Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

A memória autobiográfica superior não é uma doença, nem um treino comum. É uma habilidade rara em que a pessoa consegue lembrar com precisão e riqueza de detalhes quase todos os eventos da própria…

A inibição comportamental é avaliada pela observação de respostas de evitação e ansiedade diante de situações novas ou desafiadoras, considerando a intensidade, frequência e, sobretudo, a experiência…

A inibição comportamental pode ser tratada através da psicoterapia, identificando os medos e ansiedades e trabalhando a inteligência emocional, com o objetivo de aprender a lidar com esses sentimentos.

A autorregulação e a flexibilidade cognitiva podem ser desenvolvidas de forma gradual, com prática e apoio. A autorregulação envolve reconhecer e lidar melhor com emoções e comportamentos, usando…

 Cleiton Silva
Psicólogo
Curitiba
As funções executivas nucleares são os processos cognitivos básicos que sustentam o controle mental: memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Já as funções executivas…

Olá, como vai? As funções executivas são um conjunto de habilidades cognitivas responsáveis por regular, controlar e coordenar outros processos mentais, permitindo que a pessoa organize seu comportamento…

“As funções executivas são como o ‘sistema de organização’ do cérebro da criança, responsáveis por planejar, controlar os impulsos, manter a atenção e se adaptar às mudanças. Para estimulá-las…

Olá, como vai? Quando a função executiva está prejudicada, a pessoa pode ter dificuldades em planejar, organizar e concluir tarefas do dia a dia, além de apresentar problemas na regulação emocional…

As funções executivas envolvem processos como planejamento, organização, memória de trabalho, atenção e controle inibitório. Algumas atividades que podem estimular essas habilidades são:

Olá, como vai? Os déficits nas funções executivas podem estar presentes em diversas condições neurológicas e psicológicas. Entre as neurológicas, destacam-se o traumatismo craniano, os acidentes…