O que é CPRE?

CPRE representa a endoscopia retrógrada cholangio pancreatógrafa. É um exame de raios-X para verificar as vias biliares e pâncreas, que foram preenchidas com contraste para ser capaz de ver. Para a ductos biliares deixar o fígado e secreção pancreática pelo pâncreas. Ambos levam à porção inicial do intestino delgado (duodeno).

Quando é CPRE?

O objetivo deste teste é detectar qualquer doença ou irregularidade dos ductos biliares ou pâncreas.

  • Ela pode servir para localizar e, às vezes remover cálculos biliares presos no duto biliar.
  • Ele também pode detectar infecções, câncer e .
  • Usados ??para estudar a icterícia, que é quando o paciente se torna amarelo devido à obstrução dos ductos biliares.
  • Para estudar a dor abdominal, quando outros testes não mostram causa.

Além de seus usos diagnósticos, CPRE pode também aliviar a icterícia, para extrair o ducto biliar ou pela colocação de um tubo plástico (stent) através de um estreitamento da porção terminal do ducto biliar.

Como é CPRE?

CPRE é feito no serviço de raios-X de um hospital. Para permitir que o esparelho se mova suavemente o estômago deve estar vazio, o que é conseguido com um jejum de seis horas.

  • Após a explicação do procedimento, o pulveriza a parede de trás da garganta com um spray que tem um anestésico local semelhante ao que os usam, que entorpece a garganta e pode interferir com a deglutição.
  • Um sedativo é injetado na mão ou braço. Não um anestésico verdade, mas aquele que faz com que o paciente se sinta sonolento.
  • Endoscópio especial é colocado na boca, e pede-se que o paciente engula. É como engolir um grande pedaço de comida.
  • Embora a partir desse momento o paciente  muitas vezes não perceba nada, o endoscópio faz o seu caminho através do duodeno. Uma vez lá, um tubo do endoscópio através de um pequeno buraco na parede do duodeno, é inserido os tubos que vêm para a vesícula biliar e pâncreas.
  • O contraste é injetado no duto e radiografias.
  • O endoscopista examina as radiografias.
  • Se há uma pedra no ducto biliar, são capazes de eliminar a dilatação da extremidade distal do conduto e puxando o cálculo.
  • Se há um estreitamento do ducto biliar é inserido um tubo de plástico (stent) para permitir o fluxo da bile para o duodeno.

Após o procedimento, os pacientes permanecem com sono por várias horas. Se uma pedra é removida ou colocação de stent pode ser necessário para passar a noite no hospital.

O quão perigoso é CPRE?

CPRE para fins de diagnóstico é completamente seguro. Pode haver casos excepcionais de alergia ao contraste iodado. Há também um pequeno risco de inflamação do pâncreas (pancreatite) que aparece em 1% dos scans.

CPRE terapêutica (quando o objetivo é tratar) é comparável à cirurgia, embora ainda seguro, há 3% dos doentes que sofrem complicações. As principais são infecção, sangramento e pancreatite. A maioria dse recupera completamente com o tratamento.

Em mulheres grávidas, o líquido de contraste pode danificar o feto. Pessoas com coração, fígado ou doença renal também devem consultar um especialista antes de fazer o teste.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Evandro Antonio Sbalcheiro Mariot
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Curitiba
O tempo para reverter a icterícia ("amarelo dos olhos") depende de alguns fatores. O primeiro é o diagnóstico. Ou seja, depende do porquê foi necessário realizar a CPRE. Outro fator…

Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
Entendo sua preocupação com a situação do seu pai. A CPRE, ou Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, é um procedimento utilizado para examinar e tratar problemas nos ductos biliares…

Dr. Brunno Gomes Rocha
Gastroenterologista, Endoscopista
Brasília
Olá! Após uma CPRE e a colocação de próteses, é comum que algumas pessoas experienciem mudanças em seus hábitos intestinais, incluindo diarreia. Isso pode ser uma reação ao procedimento ou às…

Dr. Orlando Torres
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Luís
Não é normal. Pode ser que a vesícula estivesse com colecistite aguda (inflamação) e o cirurgião deve ter tentado fazer uma derivação.

Dr. Rafael Barreto Eiras
Gastroenterologista, Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
Quando se trata de uma prótese plástica o paciente fica com ela em torno de +- 3 meses, após esse período é feito nova CPRE, onde o endoscopista irá decidir se coloca outra, caso seja necessário,…

Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
No geral o hábito intestinal não é afetado. A pessoa pode até sentir um pouco de cólica após o procedimento, mas nada muito prolongado. Uma avaliação clínica torna-se importante.

Dr. Allison Takeo Tsuge
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Olá!
É natural sentir incômodos após CPRE, mesmo porque trata-se de uma cirurgia onde o acesso é por endoscopia. Há necessidade de seguimento com especialista habilitado e possivelmente…

Dr. Victor Kenzo Ivano
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São José dos Campos
Olá! A sua queixa de tontura não está relacionada a vesícula ou as pedras no canal da bile (colédoco, ductos hepáticos, ducto pancreático).
A falta de apetite e estufamento até podem ser…