Uma avaliação neuropsicológica é uma avaliação detalhada de como o cérebro de uma pessoa funciona, e frequentemente é considerada como um componente crítico da saúde geral de uma pessoa. Essa forma de avaliação é abrangente e envolve uma série de testes e observações para obter uma compreensão completa das habilidades cognitivas de uma pessoa. Combina os princípios da neurologia e da psicologia para explorar a complexa relação entre o cérebro e o comportamento.

A avaliação é conduzida por um neuropsicólogo, um profissional especializado em entender a conexão entre o cérebro físico e o comportamento. O neuropsicólogo utiliza vários métodos e testes para avaliar pontos cognitivos fortes e fracos, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas, médicas, de desenvolvimento ou psiquiátricas.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O controle inibitório pode ser desenvolvido por meio de estratégias que fortalecem a atenção e a autorregulação. Algumas delas incluem: treinos de atenção plena (mindfulness), práticas de respiração,…

Você pode fortalecer o controle inibitório praticando a atenção plena (mindfulness), criando pausas antes de agir ou responder, estabelecendo rotinas claras, usando estratégias de autorregulação…

Olá!
O controle inibitório é a habilidade de controlar impulsos e distrações. Na aprendizagem, ele é fundamental porque ajuda a manter o foco, respeitar regras, lidar com frustrações e…

 Pascoal Zani
Psicólogo
Curitiba
Embora a pergunta seja ampla, vou responder dentro dos conceitos da Terapia de Esquemas, na qual "Inibição Emocional" é um deles. Consonante com a Terapia Cognitivo-comportamental,…

 Maisa Guimarães Andrade
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
A dificuldade no controle inibitório pode se manifestar em diferentes níveis e está profundamente relacionada à forma como o sujeito lida com seus impulsos, desejos e angústias. Do ponto de vista…

 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
O controle inibitório pode ser prejudicado em diferentes condições clínicas e também em situações do dia a dia. Ele depende do bom funcionamento das chamadas funções executivas, localizadas principalmente…

 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
As dificuldades no controle inibitório acontecem quando a pessoa encontra dificuldade em frear impulsos, pensamentos ou comportamentos inadequados diante de uma situação. Esse funcionamento está…

 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
A autorregulação e a flexibilidade cognitiva estão intimamente relacionadas, porque ambas envolvem a forma como lidamos com pensamentos, emoções e comportamentos no dia a dia.

Autorregulação…

A autorregulação e a flexibilidade cognitiva podem ser desenvolvidas de forma gradual, com prática e apoio. A autorregulação envolve reconhecer e lidar melhor com emoções e comportamentos, usando…

Dr. Igo Gonçalves
Neurologista
Feira de Santana
Olá, tudo bem? Que legal, pela sua identificação parece que está fazendo especialização em neuropsicologia. Sendo bem direto e imaginando estar falando com uma psicóloga em especialização, o…