrir a mente para a solução desse problema. O aconselhamento psicológico tem esse objetivo de auxiliar o cliente, em poucos atendimentos, a solucionar essas dúvidas ou questionamentos.

Flávia Guerim Arrevabeni

Psicólogo

Curitiba


O Aconselhamento Psicológico (Counselling) é uma prática da Psicologia que visa orientar o paciente a utilizar seus próprios recursos psíquicos para enfrentar situações pontuais que estão lhe causando conflitos e/ou sofrimento tais como crises pessoais, tomada de decisões, problemas de relacionamento, etc. O foco do tratamento será a queixa trazida pelo paciente. Assim, é um processo mais curto, a não ser que seja identificado a necessidade de algum tipo de encaminhamento, seja para a psicoterapia, seja para algum outro profissional.

Cristiana Rie Kajikawa

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


Falar com um psicólogo é diferente do que desabafar com um amigo ou uma pessoa mais velha. Porque estas em geral apressam-se a dar conselhos mesmo sensatos que traduzem o que elas fariam se estivessem na situação de quem lhes está a pedir ajuda. O que a pessoa precisa é muitas vezes mais do que isso. Precisa de se clarificar, de perceber o que quer, quem é, ir fundo, tomar decisões próprias com autoconhecimento. Redefinir crenças. O aconselhamento psicológico será sempre realizado por psicólogos clínicos, num contexto confidencial, onde poderá expor qualquer tema que lhe preocupe ou sobre o qual tenha dúvidas, com toda a liberdade e segurança.

Valeria Abatemarco

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Aconselhamento psicológico?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.