No Transtorno do Espectro Autista, a interação social é impactada principalmente pela dificuldade em perceber, interpretar e responder a sinais sociais, como expressões faciais, gestos, entonação…
A intervenção baseada em habilidades sociais para o Transtorno do Espectro Autista é um conjunto de estratégias estruturadas que visa ensinar e fortalecer a capacidade de interagir de forma eficaz…
Algumas pessoas com Transtorno do Espectro Autista falam por longos períodos sobre um assunto específico porque apresentam interesses restritos e intensos, que despertam grande curiosidade e…
Sim, existem diferenças nas comorbidades entre homens e mulheres com Transtorno do Espectro Autista. Pesquisas mostram que mulheres com TEA frequentemente apresentam maior ocorrência de ansiedade,…
As estereotipias, no contexto do Transtorno do Espectro Autista, referem-se a comportamentos repetitivos, ritualizados ou padrões motores e vocais que se mantêm de forma rígida e frequente. Podem…
Para desenvolver a cognição social no TEA, utilizam-se treinamento de habilidades sociais, percepção emocional, ensino estruturado com recursos visuais, jogos de interação e feedback contínuo.
No TEA, a cognição social afeta a aprendizagem porque dificuldades em entender emoções, intenções e regras sociais podem comprometer a participação em atividades coletivas, a compreensão de instruções…
No TEA, os desafios sociais e de comunicação incluem dificuldade em interpretar sinais sociais, iniciar ou manter conversas, compreender regras implícitas e formar relações interpessoais.
O TEA afeta o desenvolvimento cognitivo ao gerar diferenças na atenção, memória, linguagem, raciocínio e cognição social. Isso pode levar a fortes habilidades em áreas específicas, como detalhes…
No TEA, os desafios cognitivos incluem rigidez de pensamento, dificuldade em entender emoções e perspectivas alheias, atenção e flexibilidade reduzidas e dificuldade em generalizar aprendizagens.