O que é?

O alcoolismo é uma doença crônica. Trata-se do consumo compulsivo de álcool. Ele gera dependência. Esse desejo incontrolável leva à ingestão de quantidades da droga capazes de prejudicar o organismo do alcoólatra.

Qual é a causa?

Os fatores ambientais são apontados como os principais responsáveis por levar o indivíduo ao consumo descontrolado de álcool. Todavia, a genética também teria sua contribuição no desenvolvimento da doença. O alcoolismo tende a se desenvolver com mais frequência em famílias onde há o histórico do consumo excessivo de álcool. Inclusive alguns estudos já demonstraram que filhos adotados por pais que não bebem têm mais tendência a se tornarem alcoólatras no caso de seus pais biológicos terem sofrido dessa doença.

Quais os sintomas?

O álcool absorvido pelo corpo é removido essencialmente pelo fígado (até 98%). Rins, pulmões e pele completam a tarefa. A capacidade de absorção da droga varia de pessoa para pessoa de acordo com seu peso e a velocidade de metabolização. Quando consumido acima desses limites, o álcool acumula-se no organismo causando problemas como obesidade, deficiência de proteína e vitaminas do complexo B. Há ainda a possibilidade de que os alcoólatras desenvolvam o que foi chamado de síndrome de blackout. O consumo excessivo da droga interfere no mecanismo cerebral causando esquecimento das atividades recentes. Em longo prazo o álcool prejudica praticamente todos os órgãos do corpo. O fígado é o mais atingido.

Como fazer o diagnóstico?

A entrevista do médico com o doente ou mesmo com familiares que possam relatar seu comportamento é suficiente para que se faça o diagnóstico.

Qual o tratamento?

Não há qualquer medicamento que evite o consumo de álcool. Todo e qualquer tratamento para o alcoolismo necessita da participação do doente. Esse costuma ser o maior obstáculo para o sucesso, uma vez que a droga é aceita socialmente e dificilmente os alcoólatras admitem serem portadores da doença. Logo, o primeiro passo de qualquer tratamento passa pela admissão dessa condição. A sequência é o processo de desintoxicação, que pode ser feito em instituições especializadas e com acompanhamento médico. Porém, o mais importante é o acompanhamento em longo prazo. Nesse aspecto, entidades como os Alcoólatras Anônimos oferecem suporte.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Olá. É normal que isso aconteça sim. O corpo está se adaptando a uma nova realidade, a de abstinência, e isso é muito sofrido no início. Se você acredita que ele está sendo bem acompanhado na…

 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Concordo com a colega psicóloga Priscila. Dificilmente as clínicas de recuperação aceitam que uma pessoa se interne sem um mínimo de adesão ao tratamento. Costumo sugerir que as famílias participem…

Dra. Maristela Poubel
Psicólogo, Sexólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
O alcoolismo é uma doença que provoca dependências física e psicológica. O uso contínuo e prolongado do álcool (etanol) pode ocasionar prejuízos consideráveis tanto do ponto de vista psíquico…

Sim, é possível fazer o tratamento ambulatorial, ou seja, em consultório médico especializado.

 Tânia Maria Magalhães
Psicólogo
Contagem
Olá,

é sempre delicado quando o problema é com o outro e buscamos ajuda, pois, um tratamento (seja ele qual for) requer boa vontade, adesão, de quem o faz.
Mas como isso…

Olá, sugiro buscar ajuda com psiquiatra e/ou psicologo para uma avaliação mais detalhada do quadro emocional da sua esposa.

Att,
Renata Freitas

Olá. Importante sua mãe compreender o quanto este comportamento está influenciando no dia a dia dela, incluindo as relações com você e outros pares. Procure orienta-la para buscar uma ajuda terapêutica.…

 Léssia Lima
Psicólogo
Aracaju
Certamente está passando por Síndrome de Abstinência Alcoólica. Procure um psiquiatra o mais breve possível.

 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
O problema do diagnóstico de alcoolismo merece maior atenção e ponderação técnica. O uso ocasional mesmo que periodicamente aos fins de semana não pode ser critério para diagnóstico de alcoolista.…

 Andressa A. Fonseca
Psicólogo
Cuiabá
Bom a solução mais viável para este caso, seria a sua própria mudança perante essa situação, somente assim quem sabe ele mudaria, logo indico que você mesma procure um psicólogo, pois somente…