Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
A avaliação neuropsicológica das funções executivas precisar ser composta de anamnese e de testes específicos. De ambas as formas se coletará dados e sintomatologia que darão parâmetros para…

éficits nas funções executivas podem se manifestar em diferentes áreas do dia a dia. Alguns indicativos comuns incluem dificuldade em planejar e organizar tarefas, problemas para manter a atenção,…

As funções executivas são como o "diretor executivo" do nosso cérebro, responsáveis por gerenciar nossos pensamentos e ações para atingir objetivos. Elas afetam diretamente nosso comportamento…

As funções executivas podem ser fortalecidas com estratégias práticas e acompanhamento psicológico. Algumas formas de melhorar incluem:

Treino de organização e planejamento com uso…

A disfunção executiva nem sempre pode ser totalmente prevenida, já que pode estar ligada a fatores neurológicos, genéticos ou a condições como TDAH, depressão e demências. No entanto, alguns…

Olá! Em casa, a principal ajuda é criar e seguir uma rotina estruturada, use recursos visuais para organização, pratique a divisão de tarefas, incentive intervalos regulares e empregue reforço…

A disfunção executiva é tratada de acordo com sua causa e intensidade. O acompanhamento psicológico, especialmente com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), ajuda a desenvolver estratégias…

Olá, como vai? A disfunção executiva pode ter diferentes causas, sendo as mais comuns aquelas ligadas a alterações no funcionamento do cérebro, especialmente no córtex pré-frontal. Entre elas,…

Olá, como vai? As funções executivas de nível superior são aquelas que permitem integrar e coordenar processos cognitivos mais complexos. Entre elas estão o planejamento, que envolve traçar metas…

Olá, como vai? A disfunção executiva pode ser causada por uma variedade de problemas neurológicos e psicológicos. Entre os neurológicos estão traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais,…