É chamado um trombo ao coágulo que retém os glóbulos vermelhos e obstrui os vasos sanguíneos. Quando a inflamação começa a ser grave, é chamada de trombose venosa profunda. Apenas 10% afeta os membros superiores, ou seja, 90% podem afetar as veias abdominais (do umbigo à virilha) e membros inferiores (da virilha até o tornozelo). A trombose é uma das causas de infarte do miocárdio agudo. Existem várias causas da trombose, tais como diabetes, obesidade, histórico da família, pacientes com varizes ou problemas de coagulação do sangue após a gravidez, ficar mais de quatro horas sentado sem movimentação (trabalho, avião), pacientes com quimioterapia ou pacientes dependentes e acamados. Tipos de trombose : trombose por precipitação, coagulação e trombose por hialina.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Dr. Luis Carlos Rodrigues
Angiologista, Cirurgião vascular, Cirurgião geral
São Carlos
É raro acontecer, mas existe essa possibilidade

Prof. Charles Esteves Pereira
Angiologista, Cirurgião vascular
Goiânia
Em estudos de revisão, a chance de plena recanalização de uma trombose de veia poplítea é de 15%. Pelo menos 75% dos pacientes com trombose de veias maiores vão apresentar algum tipo de sequela,…

Dra. Ana Carolina de Castro Bahia Daré
Angiologista, Cirurgião vascular
Belo Horizonte
A utilização de meias compressivas melhoram a função de bomba venosa da perna reduzindo o edema e otimizando a microcirculação. Estudos mostram beneficio nos usuários de meia com graduação 30-40…

Dra. Patricia Irene F. Pascoal
Angiologista, Cirurgião vascular
São Paulo
Pacientes grávidas com trombose deve ser feita a substituição do anticoagulante oral (no caso xarelto) pela heparina de baixo peso (clexane) ajustando a dose. E deve usar meia elástica durante…

Dr. Sérgio Salomão Gomes Maranhão
Angiologista, Cirurgião vascular
Belo Horizonte
É apenas uma questão de evolução. De agudo, passa para sub agudo e depois crônico. Quanto mais precoce o tratamento, melhor a chance de se ter uma boa dissolução desse coágulo e menos sequelas…

Dr. Guilherme Jonas Da Silva Ribeiro
Angiologista, Cirurgião vascular
Belo Horizonte
Varias são as causas possíveis e o diagnóstico é de exclusão após uma avaliação cuidadosa de vários orgãos e sistemas.

Dr. Thiago Faiad Name Villari
Cirurgião vascular, Radiologista
São Paulo
Se o trombo levou a amputação, provavelmente a trombose foi de alguma artéria do membro inferior direito. Sendo assim, comumente a causa é devido a placas significativas de aterosclerose que…

Dra. Camila Ribeiro Caetano
Cirurgião vascular
Nova Lima
Olá , o inchaço da perna após um episodio recente de trombose é normal sim , isto ocorro porque o anticoagulante não desfaz tão rapidamente o trombo , para que o mesmo seja absorvido demora em…

Não há nenhum impedimento para a ingestão desses alimentos, no entanto não deixe de ter uma dieta saudável e balanceada. Os benefícios serão mais abrangentes, do que apenas a sua preocupação…

O uso de medicamentos não é, em geral, uma causa de trombose. Talvez o melhor exemplo seja a talidomida, muito utilizada hoje no tratamento de pacientes portadores de mieloma múltiplo. Outro…